Pesquisa

Pesquisador Colaborador

O Programa Pesquisador Colaborador da Universidade de São Paulo visa oferecer a oportunidade de pesquisadores externos, vinculados ou não a outra instituição, colaborarem em projetos de pesquisa da USP. Para participar, o candidato deve possuir título de Doutor em instituição nacional ou estrangeira. O programa é regido pela Resolução CoPq nº 7787, de 26 de agosto de 2019, e tem por objetivo permitir que pesquisadores experientes possam colaborar com a pesquisa científica da Universidade de São Paulo.

O programa não envolve nenhum tipo de vínculo empregatício, podendo o projeto ser financiado por quaisquer fontes de financiamento, ou com afastamento remunerado de instituição com a qual o pesquisador mantenha vínculo empregatício, ou não possuir financiamento.

O Pesquisador Colaborador deverá dedicar no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) horas semanais ao projeto de pesquisa. Ao final do período, o Pesquisador Colaborador deverá apresentar um relatório das atividades realizadas, a ser aprovado pelo docente proponente e apreciado pela Comissão de Pesquisa ou Conselho Deliberativo. Caso o período de permanência seja superior a 12 meses, um relatório ao final do primeiro ano será considerado requisito para a extensão do período de permanência.

O pedido de participação no Programa deverá ser formulado por docente USP e submetido à aprovação do Departamento a que o Pesquisador Colaborador estará vinculado à Comissão de Pesquisa (CPq) da ECA.


Veja também: