O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação foi criado em 2006, com o objetivo de fortalecer a pesquisa e o ensino na área. Tem como pressuposto a formação de pesquisadores e recursos humanos qualificados para o ensino superior e outras instâncias sócio-político-científico-culturais nacionais e internacionais. A internacionalização tem como pauta o incremento do diálogo acadêmico e cultural com outras universidades, ao mesmo tempo em que se reconhece a maturidade das pesquisas desenvolvidas no interior do Programa em condições equilibradas de atividades em parceria. As atividades que vêm sendo desenvolvidas, nos âmbitos dos convênios acadêmicos, com pesquisadores estrangeiros buscam consolidar a pesquisa em temáticas de interesse do Programa, além de incorporar novos temas e inserir docentes e discentes em outras frentes de pesquisa.
O programa tem uma área de concentração, Cultura e Informação, e a finalidade de desenvolver referenciais teórico-metodológicos nas temáticas relativas as suas três linhas de pesquisa: Apropriação Social da Informação; Gestão de Dispositivos de Informação; e Organização da Informação e do Conhecimento.
O programa tem por objetivo o desenvolvimento de referenciais teórico-metodológicos nas temáticas relativas a:
Apropriação Social da Informação;
Gestão de Dispositivos de Informação e;
Organização da Informação e do Conhecimento.
Mestrado acadêmico e o doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação tem uma área de concentração - Cultura e Informação - e três linhas de pesquisa:
Área de Concentração: Cultura e Informação
Trata das relações que caracterizam os processos de construção e/ou re-construção do sentido e/ou do produto cultural quando a informação é transformada em conhecimento e o produto cultural, em bem cultural propondo a observação das ações necessárias, no contexto dos equipamentos culturais, para que a informação possa ser preservada e circular socialmente (coleta, seleção, organização, acesso) e a análise dos contextos culturais dentro dos quais estes processos se realizam e adquirem seu sentido social. A inserção dos estudos de informação no contexto social-cultural pretende fornecer uma leitura particular da introdução da Ciência da Informação no escopo das Ciências Sociais Aplicadas. A área está está organizada em três linhas de pesquisa, a saber:
Linha de pesquisa: Apropriação Social da Informação
Estudo dos processos de apropriação social da informação, considerados em seus aspectos educacionais e culturais e definidos como um dos objetos específicos da Ciência da Informação, a partir de sua compreensão como área de conhecimento transdisciplinar.
Compreende estudos de base histórico-culturais centrados nas políticas, nas dinâmicas, nos dispositivos e práticas culturais, bem como estudos das relações entre Informação e Educação, sob perspectivas sincrônicas e diacrônicas. Tais trabalhos mobilizam conceitos como apropriação simbólica, ação cultural, saberes informacionais, infoeducação, mediação cultural, protagonismo cultural, dentre outros.
As pesquisas que integram a linha distribuem-se em duas frentes complementares, a saber:
-
Ação cultural, política cultural, dispositivos culturais, tecnologias de informação e cultura;
-
Infoeducação, abordagem das conexões entre Educação e Informação, tendo em vista a apropriação de saberes informacionais indispensáveis à construção de conhecimentos e à participação afirmativa na cultura da contemporaneidade
Linha de pesquisa: Gestão de Dispositivos de Informação
Estudos teóricos e metodológicos relativos a planejamento, gerenciamento e avaliação de serviços, redes e sistemas de informação. Compreende a análise das variáveis que interferem na gestão dos fluxos que vão da seleção ao uso de recursos informacionais, de modo a garantir a adequação de produtos e serviços às necessidades do usuário em contextos específicos. Compreende também análises e reflexões, do ponto de vista gerencial, das políticas de informação e de comunicação científica e tecnológica, bem como seus principais canais de difusão.
As pesquisas que a integram distribuem-se nos seguintes eixos complementares:
-
Estudos de modelos de mediações gerenciais em Serviços de Informação, respaldados em teorias e métodos da Administração e da Comunicação, particularmente os estudos de mediação;
-
Estudos de produção e avaliação da comunicação científica e técnica, respaldados em teorias e métodos bibliométricos, cientométricos e infométricos;
-
Estudos de ambientes virtuais de produção, circulação e acesso à informação, com ênfase na compreensão dos processos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação;
-
Reflexões histórico-conceituais sobre estudos de usuários, colégios invisíveis, comunidades virtuais e comunidades de prática, incluindo a compreensão dos métodos e procedimentos de análise;
A contextualização dos estudos permite melhor compreensão das variáveis ambientais, organizacionais, sócio-culturais que interferem nas necessidades de informação do usuário (individual ou coletivo) e na avaliação dos seus critérios de relevância em relação a recursos informacionais e ao apoio à pesquisa e recuperação das informações disponibilizadas. Deste modo, os estudos consideram diferentes dispositivos de informação, virtuais ou presenciais, públicos ou privados, gerais ou especializados e da natureza das informações disponibilizadas para acesso.
Linha de pesquisa: Organização da Informação e do Conhecimento
Estudos teóricos e metodológicos relativos à organização do conhecimento e da informação e de sua circulação para fins de acesso, recuperação e uso. Compreende a análise dos objetivos, processos e instrumentos que caracterizam as distintas possibilidades de organização da informação, considerando - se ainda a sua inserção histórica e sócio-cultural e as condições de interação face à diversidade da produção e dos públicos da informação. Compreende, também, abordagens históricas e epistemológicas da organização do conhecimento e da informação.
As pesquisas que a integram distribuem-se nos seguintes eixos complementares:
-
Teorias e métodos de construção e organização da informação documentária para distintos receptores. Observam-se os aspectos textuais/discursivos dos objetos informacionais e os diferentes modelos de leitura, análise, condensação e representação, incluídos os modelos computacionais.
-
A construção de linguagens documentárias e outras ferramentas de organização da informação para o acesso, recuperação e uso, observando–se características linguísticas, semióticas, terminológicas e comunicacionais, dos conteúdos documentários e dos grupos receptores, bem como de insumos tecnológicos;
-
Estudos históricos e epistemológicos relativos à organização social do conhecimento e sua relação com as propostas de organização da informação;
-
Análise e proposição de políticas de organização da informação no escopo da sua distribuição e recepção
Mestrado profissional
O mestrado profissional também tem uma área de concentração - Organização, Mediação e Circulação da Informação - e três linhas de pesquisa:
Área de Concentração: Organização, Mediação e Circulação da Informação
Procurando dinamizar a relação entre a pesquisa científica e a pesquisa aplicada, facilitando a apropriação dos referenciais teóricos da área para desenvolvimento de projetos de intervenção no mundo do trabalho no que se refere aos processos de organização, mediação e circulação da informação a área de concentração do programa acadêmico é composta por três linhas de pesquisa, a saber.
Linha de pesquisa: Mediação Cultural
A abordagem da mediação cultural, no âmbito do Mestrado Profissional, privilegia os aspectos teóricos, metodológicos, técnicos e materiais mobilizados nas práticas culturais em dispositivos de informação. As pesquisas que integram a linha são focadas na capacitação de profissionais para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de mediação cultural em organismos públicos e privados; atuantes na área da educação, cultura, ciência e tecnologia.
Docentes: Edmir Perrotti, Ivete Pieruccini, Lourival Pereira Pinto e Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira
Linha de pesquisa: Gestão de Unidades de Informação
A linha propõe capacitar profissionais para o reconhecimento das variáveis ambientais e organizacionais intervenientes nas necessidades de informação de diferentes grupos socioculturais e profissionais; identificação e avaliação dos recursos informacionais essenciais ao planejamento e gerenciamento de dispositivos, redes e sistemas de informação públicos ou privados, gerais ou especializados; produção de indicadores de ciência, tecnologia e inovação para elaboração de políticas institucionais. Implica desenvolver estudos sobre os métodos de análise de acervo, de autenticidade documental, de confiabilidade de fontes de informação, o conhecimento da legislação sobre os direitos de propriedade intelectual em face das formas de produção de conhecimento na atualidade. Compreende, ainda, o estudo das formas de comunicação científica e tecnológica, bem como dos canais de difusão, o desenvolvimento de projetos de intervenção em serviços de informação, repositórios e redes, e em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.
Docentes: Asa Fujino, Francisco Carlos Paletta, José Fernando Modesto, Marcelo dos Santos, Marcos Luiz Mucheroni, Pedro Luiz Côrtes, Rogério Mugnaini e Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
Linha de pesquisa: Organização da Informação e do Conhecimento
A linha se propõe a capacitar profissionais na elaboração de projetos de tratamento e recuperação da informação, considerando os diferentes tipos de contextos, documentos (documentos científicos, administrativos, textuais, imagéticos) e dispositivos (bibliotecas, centros ou sistemas de informação, arquivos, museus; sites na Web, empresas), Compreende a análise e proposição de políticas de organização da informação; o domínio de métodos de representação e recuperação de informação, incluindo os modelos computacionais e a construção de sistemas de organização do conhecimento (linguagens documentárias), com base em teorias linguísticas, semióticas e terminológicas, apoiadas em tecnologias da informação
Docentes: Cibele Araujo Camargo Marques Dos Santos, Johanna W. Smit, Marilda L. Ginez de Lara, Marivalde Moacir Francelin, Nair Y. Kobashi e Vânia Mara Alves Lima
Prof. Dr. Rogério Mugnaini - Suplente da Coordenação
Prof. Dr. Marco Antonio de Almeida
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (suplente)
Profa. Dra. Asa Fujino (suplente)
Profa. Dra. Ednéia Silva Santos Rocha (suplente)
Portaria Interna CCP-PPGCI/ECA nº 4/2024 de 11.11.2024
Chapas inscritas, conforme a Portaria CCP-PPGCI/ECA nº 4/2024 - 11.11.2024
Resultado da eleição, conforme a Portaria CCP-PPGCI/ECA nº 04/2024 - 6.12.2024
Eleição para Coordenação e Suplência da Coordenação do PPGCI - 9.12.2024
Representação Discente (Mandato de 27.09.2024 a 26.09.2025)
Titular: Juliana Mendes Santiago
Comunicado da Eleição de Representates Discentes da Pós-Graduação - 20.09.2024
Comissões de Apoio à Comissão Coordenadora de Programa
Portaria 1/2023 - Institui a Comissão de Autoavaliação do PPGCI - 02.03.2023
Portaria 3/2023 - Institui a Comissão de Seleção de Bolsas - 19.04.2023
Portaria 4/2023 - Institui a Comissão de acompanhamento de discentes e egressos - 17.05.2023
Portaria 5/2023 - Institui a Comissão de Internacionalização - 17.05.2023
Portaria 1/2024 - Institui a Comissão de Seleção de Teses - 19.03.2024
Portaria 3/2024 - Institui a Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo - 12.08.2024
Contato:
Secretário: Bruno Ribeiro
Horário de atendimento:
Sala 260 (2o. andar do prédio Central da ECA/USP)
de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h
Telefone: +55 11 3091 8658
E-mail: ppgci.eca@usp.br
Contato
Horário de atendimento:
Sala 260 (2o. andar do prédio Central da ECA/USP)
de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h
Telefone: +55 11 3091 8658
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Corpo Docente
PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO ACADÊMICO
Área de Concentração: Cultura e Informação
Linha de Pesquisa: Apropriação Social da Informação
Edmir Perrotti
Giulia Crippa
Ivete Pieruccini
Lúcia Maciel B. de Oliveira
Marco Antônio Almeida
Linha de Pesquisa: Gestão de Dispositivos de Informação
Ednéia Silva Santos Rocha
Francisco Carlos Paletta
José Fernando Modesto da Silva
Marcos Mucheroni
Rogério Mugnaini
Linha de Pesquisa: Organização da Informação e do Conhecimento
Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos
Cristina Dotta Ortega
Giovana Deliberali Maimone
Marivalde Moacir Francelin
Nair Y. Kobashi
Vânia Mara A. Lima
PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL
Área de Concentração: Organização, Mediação e Circulação da Informação
Asa Fujino
Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos
Ednéia Silva Santos Rocha
Fábio Orsi Meschini
Marcos Luiz Mucheroni
Marivalde Moacir Francelin
Paulo Henrique Assis Feitosa
Rogério Mugnaini
Solange Maria dos Santos
Vânia Mara Alves Lima
Wellington Barbosa Rodrigues
Disciplinas
Disciplinas oferecidas em semestres anteriores:
2º semestre de 2024 | 1º semestre de 2024
2º semestre de 2023 | 1º semestre de 2023
2º Semestre de 2022 | 1º Semestre de 2022
2º Semestre de 2021 | 1º Semestre de 2021
2º Semestre de 2020 | 1º Semestre de 2020
2º Semestre de 2019 | 1º Semestre de 2019
2º Semestre de 2018 | 1º Semestre de 2018
Processo Seletivo
Alunos Especiais
Processo seletivo - 1º semestre de 2025
- Edital
- Grade horária
- Emendas das disciplinas (inserir o código da disciplina a ser consultada, sem espaços, e clicar em Confirmar)
- Formulário de inscrição - aberto de 20 (9h) à 24 de janeiro de 2025 (17h)
- Lista de Confirmação de Inscritos
- Lista de Selecionados
- Lista de Matrículas efetivadas conforme item 3.4 do Edital (19.03.25)
Processo seletivo - 2º semestre de 2024
- Edital
- Lista de Confirmação de Inscritos
- Lista de Selecionados
- Lista de Matrículas efetivadas (26/07/2024)
Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2024
Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2023
- Edital
- Lista de Confirmação de Inscritos (20.06.2023)
- Lista de Selecionados (14.07.2023)
- Lista de Matriculados (28.07.2023)
Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2023
- Edital
- Lista de Confirmação de Inscritos (03.02.2023)
- Lista de Candidatos Selecionados (24.02.2023)
- Lista de Candidaturas Efetivadas (10.03.2023)
Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2022
- Lista de Confirmação de Inscritos (15.06.2022)
- Lista de Candidaturas Efetivadas (15/07/2022)
Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2022
- Lista de Confirmação de Inscritos (04.02.2022 - a partir das 14h)
- Lista de Candidaturas Selecionadas (22.02.2022 - a partir das 14h)
- Lista de Matrículas Efetivadas (07.03.2022 - a partir das 14h)
Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2021
- Edital
- Retificação do Edital
- Candidatos Inscritos - 22.06.2021 - a partir das 14h
- Candidatos Selecionados - 12.07.2021 - a partir das 14h
- Candidatos Matriculados - 30.07.2021 - a partir das 14h
Consulte os processos seletivos anteriores para alunos especiais.
Alunos Regulares
As normas para o processo de seleção, visando o ingresso de alunos(as) regulares para o mestrado e o doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação são disponibilizadas, anualmente, via edital, no segundo semestre.
Consulte os processos seletivos anteriores para alunos regulares.
Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico) - Ingresso no 1º semestre de 2025
- Edital do Processo Seletivo - 1.08.2024
- Formulário de inscrição (disponível de 09:00 do dia 26.08 até 17:00 do dia 6.09.2023)
- Formulário de Solicitação de isenção conforme os termos do item 4.7 do Edital (disponível de 09:00 do dia 26.08 até 17:00 do dia 6.09.2023)
- Lista de inscritos, conforme item 4.3 do Edital - 13.09.2024
- Workshop do Processo Seletivo 2024, conforme item 6.1 do Edital - 27.09.2024 (realizado das 15h:00 às 16:00)
- Formulário de envio de documentos, conforme item 6.2.1.1 do Edital (disponível entre os dias 7 e 8.10.24) - Modelo da Declaração de Autoria e Responsabilidade
-
Lista de aptos para a prova, conforme o item 6.2.1 do Edital - 9.10.2024
-
Prova Dissertativa - 11.10.2024 - 14:30 (horário de Brasília) - Auditório Lupe Cotrim (1º Andar do prédio Central da ECA/USP)
-
Agenda de entrevistas, conforme o item 6.2.2 do Edital - 31.10.2024
-
Resultado final - Lista de aprovadas/os e aptas/os a realizar a matrícula - 13.12.2024
-
RECADO IMPORTANTE: A Secretaria Geral de Pós-Graduação/ECA/USP, enviará por email, para todo(a) candidato(a) aprovado(a), com as instruções para a realização da Comprovação Documental (dias 03 ou 04.02.2025) e demais informações para o ingresso no curso.
Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional) - Ingresso no 1º semestre de 2025
- Edital do Processo Seletivo - 1.08.2024
- Formulário de inscrição (disponível de 09:00 do dia 26.08 até 17:00 do dia 6.09.2023)
- Formulário de Solicitação de isenção conforme os termos do item 4.7 do Edital (disponível de 09:00 do dia 26.08 até 17:00 do dia 6.09.2023)
- Lista de inscritos, conforme item 4.3 do Edital - 13.09.2024
- Workshop do Processo Seletivo 2024, conforme item 6.1 do Edital - 27.09.2024 (realizado das 15h:00 às 16:00)
- Formulário de envio de documentos, conforme item 6.2.1.1 do Edital (disponível entre os dias 7 e 8.10.24) - Modelo da Declaração de Autoria e Responsabilidade
- Lista de aptos para a prova, conforme o item 6.2.1 do Edital - 9.10.2024
- Prova Dissertativa - 11.10.2024 - 14:30 (horário de Brasília) - Auditório Lupe Cotrim (1º Andar do prédio Central da ECA/USP)
- Lista de candidatas/os aprovadas/os na Prova Dissertativa, conforme o item 6.2.1.2 do Edital - 21.10.2024
- Agenda de entrevistas, conforme o item 6.2.2 do Edital - 31.10.2024
- Resultado final - Lista de aprovadas/os e aptas/os a realizar a matrícula - 13.12.2024
- RECADO IMPORTANTE: A Secretaria Geral de Pós-Graduação/ECA/USP, enviará por email, para todo(a) candidato(a) aprovado(a), com as instruções para a realização da Comprovação Documental (dias 03 ou 04.02.2025) e demais informações para o ingresso no curso.
Informações sobre PROFICIÊNCIA
IMPORTANTE: Devido à coincidência entre a data de prova do exame de proficiência em Inglês do Centro de Línguas da USP e a prova dissertativa do processo Seletivo, lembramos que há no Edital opções para a proficiência e sugerimos, conforme apontado por candidatos, o Exame de Proficiência em Leitura da UFSC (https://www.proficienciadlle.com/novo/) e o Exame de Proficiência da FUVEST (https://www.fuvest.br/proficiencia/).
Ingresso no 1º semestre de 2024 - Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico)
- Edital com regras para seleção
- Edital com regras para seleção - Retificado - inclusão de docente na lista de orientadores
- Formulário de inscrição (disponível de 09 horas do dia 21.08 até 17 horas do dia 01.09.2023) - inscrições encerradas
- 14/09/2023 - Divulgação da lista de inscritos
- 19/09/2023 – Divulgação da lista de inscritos atualizada
-
Lista de candidatos que entregaram todos os documentos e estão aptos a fazer a prova dissertativa
-
Resultado Final - RECADO IMPORTANTE: A Secretaria Geral de Pós-Graduação/ECA/USP, enviará por email, para todo(a) candidato(a) aprovado(a), com as instruções para a realização da Comprovação Documental (dias 01 ou 02.02.2024) e demais informações para o ingresso no curso.
-
Formulário para recurso
Ingresso no 1º semestre de 2024- Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional)
- Edital com regras para seleção
- Formulário de inscrição (disponível de 09 horas do dia 21.08 até 17 horas do dia 01.09.2023) - inscrições encerradas
- 14/09/2023 – Divulgação da lista de inscritos
- 19/09/2023 – Lista de inscritos atualizada
-
Lista de candidatos que entregaram todos os documentos e estão aptos a fazer a prova dissertativa
-
Resultado Final - RECADO IMPORTANTE: A Secretaria Geral de Pós-Graduação/ECA/USP, enviará por email, para todo(a) candidato(a) aprovado(a), com as instruções para a realização da Comprovação Documental (dias 01 ou 02.02.2024) e demais informações para o ingresso no curso.
-
Formulário para recurso
Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico) - ingresso no 1º semestre de 2023
- Edital com regras para seleção
- Sobre proficiência
Formulário de inscrição (disponível de 22.08 a 02.09.2022)Formulário de Solicitação de isenção da taxa de inscrição (disponível de 22.08 a 02.09.2022)- Lista de Inscritos
Recurso: inscriçãoWorkshop do Processo Seletivo (22/09/2022 - 15h, horários de Brasília)Entrega de documentação e projeto de pesquisa (disponível de 03 a 04/10/2022): Mestrado Acadêmico - Doutorado- Lista de candidatos aptos a realizar a avaliação dissertativa
- Instruções para realização da prova on-line (vídeo)
Avaliação dissertativa remota e síncrona (07/10/2022 – 14h às 16h, horários de Brasília)- Lista de aprovados na avaliação dissertativa
Recurso: avaliação dissertativa- Avaliações orais de Projeto de Pesquisa e Currículo: Apropriação Social da Informação - Gestão de Dispositivos de Informação - Organização da Informação e do Conhecimento
- Lista dos aprovados na avaliação oral - disponível em 13/12/2022 - RECADO IMPORTANTE: A Secretaria Geral de Pós-Graduação, enviará por email, para todo(a) candidato(a) aprovado(a), as instruções para a realização da Comprovação Documental (dias 26 ou 27.01.2023) e outras informações iniciais do ingresso no curso.
- Comprovação documental e proficiência de língua estrangeira (entre 26 e 27/01/2023)
Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional) - ingresso no 1º semestre de 2023
- Edital com regras para seleção
- Sobre proficiência
Formulário de inscrição (disponível de 22.08 a 02.09.2022)Formulário de Solicitação de isenção da taxa de inscrição (disponível de 22.08 a 02.09.2022)- Lista de Inscritos
Recurso: inscriçãoWorkshop do Processo Seletivo (22/09/2022 - 15h, horários de Brasília)Entrega de documentação e projeto de pesquisa (disponível de 03 a 04/10/2022): Mestrado Profissional- Lista de candidatos aptos a realizar a avaliação dissertativa
- Instruções para realização da prova on-line (vídeo)
Avaliação dissertativa remota e síncrona (07/10/2022 – 14h às 16h, horários de Brasília)- Lista de aprovados na avaliação dissertativa
Recurso: avaliação dissertativa- Avaliações orais de Projeto de Pesquisa e Currículo: Mestrado Profissional em Gestão da Informação
- Lista dos aprovados na avaliação oral - 13/12/2022 - RECADO IMPORTANTE: A Secretaria Geral de Pós-Graduação, enviará por email, para todo(a) candidato(a) aprovado(a), as instruções para a realização da Comprovação Documental (dias 26 ou 27.01.2023) e outras informações iniciais do ingresso no curso.
- Comprovação documental e proficiência de língua estrangeira (entre 26 e 27/01/2023)
Projetos de Pesquisa
Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação:
Docente
|
Projeto de pesquisa
|
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Asa Fujino
|
A institucionalização da pesquisa sobre patentes na ciência da informação: evolução e tendências da produção científica nacional e internacional
Informação na sociedade contemporânea e as novas práticas sociais que a sustentam: Formação do Profissional da Informação e os desafios para sua interação significativa com o Usuário
O Profissional da informação: Reflexões sobre Formação e o Mundo do Trabalho
|
Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos
|
Organização e Representação do Conhecimento: aportes teóricos, metodológicos, ensino-aprendizagem e perspectivas em ambientes digitais e analógicos.
|
Edmir Perrotti
|
Informação e Educação: abordagens
|
Francisco Carlos Paletta
|
Busca, Recuperação e Organização da Informação e do Conhecimento na Web de Dados
Tecnologia da Informação em Biblioteca Digital e Sistemas Abertos - Estudos de Usuário da Informação na Web de Dados
|
Giovana Deliberali Maimone
|
Organização da Informação e do Conhecimento de Documentos Artísticos: integrando museu, biblioteca e arquivo
Vocabulário Controlado de Arte: teoria, método e aplicação
|
Giulia Crippa
|
Discutindo uma teoria das coleções para a memória do futuro: registros, narrativas e exposições+B16
|
Ivete Pieruccini
|
Ordem informacional dialógica: formulação de categorias sobre práticas e formação de mediadores de informação especializados
|
José Fernando Modesto da Silva
|
Estudos sobre a catalogação descritiva em ambiente digital e das redes sociais: desafios e impactos para o tratamento, armazenamento, digitalização, intercâmbio da informação registrada (impressa e digital)
Programas de Ensino de Representação Descritiva e Disciplinas Correlatas
|
Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
|
Que políticas culturais para o século XXI?
|
Marco Antonio de Almeida
|
Práticas Culturais, Informação e Tecnologia: Mediações
|
Marcos Luiz Mucheroni
|
Aplicações de Redes Sociais em Comunicação Científica e Web Semântica
Redes Sociais, Comunicação Cientifica e Ontologias
|
Marivalde Moacir Francelin
|
Epistemologia, Ciência da Informação e Organização do Conhecimento
|
Nair Yumiko Kobashi
|
Modelos de avaliação de atividades de pesquisa científica:um estudo crítico
|
Rogério Mugnaini
|
Avaliação de produção científica no Brasil: estudo da comunicação científica nas diversas áreas
|
Vânia Mara Alves Lima
|
Organização, representação e recuperação da informação iconográfica
|
Produção intelectual
Publicações
https://teses.usp.br/Consulte abaixo publicações recentes de pesquisadores e pesquisadoras do PPGCI:
Informação, Ciência e Amazônia
Asa Fujino e Joliza Fernandes (organizadoras) - Sobre o livro
Informação e Contemporaneidade: Perspectivas
Marilda Lopes Ginez de Lara, Asa Fujino e Daisy Pires Noronha (organizadoras)
Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil
Além do texto da conferência da professora Olga Pombo, da Universidade de Lisboa, o livro traz os dois melhores trabalhos apresentados nos oito GTs da ANCIB relativos ao ENANCIB de 2008, realizado em São Paulo.
Marilda Lopes Ginez de Lara e Johanna Wilhelmina Smit (organizadoras)
Guia para Apresentação de Dissertações e Teses
O guia tem como proposta apresentar as normas que servem como instrumento de apoio aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da ECA-USP na apresentação das dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Daisy Pires Noronha (organizadora)
Eventos
Site do evento: https://doity.com.br/xtoi2
Normas
Regulamento atual:
Resolução CoPGr Nº 8621 de 5 de abril de 2024
Regulamentos anteriores:
- Resolução CoPGr Nº 7796 de 29 de agosto de 2019
- Resolução CoPGr Nº 6817 de 16 de junho de 2014
- Resolução CoPGr Nº 6738 de 5 de fevereiro de 2014
- Resolução CoPGr Nº 5562 de 23 de julho de 2009
Área do Aluno
- PDF da Sugestão de Banca (preenchimento completo e assinatura);
- PDF com a Autorização para disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (conforme descrito no item 2 abaixo);
- PDF da Dissertação ou Tese;
Verificamos que o Sistema solicita a inclusão do documento "anuência de depósito pelo orientador(PDF)", neste caso, o aluno pode carregar a Sugestão de Banca também neste campo.
Esclarecemos que a entrega da versão corrigida na ECA é realizada pelo email defesaseca@usp.br
Documentos obrigatórios para depósito de teses e dissertações
Formulário de indicação de banca: Mestrado (Acadêmico/Profissional): DOC - PDF | Doutorado: DOC - PDF
Formulário de autorização para a Biblioteca Digital da USP: DOC - PDF
Ficha catalográfica: solicite aqui
Atende Virtual
Sistema de envio de solicitações, com acesso através de usuário e senha única: http://pos.sistemas.eca.usp.br/atende-virtual
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Quem pode concorrer?
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Todos os alunos ingressantes e regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação, com exceção dos alunos e alunas que foram selecionados pelo Programa PEC-PG.
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Requisitos exigidos pela CAPES
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Requisitos exigidos pela CAPES (Portaria 76, de 14.04.2010):
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não acumular bolsa de outro programa, ou de outra agência de fomento e de organismos nacionais e internacionais;
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não ser funcionário ou servidor, docente, pesquisador ou técnico, da instituição onde se realiza a pós-graduação;
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não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;
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realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no Artigo 18º da Portaria Nº 76, de 14.04.2010 da CAPES.
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Duração da bolsa
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A bolsa é concedida pelo prazo de um ano, ficando sua manutenção condicionada à avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando.A duração máxima da bolsa de doutorado é de 48 (quarenta e oito) meses e a de mestrado, tem a duração máxima de 24 (vinte quatro) meses, improrrogáveis.
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Valor da bolsa
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Atualmente o valor da mensalidade é:Mestrado: R$ 2.100,00 (três mil e cem reais)Doutorado: R$ 3.100,00 (três mil e cem reais)
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Diretamente nas agências
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Os alunos da pós-graduação podem obter bolsas para mestrado ou doutorado diretamente nas agências de fomento.Mais informações em:Fapesp - Bolsas para MestradoFapesp - Bolsas para DoutoradoFapesp - Bolsas para Doutorado Direto
Auxílio financeiro
O PPGCI-ECA-USP estimula a participação de discentes regularmente matriculados em eventos científicos, oferecendo auxílio financeiro, que consiste de duas diárias (estipulada pela Capes no valor de R$ 640,00) para eventos nacionais e duas diárias ((estipulada pela Capes no valor de R$ 640,00) para eventos internacionais .
OBSERVAÇÃO para auxílios no ano de 2024: A comprovação de participação no evento deverá ser enviada, através de certificado de apresentação de trabalho emitido pelo evento, até novembro de 2024.
A confirmação do auxílio se dará mediante apresentação de comprovação de aceite do trabalho, pela comissão organizadora do evento. E o pagamento será efetuado após apresentação do certificado.
Preferivelmente, estimula-se a publicação de artigos completos. Por outro lado, em se tratando de mestrandos que pretendam apresentar resumos, poderão solicitar e serão analisados excepcionalmente.
Alternativamente, o auxílio para tradução/revisão de manuscrito em outro idioma poderá ser concedido (em valor equivalente a duas diárias, R$ 640,00), desde que aceito em periódicos classificados nos estratos A1 a A4 do Qualis.
Considerando a intenção de permitir o atendimento de um maior número de discentes, estima-se que cada um usufrua do auxílio apenas uma vez ao longo do curso. Contudo, a depender do número de solicitações no ano, pode-se considerar a possibilidade de um segundo auxílio.
Em consonância com os critérios avaliativos estabelecidos pela Capes, os manuscritos devem ser em coautoria com docente(s).
Para solicitar auxílio para participação em eventos, a/o discente deve enviar um e-mail a ppgci.eca@usp.br com o título "Solicitação de auxílio discente - (nome)" contendo os seguintes documentos:
- Requisição de auxílio PROAP preenchido e assinado;
- Termo de responsabilidade preenchido e assinado;
- Trabalho a ser apresentado no evento, em PDF;
- Aceito/convite para apresentação do trabalho no evento, em PDF.
IMPORTANTE: É necessário enviar ao PPGCI, através do ppgci.eca@usp.br, o comprovante de apresentação de trabalho no evento tão logo ele seja recebido pelo discente.
IMPORTANTE: Essas regras aplicam-se ao Mestrado e Doutorado Acadêmico, não sendo possíveis para o Mestrado Profissional.
Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGCI: