Graduação Relações Públicas

O curso de Relações Públicas, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), forma profissionais para atuarem como gestores da comunicação em empresas, em instituições públicas ou organizações da sociedade civil. Toda organização precisa se comunicar com seus públicos de relacionamento (tanto funcionários quanto clientes, fornecedores e consumidores) e a atuação do profissional de relações públicas se dá justamente na mediação dessas relações, na busca pela conciliação de interesses, muitas vezes divergentes.

A formação se dá em três principais eixos: humanístico, comunicacional e técnico-profissional. No início do curso, o egresso adquire conhecimento nas áreas de Ciências Humanas e Comunicação Social, para, gradualmente, se envolver com disciplinas e projetos cada vez mais práticos e voltados para as atividades profissionais de relações públicas.

A partir do terceiro semestre letivo, a articulação de disciplinas teóricas e práticas se concretiza em campanhas, projetos ou ações de Relações Públicas desenvolvidos pelos estudantes, com a orientação dos docentes, em diferentes âmbitos de atuação profissional. Estas atividades oportunizam a interação dos alunos com um tipo de organização/ grupo social distinto e suas demandas comunicacionais, viabilizando a curricularização da Extensão no Bacharelado de Relações Públicas.

As atividades realizadas nas disciplinas laboratoriais imprimem uma dimensão prática ao curso, aproximando-o da realidade profissional. Os laboratórios utilizados por estes componentes curriculares simulam espaços de trabalho como em agências prestadoras de serviço, nos quais os estudantes têm acesso a computadores com softwares de diagramação, tratamento de imagem, edição de vídeo, tratamento de dados e pesquisas online, assim como câmeras fotográficas e de vídeo.

Coordenação:

Profa. Dra. Valéria de Siqueira Castro Lopes

 

 

 

Quer saber mais?

Acesse o menu ao lado e conheça o curso de Relações Públicas. Para mais informações, consulte a página do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo.

O Bacharelado em Relações Públicas é oferecido nos períodos matutino e noturno, com duração de oito semestres.

Os alunos deverão cursar 16 créditos em disciplinas optativas livres ao longo curso, além de 210 horas de Atividades Acadêmicas Complementares (AACs)

Acesse o sistema JúpiterWeb, em unidade, selecione "Escola de Comunicações e Artes" e, em curso, a opção pelo Bacharelado em Relações Pública para ter acesso a mais informações sobre o curso, o projeto pedagógico e a grade curricular.

Áreas de atuação e mercado de trabalho

Em uma sociedade marcada pela globalização e pela revolução tecnológica da informação, novas exigências se colocam para as organizações, que devem deixar o isolamento e ser transparentes e responsáveis socialmente, tendo em vista os interlocutores e redes sociais, que estão mudando radicalmente seu discurso.
Nesse contexto, a comunicação torna-se imprescindível para a obtenção de resultados em todos os processos de gestão, em diferentes organizações: empresas comerciais e prestadoras de serviços, indústrias em geral, empresas governamentais, sindicatos, ONGs, associações patronais e de trabalhadores, universidades, escolas, agências de propaganda, hospitais, clínicas médicas, hotéis, empresas de turismo, restaurantes, emissoras de rádio e televisão, empresas jornalísticas, editoras, assessorias de comunicação, empresas de relações públicas, agências promotoras de eventos, entre outras.

Entre as muitas atividades que podem ser realizadas pelo relações-públicas estão: planejamento de comunicação institucional; comunicação interna; execução de programas de relacionamento com a comunidade; planejamento e realização de pesquisas de opinião e de mercado; planejamento e execução de eventos; relacionamento com a imprensa; gerenciamento de risco e crise; comunicação digital.

Um segmento em expansão é o de gestão de dados, decorrente do avanço da comunicação digital e da produção de conteúdo em larga escala pelas redes sociais digitais. A gestão de big data é um recurso que se apresenta como uma tendência no campo da Comunicação que permite a agências e organizações-clientes o levantamento, gerenciamento, tratamento e integração de dados como base para análise de cenário, tomada de decisão e planejamento da comunicação que resultará na consolidação de serviços integrados de comunicação. As perspectivas também são boas para a atuação deste profissional junto a microempresas e startups. Ele pode ainda atuar como profissional autônomo, sobretudo na consultoria.

 

O curso de Relações Públicas é oferecido pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA.
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