Comisión de Relaciones Internacionales

Relações Internacionais

Há duas possibilidades para que os estudantes da ECA realizem intercâmbios acadêmicos no exterior:

1 - Como free mover – o estudante faz sua candidatura diretamente com a Instituição Estrangeira, comprometendo-se com o pagamento de todas as taxas acadêmicas da mesma. A CRInt/ECA não intervém em nenhum momento da candidatura, mas deve ser avisada com antecedência caso o estudante tenha interesse em validar os créditos obtidos durante seu intercâmbio.

2 – Por meio dos convênios da ECA e da USP – candidatando-se por meio dos Editais de Intercâmbio da ECA ou da USP (AUCANI), a mobilidade do estudante é amparada pelo convênio existente entre as Instituições, o que o exime do pagamento de taxas acadêmicas na Instituição Estrangeira*. O estudante, contudo, deve arcar com todos os gastos relativos à moradia, alimentação, deslocamento etc.

O estudante da ECA interessado em fazer intercâmbio por meio de convênio acadêmico, tem duas alternativas:

Editais de intercâmbio da USP

Todos os editais de intercâmbio da USP são publicados ao longo do ano acadêmico no Sistema Mundus e, normalmente, todos os estudantes da USP podem se candidatar. A grande vantagem dos editais da USP é a variedade de instituições conveniadas. A desvantagem é que a concorrência costuma ser grande, já que toda a USP pode se candidatar às vagas de intercâmbio.

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) é o órgão central de internacionalização da USP que coordena a maior parte dos convênios internacionais da Universidade (são centenas de parcerias com Instituições de diversos países).

Editais de intercâmbio da ECA

As Unidades da USP têm autonomia para firmar seus próprios convênios internacionais. A Escola de Comunicações e Artes possui parcerias com diversas Instituições ao redor do mundo e muitas disponibilizam vagas para que os estudantes da ECA cursem disciplinas por um ou dois semestres. 

Os Editais de Intercâmbio da ECA são publicados, em geral, duas vezes ao ano, em fevereiro/março (para intercâmbio no 2º semestre do ano letivo) e em agosto (para intercâmbio no 1º semestre do ano letivo seguinte). As vagas são ofertadas apenas aos estudantes da ECA e os Editais são publicados no Sistema Mundus e são divulgados nos Departamentos, nos murais da Escola, nos Boletins semanais do LAC e na página da CRInt no Facebook. Apesar de estar em franco crescimento em seu número de convênios, as possibilidades de Instituições Estrangeiras conveniadas à ECA são menores quando comparadas às existentes nos Editais da AUCANI.

O estudante pode optar pelo intercâmbio como free mover, ou seja, ele próprio candidata-se à instituição estrangeira, comprometendo-se com o pagamento de suas taxas acadêmicas. Nesse casos, a CRInt não intervém na candidatura, devendo ser avisada com antecedência caso o estudante tenha interesse em validar os créditos obtidos durante seu intercâmbio.

* Há algumas Instituições Estrangeiras que cobram taxas, as quais sempre serão explicitadas no Edital de Intercâmbio.

 


Links relacionados: