Pós-Graduação | Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais

O Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) se abre para diferentes perspectivas de abordagem da configuração das imagens técnicas audiovisuais a saber: das articulações poéticas; da significação semiótica; das expressões estéticas; dos experimentos e das realizações audiovisuais; das implicações críticas; da documentação, das transformações e da análise histórica; das articulações entre produção e difusão do conhecimento; das políticas públicas; das prospecções econômicas do setor. O trabalho realizado no programa desenvolvese no sentido de articular essas perspectivas nas práticas acadêmicas que se estruturam em aulas e seminários; nas atividades de grupos de pesquisa; na orientação de projetos; na produção escrita; e no estímulo a produções que enriqueçam as formas de expressão audiovisual e a reflexão crítica sobre as diferentes dimensões da vida social.

Suas pesquisas abordam o cinema e os meios audiovisuais como um sistema diversificado de práticas e ideias, envolvendo seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão.

Escopo

Considerando sua inserção no campo da Comunicação, sua tradição junto aos estudos de pós-graduação na ECA/USP e as dinâmicas transformações ocorridas no campo de estudos das mídias, os pesquisadores pertencentes ao PPGMPA, reunidos a partir de diferentes perspectivas teóricas, compartilham o entendimento de que as articulações formais que singularizam obras audiovisuais e sua recepção histórica constituem o cerne de sua investigação. Assim, trata-se de um programa estruturado em torno das diversas manifestações audiovisuais, entendendo que a partir dessas especificidades é possível investigar injunções culturais e artísticas que se relacionam com outros campos do conhecimento.

Essas especificidades circunscrevem o Programa, diferenciando-o e, simultaneamente, valorizando o intercâmbio com outras áreas, tais como as de artes e ciências humanas. Seu desafio é consolidar e ampliar, tendo em vista a contemporaneidade, a linhagem de pesquisa iniciada por inúmeros professores e professoras. A trajetória, produção intelectual e inserção desses pesquisadores contribuíram para mantê-los como referência em sua área de conhecimento, bem como para a formação de novas gerações, consolidando e renovando seu legado.

Consideramos que o campo da pesquisa audiovisual, com as ramificações e especializações diversas que o compõem, possui amplo potencial de intervenção social e política. Assim, uma formação crítica e ética, aliada ao repertório historiográfico e teórico. e ao estímulo à realização criativa, pode contribuir para produzir obras diferenciadas que ofereçam balizas que desafiem a produção hegemônica existente. Consideramos também o potencial do Programa em formar profissionais que contribuam para um adensamento mais que necessário da paisagem audiovisual brasileira. Tal perspectiva atesta a vocação do Programa em não apenas relacionar teoria e prática mas, sobretudo, lançar um novo modo de articulação entre esses polos, conjugando os sistemas de produção, recepção e as obras neles inseridas e, desse modo, dinamizando as teorias por meio dos desafios a elas lançados pelas práticas audiovisuais.

São objetivos do PPGMPA:

Consolidar e incrementar a tradição iniciada na ECA no desenvolvimento dos Estudos de cinema, televisão, rádio, vídeo e mídias digitais e na formação dos quadros da área atuantes nas universidades brasileiras e nas diferentes esferas da produção audiovisual contemporânea;

Investigar injunções culturais e históricas que se relacionam com outras áreas do conhecimento; transdisciplinaridade que incorpora diálogos com a filosofia, história, antropologia, música, artes visuais, artes cênicas, artes do corpo, bem como arquitetura e as diferentes disciplinas tecnológicas que situam as imagens e sons no centro da pesquisa humanística, partindo da tradição de uma matriz privilegiada, que é o cinema e a análise fílmica;

Potencializar o legado pedagógico da ECA, estimulando a atividade de pesquisa universitária de ponta;

Promover a internacionalização do programa, por intermédio de convênios com universidades estrangeiras. Deve ser salientado, nesse sentido, que, por meio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, os professores do atual programa participam da Associação Internacional de Escolas de Cinema (CILECT);

Consolidar os grupos de pesquisa já existentes e propor a criação de novos grupos em torno das temáticas desenvolvidas pelo programa;

Fomentar a proposição de mais projetos de pesquisa junto às agências de fomento;

Ampliar a participação já consistente do corpo docente e discente em encontros da área, como os promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE), pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) e pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da  Comunicação (INTERCOM), dentre outros;

Consolidar a produção bibliográfica e artística do corpo docente e discente do programa;

Incentivar a realização de seminários interdisciplinares com a participação do corpo docente e discente, dos pós-doutores e pesquisadores convidados;

Tornar mais ágil e contribuir para a descentralização dos procedimentos de gestão administrativa, potencializando o nosso convívio acadêmico e contribuindo de maneira significativa para o aprimoramento da pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes.

Área de Concentração: Meios e Processos Audiovisuais

São três linhas de pesquisa, a saber:

História, teoria e crítica

A linha de pesquisa História, teoria e crítica reúne pesquisadores dedicados ao estudo das formas e temas da mídia audiovisual tal como organizada nos seus diversos gêneros e suportes, com atenção aos seus modos de produção e recepção, ou com ênfase na análise e interpretação de imagens e sons em conexão com a sua dimensão de conteúdo e de experiência estética, mutável no plano da história e de suas condições técnicas, incluindo segmentos correlatos, como as modalidades da fotografia (visual) e da programação sonora (mídia sonora).

Poéticas e Técnicas

A linha reúne estudos teórico-práticos dos processos de realização de obras audiovisuais, sejam elas contemporâneas ou históricas. Competências específicas, relacionadas a procedimentos de criação em seus aspectos técnicos e conceituais, constituem matéria de reflexão formalizada em objetos de arte ou comunicacionais. A poética de formas expressivas audiovisuais voltada para espaços canônicos, como a sala de cinema e a televisão, além de outros meios envolvendo experimentação, criatividade e invenção de linguagem, constituem objeto de investigação da linha. Busca-se assim, pensar a pesquisa científica no âmbito das artes audiovisuais, tendo como perspectiva as mudanças em curso e porvir, contemplando abordagens transdisciplinares.

Cultura Audiovisual e Comunicação

A Linha investiga fatos, ocorrências e fenômenos da comunicação e da cultura audiovisual nos quais se desenvolvem prioritariamente meios e processos audiovisuais. Dedica especial atenção a diferentes abordagens epistemológicas bem como às mediações e interações nos processos comunicacionais, nos sistemas de linguagem, nas práticas mediáticas do espaço público e de redes sociais.

Comissão coordenadora do PPGMPA:

Coordenação:
Eduardo Vicente - Coordenador
Atílio José Avancini - Vice-coordenador
Comissão Coordenadora do Programa
Atilio José Avancini (Titular) e  Patrícia Moran Fernandes (Suplente)
Eduardo Vicente (Titular) e  Rosana de Lima Soares (Suplente)
Mateus Araújo Silva (Titular) e Eduardo Victorio Morettin (Suplente)

Secretária: Márcia Ferreira

Contato:
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h
Telefone: +55 11 3091 4286
E-mail: ppgmpa@usp.br

Disciplinas oferecidas no 2º Semestre de 2021:

 

Código Docente Disciplina Horário Créditos
CTR6015 Eduardo Vicente Mídia Sonora no Brasil: Desenvolvimento Histórico e Contexto Atual  Segunda-feira 14h-17h 07
CTR6013 Patrícia Moran e Cecilia Mello Técnicas e métodos da escrita acadêmica  Terça-feira 9h-12h 07
CTR4044 Mateus Araújo Aspectos do ensaio fílmico 

Terça-feira 9h-12h

07
CTR6016 Eduardo Vicente,Irene Machado, Mauro Wilton de Sousa e Rosana de Lima Soares Seminário de Pesquisa: Cultura Audiovisual e Comunicação - disciplina de curta duração - 08 aulas

Terça-feira 9h-12h

(De 28/09 a 30/11)

04
CTR6014 Irene Machado Seminário de Pesquisa: Tradução Intersemiótica 

Quarta-feira 14h-18h

07
CTR6012 Eduardo Morettin e Rafael Morato Zanatto Historiografia e Cinema: aportes teórico - metodológicos (1925 - 1974) - disciplina de curta duração, 05 aulas - 

Quinta -feira 9h -12h (De 12.08 a 09.09)

03
CTR5203 Eduardo Santos Mendes Sound Design/Projeto de Som - A Construção da Trilha Sonora no Cinema Narrativo Ficcional Sexta -feira 14h30 -18h30 07
CTR6006 Henri Gervaiseau e Gabriel Kitofi Tonelo História do documentário autobiográfico

Quarta-feira 15h-19h

07
FLM5935  Laura Patricia Zuntini de Izarra, Claudia Amigo Pino, Eduardo Morettin e Rogério Mugnaini, Kai Lehmann Desafios e Possibilidades nos Estudos Transnacionais e Interdisciplinares

Quarta-feira 19h-14h

data de início: 29/09/202

08

 

Acesse a tabela em formato .pdf.

 

 

Alunos Regulares

As normas para o processo de seleção, visando o ingresso de alunos(as) regulares para o mestrado e o doutorado do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) são disponibilizadas, anualmente, via edital, no segundo semestre.

Consulte os processos seletivos anteriores para alunos regulares.

Alunos Especiais

As normas para o processo seletivo visando o ingresso de alunos(as) especiais no PPGMPA são disponibilizadas, semestralmente, via edital, na primeira quinzena de janeiro e na segunda quinzena de maio:

Consulte os processos seletivos anteriores para alunos especiais.

Projetos de Pesquisa

Linha de pesquisa: História, teoria e crítica
Docente Projeto de pesquisa Apoio
Cecília Antakly Melo Os Modos Operísticos do Cinema Chinês: Formas e Funções da Civilização Imaginada (2016-atual) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro
Eduardo Victorio Morettin Transatlantic Cultures - Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI (2015-atual) Agence Nationale de la Recherche - Cooperação / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Eduardo Victorio Morettin Imagem-documento, imagem-monumento e cinema de arquivo: cruzamentos históricos em tempos de formação, engajamento e propaganda (2016-atual) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Esther Império Hamburger Encenação no Cinema e na Televisão (2014-atual) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1D
Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau Transcultur@ - Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI (2015-atual) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Ismail Norberto Xavier O motivo temático 'o passado no presente' no cinema brasileiro contemporâneo: estudo comparativo (2016-atual) (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A
Mateus Araújo Silva "Glauber Rocha prismático: ensaios de cinema comparado" (2014-atual)  
Rubens Luís Ribeiro Machado Júnior A presença da cidade nos discursos audiovisuais (2014-atual)  

 

Linha de pesquisa: Poéticas e técnicas
Docente Projeto de pesquisa Apoio
Almir Antonio Rosa Criação de conteúdos audiovisuais digitais interativos emmultitelas, multiplataformas e ambientes imersivos (2014-atual) Universidade de São Paulo - Remuneração
Atílio Avancini Diante dos clássicos da fotografia (projeto de livre-docência) (2014-atual) FAPESP
Atílio Avancini Rastros (2016-atual) Universidade de São Paulo - Bolsa.
Atílio Avancini Comunicação intercultural e artística entre o Japão e o Brasil (2017-atual) Kyoto University of Foreign Studies - Auxílio financeiro
Eduardo Simões dos Santos Mendes O que os teóricos e críticos brasileiros do cinema brasileiro pensam sobre a trilha sonora dos filmes brasileiros (2014-atual)  
Patrícia Moran Fernandes Estratégias Expressivas para além da Representação na Performance Audiovisual  

 

Linha de pesquisa: Cultura Audiovisual e Comunicação
Docente Projeto de pesquisa Apoio
Ciro Marcondes Filho Comunicação do sensível (2016-atual) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A
Ciro Marcondes Filho Comunicação - Um olhar renovado e abrangente (2016-atual) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A
Ciro Marcondes Filho Pequenas percepções - Comunicação do sensível II (2018-atual) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-1A
Eduardo Vicente Em busca do rádio possível: as novas configurações da produção radiofônica independente na Europa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Eduardo Vicente Rádio de autor: as experiências criativas no rádio paulistano das décadas de 1970 e 1980 Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-2
Gilson Schwartz Comunicações Móveis e Desenvolvimento Sócio-Econômico na América Latina  
Irene de Araújo Machado Tradução Intersemiótica no/do Espaço Cinemático da Cultura (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa PQ-1D
Marilia da Silva Franco Comunicação: um olhar renovado e abrangente (2015-atual)  
Mauro Wilton de Sousa Mídias Sociais e o Espaço Público Tensionado (2015-atual)  
Rosana de Lima Soares Crítica de Mídia e Cultura Audiovisual: visibilidades periféricas e reconhecimento social (2018-atual) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa PQ-2
Rosana de Lima Soares Crítica de Mídia e Estigmas Sociais: visibilidades juvenis em narrativas audiovisuais (2016-atual)  

Produção intelectual

O Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais possui uma ampla produção acadêmica que inclui as teses e dissertações defendidas junto aos programa, eventos acadêmicos e publicações - revistas, e-books e livros. 

 

Teses e dissertações

Consulte as teses e dissertações defendidas junto ao PPGMPA na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Eventos do PPGMPA

Palestra inaugural "Rotação, Dilação, e Encenação nas Artes Visuais"

Convidadas: Ana Maria Tavares e Raquel Garbelotti

6 de agosto de 2019, às 14h40

 

Seminário de Pesquisa Crise e Crítica

Convidadas: pesquisadoras Daniela Giovana Siqueira e Mariana Souto

Data: 22 de outubro, das 15h às 17h

 

Exibição do projeto Televizinho

Convidadas: Veridiana Zurita e Esther Hamburger

13 de outubro às 18h

Palestra inaugural "Rotação, Dilação, e Encenação nas Artes Visuais"

Convidadas: Ana Maria Tavares e Raquel Garbelotti

6 de agosto de 2019, às 14h40

 

Seminário de Pesquisa Crise e Crítica

Convidadas: pesquisadoras Daniela Giovana Siqueira e Mariana Souto

Data: 22 de outubro, das 15h às 17h

 

Exibição do projeto Televizinho

Convidadas: Veridiana Zurita e Esther Hamburger

13 de Outubro às 18h

Revista Laika

Sua proposta é estimular e divulgar a reflexão sobre a criação em audiovisual, abrangendo um vasto campo de interesses: entre artes visuais e sonoras, cinema, televisão e mídias digitais. Seu formato hipermídia – aberto a contribuições em forma de texto, imagens estáticas, áudio, imagens em vídeo, etc. – possibilita a articulação entre a prática da criação, a reflexão crítica e a pesquisa histórica. Além disso, as contribuições articulam-se a partir de uma lógica de “reverberações”, compondo assim dossiês temáticos baseados em ecos e ressonâncias, oferecendo visões variadas e complementares de cada tema em um diálogo intertextual e criativo.

Clique e acesse o site da publicação.

Revista Movimento

Periódico científico semestral, organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP. A Revista Movimento pretende ampliar o debate, nas mais variadas áreas e linhas de pesquisa,  sondando as possíveis interfaces entre as atividades docentes, discentes e o cotidiano imediato da universidade. Abrindo-se ao seu tempo/espaço de origem, o nome da revista rememora dois eventos marcantes. Em 1935, o periódico Movimento; experiência juvenil de Paulo Emilio Salles Gomes, de importância para o contato do jovem crítico com a geração de Oswald de Andrade. Ao longo dos anos 1970, o jornal de propriedade coletiva Movimento, local de reorganização da esquerda e espaço de discussão estética, que contribuiu para a luta da sociedade civil contra a ditadura militar.

Clique e acesse o site da publicação.

Revista Novos Olhares

É uma publicação da linha de pesquisa "Cultura Audiovisual e Comunicação" e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Divulga resultados de estudos acadêmicos do campo da cultura audiovisual e das práticas de recepção. A Revista Novos Olhares tem Eduardo Vicente e Mauro Wilton de Sousa como editores e é de periodicidade semestral.

Clique e acesse o site da publicação.

Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias

Publicada por MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas que contribuam para o debate sobre comunicação, cultura, mídias e linguagem.

Clique e acesse o site da publicação.

Significação - Revista de Cultura Audiovisual

Revista científica com conselho editorial internacional e freqüência semestral engajada na temática dos estudos das linguagens verbais e não-verbais. Foi fundada na década de 1970.

Clique e acesse o site da publicação.

O PPGMPA foi criado em 2009 a partir de uma divisão do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da ECA, primeiro programa de pós-graduação da área de Comunicação do Brasil. A criação do PPGMPA partiu da compreensão de que a particularidade das pesquisas desenvolvidas por grande parte dos docentes da área de concentração do programa de origem, denominada Estudo dos Meios e da Produção Midiática, poderia ser melhor atendida em um programa de pós-graduação autônomo, dedicado de forma exclusiva às temáticas relacionadas à produção audiovisual e seus desdobramentos.

Como parte do atual quadro docente do PPGMPA pertenceu ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, ele também contribuiu para o legado de pesquisa histórica e estética desenvolvido ao longo das várias fases pelas quais passou a área de concentração dedicada aos estudos de cinema, rádio, televisão e, no início, também de teatro. Ao longo de suas diferentes formulações, a área contribuiu tanto para a institucionalização acadêmica do campo na ECA e nas agências financiadoras (CNPq, CAPES e FAPESP), especialmente por meio da atuação de professores como Eduardo Peñuela Cañizal, Arlindo Machado e Ismail Xavier, quanto para a consolidação de um corpus bibliográfico e conceitual. Ela foi ainda responsável pela titulação de grande número de docentes hoje atuantes em outras universidades brasileiras.

Além de vencer barreiras e disputar espaço com os objetos canônicos das artes – literatura, teatro, artes visuais –, os estudos de cinema, desde que surgiram, abriram caminhos para a investigação da linguagem, do discurso e da produção de sentido em esferas midiáticas que não cessaram de se multiplicar no cenário da comunicação a partir da segunda metade do século XX.

Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGMPA: 
 
 
Editais em andamento:

Clique para conferir o Edital de Bolsas CAPES/CNPQ 2021. 

 

Orientações para apoio à participação discente em eventos científico-acadêmicos
Requisitos
  • Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no mestrado ou no doutorado do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP;
  • Participação em eventos científico-acadêmicos com apresentação de trabalho;
  • Participação em Festivais

Não poderá solicitar auxílio:

  • Discente sem matrícula semestral, com matrícula trancada, em prorrogação de prazo ou que depositou a dissertação/tese;
  • Para pesquisa de campo ou investigação prática;
  • Caso já tenha solicitado no mesmo ano.
Valores

Valores concedidos pela CCP:

  • Eventos no Brasil – para alunos de MESTRADO e DOUTORADO – até R$ 640,00
  • Eventos no Exterior – apenas para alunos de DOUTORADO – até R$ 960,00

Observação: O pagamento é feito através de reembolso após a prestação de contas.

Itens financiáveis
  • Inscrição no evento;
  • Hospedagem;
  • Alimentação (exceto bebidas alcoólicas);
  • Despesas com locomoção (Ônibus e/ou Táxi).
Solicitação

Solicitação do auxílio financeiro - Brasil e exterior:

A solicitação deverá ser feita conforme modelo (pdf);
Encaminhar a solicitação para o e-mail ppgmpa@usp.br.

As reuniões da CCP ocorrem na última terça-feira de cada mês. As solicitações de financiamento devem ser entregues até a terceira terça-feira de cada mês para entrar na reunião daquele mês. Não há reunião em janeiro e julho.

Prestação de contas

A prestação de contas com a verba CAPES-PROAP deverá estar de acordo com as portarias 227/2017 e 34/2016 da CAPES. O ressarcimento das despesas será feito após entrega e aprovação da prestação de contas.

As notas fiscais devem:

  • Ser entregues no original;
  • Ser datadas no período de ocorrência do evento;
  • Estar em nome e CPF do(a) aluno(a) ou do coordenador do programa;
  • Ser coladas em folhas sulfites;
  • Ser digitalizadas em PDF.
Após o evento

O setor financeiro da ECA/USP entrará em contato por e-mail, com o aluno, apresentando as instruções finais.