estudantes conversando

Graduação

A matrícula nas disciplinas é realizada todo semestre pelos estudantes, através do Sistema Júpiter.
Para informações sobre as datas, consulte o calendário aqui ou no Júpiter.
 
Etapas da matrícula
1. Antes da matrícula: cálculo do Período Ideal de Matrícula (PM), através do sistema Júpiter
Caminho: Matrícula > Período ideal calculado
O período ideal de matrícula ajuda na prioridade das disciplinas obrigatórias ou optativas eletivas (a seleção de optativas livres possui outros critérios), é necessário para os cursos ou disciplinas que tem mais de uma turma no mesmo ano e as turmas tem vagas limitadas, como por exemplo as disciplinas da Faculdade de Educação. Na ECA, com raras exceções as disciplinas tem apenas uma turma por período e o PM calculado não altera a prioridade. De qualquer forma, você pode alterar o PM todo semestre, de modo a priorizar a matrícula em disciplinas de determinado semestre do currículo. Acompanhe as mensagens administrativas através do seu e-mail USP. Para mais informações, clique aqui.
2. Interações de matrícula, através do sistema Júpiter
Caminho:  Matrícula > Fazer Matrícula
Os estudantes devem se inscrever para disciplinas em ao menos uma interação. 
Para se inscrever em uma disciplina você não pode estar matriculado na mesma disciplina, ainda que em outra turma ou em outro semestre.
Consulte também o tutorial da matricula interativa, aqui ou no Júpiter.
Nesta etapa é possível se inscrever em disciplinas obrigatórias do seu período (matutino ou noturno), em disciplinas optativas eletivas e livres.
Para cursar disciplinas obrigatórias em outro período (matutino ou noturno) ou para disciplinas que possuem requisito (ver observações abaixo) é necessário solicitar a matrícula no período de "Requerimento online" (ver abaixo), também pelo Júpiter.
Os critérios para seleção das disciplinas optativas livres pelo sistema pode ser consultado aqui.
3. Exclusão de disciplinas optativas livres e eletivas, através do sistema Júpiter
Caminho:  Matrícula > Remoção de Optativas Livres e Eletivas
Após a última interação de matrícula há um prazo para exclusão as disciplinas optativas eletivas e livres selecionadas que o estudante não deseja cursar (Matrícula > Remoção de Optativas Livres e Eletivas).
 
3.1 Exclusão de disciplinas no contexto da pandemia, no Serviço de Graduação.
No ano letivo de 2021 o aluno de qualquer ano de ingresso poderá solicitar, via requerimento à sua Unidade, a exclusão de disciplinas matriculadas fora do período de retificação de matrícula indicado no Calendário Escolar. Não haverá a obrigatoriedade de permanecer matriculado, no mínimo, em 12 créditos-aula. As Unidades poderão receber as solicitações até o final do semestre letivo, desde que o aluno não tenha nota e frequência cadastradas nas disciplinas que deseja excluir(Ofício Circular DVSIST-01/2021, de 18 de fevereiro de 2021).
4. Requerimento Online, através do sistema Júpiter
Caminho: Requerimento > Requerimento de Matrícula
No período de requerimento é possível solicitar a matrícula em disciplinas optativas em que o aluno não conseguiu vaga ("turma lotada"), escolher outras disciplinas optativas e solicitar a matrícula em disciplinas obrigatórias de outros períodos (matutino e noturno).
5. Retificação de matrícula, no Serviço de Graduação
A retificação de matrícula é a última possibilidade de incluir disciplinas obrigatórias do o aluno poderá incluir disciplinas obrigatórias e excluir disciplinas obrigatórias ou optativas no Serviço de Graduação da ECA. 

 

Requisitos
Requisitos no contexto da pandemia

Em virtude da suspensão das aulas presenciais na graduação por tempo indeterminado a partir do dia 17 de março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Comissão de Graduação autoriza em caráter excepcional todos os pedidos de Trancamento Total de matrícula de alunos que não tenham obtido pelo menos vinte e quatro créditos em seu currículo, bem como todos os pedidos de prorrogação de trancamento total, previstos na Resolução CoG nº 3761, de 17/12/1990, sejam referentes ao primeiro ou ao segundo semestres letivos de 2020.

Regra Geral

É vedada a matrícula em disciplinas sem o cumprimento dos seus requisitos.

Matricula Concomitante com a disciplina requisito
Parecer CG- 05/2017: 
As inscrições em disciplinas sem o cumprimento de seus requisitos serão excluídas. Excepcionalmente e uma única vez, será permitida a matrícula concomitantemente da disciplina com o seu requisito, desde que seja para efeito de conclusão de curso no semestre ou, no máximo, no semestre subsequente.
Com exceção para:
Departamento de Artes Cênicas esclarece que os casos de concomitância nos dois Projetos serão analisados individualmente.
Departamento de Artes Plásticas: A Comissão de Graduação em sua 5ª Reunião Ordinária realizada em 10 de setembro de 2007 aprovou a solicitação do Departamento de Artes Plásticas, em que os pedidos desta natureza deverão ser encaminhados ao Departamento para análise.
Departamento de Jornalismo e Editoração: A Comissão de Graduação em sua 4ª Reunião Ordinária realizada em 6 de junho de 2016 aprovou a solicitação do Departamento de Jornalismo e Editoração, em concordância com as Normas do CJE para as disciplinas de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, em que constam: Artigo 14º Não serão admitidas matrículas de alunos sem que todos os créditos de disciplinas obrigatórias tenham sido cumpridas. Artigo 15º - Uma disciplina optativa, no máximo, poderá ser cursada simultaneamente ao TCC, quando isso for necessário à integralização dos créditos exigidos para a graduação.
Departamento de Informação e Cultura esclarece que o aluno do curso de Biblioteconomia não poderá cursar concomitante os dois Projetos. Analisado em sua 7ª Reunião Ordinária de 7 de outubro de 2004.

 

Requerimentos
Aproveitamento de Estudos
Conforme aprovado pela Comissão de Graduação da ECA em sua 1ª Reunião Extraordinária realizada em 16.6.2003 não serão encaminhados para parecer docente pedidos em que a carga horária cursada em outra IES for inferior à carga horária total da disciplina na ECA (créditos aula e trabalho).
O aluno deverá solicitar, nos períodos de interações de matrículas, no Serviço de Graduação da ECA, juntamente com uma via do Histórico Escolar, assinado e carimbado e, cópia dos programas das disciplinas cursadas com o carimbo e visto da Instituição. Deverá trazer o código, nome, e carga horária total da disciplina da USP que irá solicitar o aproveitamento para preenchimento do formulário.
Aproveitamento de Créditos em disciplinas cursadas na USP (optativas livres)
Conforme aprovado pela Comissão de Graduação em sua 7ª Reunião Ordinária de 4 de outubro de 2004, o aluno poderá solicitar aproveitamento de créditos em disciplinas cursadas na USP há menos de 12 anos e, contanto que não ultrapasse o número de créditos exigidos pelo curso do aluno.
O aluno deverá solicitar, nos períodos de interações de matrículas, no Serviço de Graduação da ECA e entregar uma via do Histórico Escolar, assinado e carimbado pela Unidade.
Reopção de Habilitação (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música)
Formulário.
Conforme decisão da CG, em Reunião Ordinária de 12/04/1999, os alunos dos cursos de Bacharelado em Artes Cênicas (currículo antigo), Licenciatura ou Bacharelado em Artes Visuais, Licenciatura ou Bacharelado em Música (currículo antigo) poderão reoptar de habilitação, não havendo necessidade de vagas, devendo o Departamento responsável pronunciar-se quanto à solicitação. A decisão foi estendida aos alunos de Composição e Regência do currículo reformulado de música.
Dupla titulação (Artes Cênicas)
Os alunos do currículo reformulado de Artes Cênicas, conforme projeto pedagógico, poderão optar por uma segunda habilitação (Bacharelado ou Licenciatura), após a conclusão da primeira.
Os alunos devem solicitar a abertura da nova solicitação quando estiverem cursando o último semestre da primeira habilitação, na matrícula para o semestre seguinte.
Migração de Currículo (Artes Visuais)
1) A migração dos alunos ingressantes dos anos 2018 e 2019, para a estrutura curricular reformulada de Artes Visuais será automática, sujeita ao aceite do aluno.
2) No caso da migração de alunos de anos anteriores a 2018, o momento da opção de cada aluno será analisado pelo Serviço de Graduação e pela Coordenação do Curso de Artes Visuais, após a confirmação e formalização dos Aproveitamento de Estudos.
3) Após 2 anos de Ciclo Básico, antes da matrícula do 5º semestre, cada aluno escolhe entre o Bacharelado, Licenciatura ou Dupla Titulação, o que irá orientá-lo na sequência das disciplinas obrigatórias e no número de créditos em disciplinas optativas. Essa opção estará condicionada à aprovação de 50% das disciplinas obrigatórias do Ciclo Básico para ingresso no Bacharelado ou na Licenciatura. No caso da opção na Dupla Titulação o aluno deverá ter cumprido ao menos, 75% das disciplinas obrigatórias do Ciclo Básico.

 

Trancamento de matrícula
Trancamento Total
Trancamento Total é a interrupção das atividades escolares em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado no semestre.
1. Não é permitido o trancamento total de matrícula ao aluno que não tenha obtido pelo menos vinte e quatro créditos em seu currículo, ressalvados os casos excepcionais que serão julgados pela CG.
2. Se a solicitação for feita durante o transcurso do período letivo, o trancamento total não poderá ser autorizado se o aluno não estiver regularmente matriculado ou se já se encontrar reprovado por faltas em disciplinas cuja soma de créditos ultrapasse vinte e cinco por cento do total de créditos de sua matrícula no correspondente período letivo.
3. A soma dos períodos de trancamento total de matrícula do aluno não poderá exceder a dois anos. Após esse período, até mais um ano, a solicitação deverá ser devidamente justificada e julgada pela CG.
O aluno deverá fazer requerimento no Serviço de Graduação da ECA, considerando:
a)    Se o trancamento for feito nos períodos de interações ou retificação de matrícula, não será necessário efetuar a matrícula, basta comparecer no SG da ECA e solicitar o trancamento que será feito no ato da solicitação.
b)    Se o trancamento for feito até um mês do início das aulas, o aluno deverá estar matriculado e não será necessário encaminhar aos docentes para verificação de frequência, basta comparecer no SG da ECA e solicitar o trancamento que será feito no ato da solicitação.
c)    Se o trancamento for feito no transcurso do semestre, o aluno deverá estar matriculado, solicitar o requerimento no SG e o docente será consultado sobre a frequência. O aluno será informado sobre aprovação ou não da solicitação.
d)    Quando for o caso de trancamento em que o aluno esteja matriculado somente no Trabalho de Conclusão de Curso, poderá solicitar em qualquer período do semestre e será feito no ato da solicitação.
Trancamento Total no contexto da pandemia
PARECER CG – 04/2021
Em virtude da suspensão das aulas presenciais na graduação por tempo indeterminado a partir do dia 17 de março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Comissão de Graduação autoriza em caráter excepcional todos os pedidos de Trancamento Total de matrícula de alunos que não tenham obtido pelo menos vinte e quatro créditos em seu currículo, bem como todos os pedidos de prorrogação de trancamento total, previstos na Resolução CoG nº 3761, de 17/12/1990, para pedidos referentes ao primeiro ou ao segundo semestres letivos de 2021.
Destrancamento de Matrícula (apenas para trancamento total)
Solicitação obrigatória para interromper o trancamento e realizar a matrícula no semestre seguinte.
Recomendamos o envio até 20 dias antes da primeira interação
Trancamento Parcial (em disciplinas)
Formulário (Em razão da possibilidade de exclusão das disciplinas da matrícula até o último dia letivo, não abriremos o formulário de trancamento parcial no presente semestre). 
Trancamento Parcial é a interrupção das atividades escolares em uma ou mais disciplinas no semestre.
Será concedido o trancamento parcial em uma ou mais disciplinas, desde que o número de créditos-aula restante na matrícula do aluno não seja inferior a doze.
PARECER CG – 02/2017
O Trancamento Parcial de disciplinas optativas poderá ser autorizado, mesmo que resultem em um número de créditos-aula restante na matrícula inferior a doze, desde que os créditos destas disciplinas optativas a serem trancadas não sejam necessários para a conclusão do curso.