Pesquisa

A ECA é pioneira na pesquisa científica nos campos da Comunicação e das Artes no Brasil. Uma grande parte desta produção é organizada em grupos, centros e laboratórios de pesquisa. Juntos, os cerca de 60 grupos de pesquisa da ECA a maior produção científica já gerada em suas áreas de conhecimento no país.

Consulte os grupos de pesquisa vinculados à ECA e certificados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e junto ao CNPq, organizados por Departamento de ensino:

Artes Cênicas

Os grupos de pesquisa do Departamento de Artes Cênicas (CAC) têm se destacado pela investigação da história, da prática e da teoria teatral, sempre em sintonia com a cena teatral contemporânea.

Artes Plásticas

O Departamento de Artes Plásticas (CAP) mantém grupos de estudo vinculados tanto ao desenvolvimento de pesquisas sobre processos artísticos quanto à teoria, história, crítica da arte e aprendizagem artística.

Cinema, Rádio e Televisão

Os grupos de pesquisa do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) desenvolvem estudos sobre teoria e história do audiovisual, mídia sonora e mídias digitais, entre outras.

Comunicações e Artes

Os grupos de pesquisa do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) estão ligados a estudos em diferentes áreas de concentração - das Artes Cênicas, Ciências da Comunicação, Estética e História da Arte, Integração da América Latina e Meios e Processos Audiovisuais.

Informação e Cultura

Vinculam-se ao Departamento de Informação e Cultura (CBD) grupos de pesquisa dedicados à investigação teórica da Ciência da Informação e da Cultura, e prática, vinculada ao profissional da informação em diferentes áreas de atuação.

Jornalismo e Editoração

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) possui grupos de pesquisa dedicados aos estudos do jornalismo em atuação na sociedade e em diferentes segmentos, da linguagem e das liberdades de expressão.

Música

Os grupos de pesquisa do Departamento de Música (CMU) se dedicam ao estudo da teoria, análise, e crítica, bem como dos processos de criação musical.

Relações Públicas, Propaganda e Turismo

O Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP)  se dedicam a uma ampla diversidade de campos temáticos, da comunicação, do consumo, das ciências cognitivas, da semiótica, do marketing, da comunicação visual, da comunicação organizacional, entre outros.