Pós-Graduação | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação foi criado em 2006, com o objetivo de fortalecer a pesquisa e o ensino na área. Tem como pressuposto a formação de pesquisadores e recursos humanos qualificados para o ensino superior e outras instâncias sócio-político-científico-culturais nacionais e internacionais. A internacionalização tem como pauta o incremento do diálogo acadêmico e cultural com outras universidades, ao mesmo tempo em que se reconhece a maturidade das pesquisas desenvolvidas no interior do Programa em condições equilibradas de atividades em parceria. As atividades que vêm sendo desenvolvidas, nos âmbitos dos convênios acadêmicos, com pesquisadores estrangeiros buscam consolidar a pesquisa em temáticas de interesse do Programa, além de incorporar novos temas e inserir docentes e discentes em outras frentes de pesquisa.

O programa tem uma área de concentração, Cultura e Informação, e a finalidade de desenvolver referenciais teórico-metodológicos nas temáticas relativas as suas três linhas de pesquisa: Apropriação Social da Informação; Gestão de Dispositivos de Informação; e Organização da Informação e do Conhecimento.

O programa tem por objetivo o desenvolvimento de referenciais teórico-metodológicos nas temáticas relativas a:

Apropriação Social da Informação;

Gestão de Dispositivos de Informação e;

Organização da Informação e do Conhecimento.

Mestrado acadêmico e o doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação tem uma área de concentração - Cultura e Informação - e três linhas de pesquisa:

 

Área de Concentração: Cultura e Informação

Trata das relações que caracterizam os processos de construção e/ou re-construção do sentido e/ou do produto cultural quando a informação é transformada em conhecimento e o produto cultural, em bem cultural propondo a observação das ações necessárias, no contexto dos equipamentos culturais, para que a informação possa ser preservada e circular socialmente (coleta, seleção, organização, acesso) e a análise dos contextos culturais dentro dos quais estes processos se realizam e adquirem seu sentido social. A inserção dos estudos de informação no contexto social-cultural pretende fornecer uma leitura particular da introdução da Ciência da Informação no escopo das Ciências Sociais Aplicadas. A área está está organizada em três linhas de pesquisa, a saber:

Linha de pesquisa: Apropriação Social da Informação

Estudo dos processos de apropriação social da informação, considerados em seus aspectos educacionais e culturais e definidos como um dos objetos específicos da Ciência da Informação, a partir de sua compreensão como área de conhecimento transdisciplinar.
Compreende estudos de base histórico-culturais centrados nas políticas, nas dinâmicas, nos dispositivos e práticas culturais, bem como estudos das relações entre Informação e Educação, sob perspectivas sincrônicas e diacrônicas. Tais trabalhos mobilizam conceitos como apropriação simbólica, ação cultural, saberes informacionais, infoeducação, mediação cultural, protagonismo cultural, dentre outros.

As pesquisas que integram a linha distribuem-se em duas frentes complementares, a saber:

  1. Ação cultural, política cultural, dispositivos culturais, tecnologias de informação e cultura;

  2. Infoeducação, abordagem das conexões entre Educação e Informação, tendo em vista a apropriação de saberes informacionais indispensáveis à construção de conhecimentos e à participação afirmativa na cultura da contemporaneidade

 

Linha de pesquisa: Gestão de Dispositivos de Informação

Estudos teóricos e metodológicos relativos a planejamento, gerenciamento e avaliação de serviços, redes e sistemas de informação. Compreende a análise das variáveis que interferem na gestão dos fluxos que vão da seleção ao uso de recursos informacionais, de modo a garantir a adequação de produtos e serviços às necessidades do usuário em contextos específicos. Compreende também análises e reflexões, do ponto de vista gerencial, das políticas de informação e de comunicação científica e tecnológica, bem como seus principais canais de difusão.

As pesquisas que a integram distribuem-se nos seguintes eixos complementares:

  1. Estudos de modelos de mediações gerenciais em Serviços de Informação, respaldados em teorias e métodos da Administração e da Comunicação, particularmente os estudos de mediação;

  2. Estudos de produção e avaliação da comunicação científica e técnica, respaldados em teorias e métodos bibliométricos, cientométricos e infométricos;

  3.  Estudos de ambientes virtuais de produção, circulação e acesso à informação, com ênfase na compreensão dos processos mediados pelas tecnologias de informação e comunicação;

  4. Reflexões histórico-conceituais sobre estudos de usuários, colégios invisíveis, comunidades virtuais e comunidades de prática, incluindo a compreensão dos métodos e procedimentos de análise;

 

A contextualização dos estudos permite melhor compreensão das variáveis ambientais, organizacionais, sócio-culturais que interferem nas necessidades de informação do usuário (individual ou coletivo) e na avaliação dos seus critérios de relevância em relação a recursos informacionais e ao apoio à pesquisa e recuperação das informações disponibilizadas. Deste modo, os estudos consideram diferentes dispositivos de informação, virtuais ou presenciais, públicos ou privados, gerais ou especializados e da natureza das informações disponibilizadas para acesso.

 

Linha de pesquisa: Organização da Informação e do Conhecimento

Estudos teóricos e metodológicos relativos à organização do conhecimento e da informação e de sua circulação para fins de acesso, recuperação e uso. Compreende a análise dos objetivos, processos e instrumentos que caracterizam as distintas possibilidades de organização da informação, considerando - se ainda a sua inserção histórica e sócio-cultural e as condições de interação face à diversidade da produção e dos públicos da informação. Compreende, também, abordagens históricas e epistemológicas da organização do conhecimento e da informação.

As pesquisas que a integram distribuem-se nos seguintes eixos complementares:

  1. Teorias e métodos de construção e organização da informação documentária para distintos receptores. Observam-se os aspectos textuais/discursivos dos objetos informacionais e os diferentes modelos de leitura, análise, condensação e representação, incluídos os modelos computacionais.

  2. A construção de linguagens documentárias e outras ferramentas de organização da informação para o acesso, recuperação e uso, observando–se características linguísticas, semióticas, terminológicas e comunicacionais, dos conteúdos documentários e dos grupos receptores, bem como de insumos tecnológicos;

  3. Estudos históricos e epistemológicos relativos à organização social do conhecimento e sua relação com as propostas de organização da informação;

  4. Análise e proposição de políticas de organização da informação no escopo da sua distribuição e recepção


Mestrado profissional

O mestrado profissional também tem uma área de concentração - Organização, Mediação e Circulação da Informação - e três linhas de pesquisa:

Área de Concentração:  Organização, Mediação e Circulação da Informação

Procurando dinamizar a relação entre a pesquisa científica e a pesquisa aplicada, facilitando a apropriação dos referenciais teóricos da área para desenvolvimento de projetos de intervenção no mundo do trabalho no que se refere aos processos de organização, mediação e circulação da informação a área de concentração do programa acadêmico é composta por três linhas de pesquisa, a saber.

Linha de pesquisa: Mediação Cultural

A abordagem da mediação cultural, no âmbito do Mestrado Profissional, privilegia os aspectos teóricos, metodológicos, técnicos e materiais mobilizados nas práticas culturais em dispositivos de informação. As pesquisas que integram a linha são focadas na capacitação de profissionais para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de mediação cultural em organismos públicos e privados; atuantes na área da educação, cultura, ciência e tecnologia.

Docentes: Edmir Perrotti, Ivete Pieruccini, Lourival Pereira Pinto e Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Linha de pesquisa: Gestão de Unidades de Informação

A linha propõe capacitar profissionais para o reconhecimento das variáveis ambientais e organizacionais intervenientes nas necessidades de informação de diferentes grupos socioculturais e profissionais; identificação e avaliação dos recursos informacionais essenciais ao planejamento e gerenciamento de dispositivos, redes e sistemas de informação públicos ou privados, gerais ou especializados; produção de indicadores de ciência, tecnologia e inovação para elaboração de políticas institucionais. Implica desenvolver estudos sobre os métodos de análise de acervo, de autenticidade documental, de confiabilidade de fontes de informação, o conhecimento da legislação sobre os direitos de propriedade intelectual em face das formas de produção de conhecimento na atualidade. Compreende, ainda, o estudo das formas de comunicação científica e tecnológica, bem como dos canais de difusão, o desenvolvimento de projetos de intervenção em serviços de informação, repositórios e redes, e em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.

Docentes: Asa Fujino, Francisco Carlos Paletta, José Fernando Modesto, Marcelo dos Santos, Marcos Luiz Mucheroni, Pedro Luiz Côrtes, Rogério Mugnaini e Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

Linha de pesquisa: Organização da Informação e do Conhecimento

A linha se propõe a capacitar profissionais na elaboração de projetos de tratamento e recuperação da informação, considerando os diferentes tipos de contextos, documentos (documentos científicos, administrativos, textuais, imagéticos) e dispositivos (bibliotecas, centros ou sistemas de informação, arquivos, museus; sites na Web, empresas), Compreende a análise e proposição de políticas de organização da informação; o domínio de métodos de representação e recuperação de informação, incluindo os modelos computacionais e a construção de sistemas de organização do conhecimento (linguagens documentárias), com base em teorias linguísticas, semióticas e terminológicas, apoiadas em tecnologias da informação

Docentes: Cibele Araujo Camargo Marques Dos Santos, Johanna W. Smit, Marilda L. Ginez de Lara, Marivalde Moacir Francelin, Nair Y. Kobashi e Vânia Mara Alves Lima

Comissão Coordenadora de Programa (Mandato de 09.12.2022 a 08.12.2024):

Prof. Dr. Rogério Mugnaini - Coordenador
Profa. Dra. Giovana Deliberali Maimone - Suplente da Coordenação
Prof. Dr. Marco Antonio de Almeida
Prof. Dr. Marcos Luiz Mucheroni (suplente)
Profa. Dra. Vânia Mara Alves Lima (suplente)
Profa. Dra. Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (suplente)

Portaria interna CCP-PPGCI/ECA nº 03/2022 - 08.11.2022

Chapas inscritas, conforme a Portaria CCP-PPGCI/ECA nº 03/2022 - 23.11.2022

Resultado da eleição, conforme a Portaria CCP-PPGCI/ECA nº 03/2022 - 5.12.2022

Eleição para Coordenação e Suplência da Coordenação do PPGCI - 8.12.2022

 

Comissões de Apoio à Comissão Coordenadora de Programa

Portaria 01/2023 - Institui a Comissão de Autoavaliação do PPGCI - 02.03.2023

Portaria 2/2023 - Institui a Comissão de Seleção de Teses - 31.03.2023

 

Contato:
Secretário:  Bruno Ribeiro
Horário de atendimento:
de segunda a sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h
Telefone: +55 11 3091 8658
E-mail: ppgci.eca@usp.br


Horário de atendimento:
de segunda a sexta das 9h às 14h 
Telefone: +55 11 3091 8658
E-mail: ppgci.eca@usp.br

Alunos Regulares

As normas para o processo de seleção, visando o ingresso de alunos(as) regulares para o mestrado e o doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação são disponibilizadas, anualmente, via edital, no segundo semestre.


Consulte os processos seletivos anteriores para alunos regulares.

 

Ingresso no 1º semestre de 2024

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico)

 

Ingresso no 1º semestre de 2024

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional)

 

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado e Doutorado Acadêmico) - ingresso no 1º semestre de 2023

Processo Seletivo Alunos Regulares (Mestrado Profissional) - ingresso no 1º semestre de 2023

 

Alunos Especiais

 

Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2024

Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2023

Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2023

Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2022

Processo Seletivo Aluno Especial - 1º Semestre 2022

Processo Seletivo Aluno Especial - 2º Semestre 2021


Consulte os processos seletivos anteriores para alunos especiais.

 

Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação:

Docente
Projeto de pesquisa
Asa Fujino
A institucionalização da pesquisa sobre patentes na ciência da informação: evolução e tendências da produção científica nacional e internacional
Informação na sociedade contemporânea e as novas práticas sociais que a sustentam: Formação do  Profissional da Informação e os desafios para sua interação significativa com o Usuário
O Profissional da informação: Reflexões sobre Formação e o Mundo do Trabalho
Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos
Organização e Representação do Conhecimento: aportes teóricos, metodológicos, ensino-aprendizagem e perspectivas em ambientes digitais e analógicos.
Edmir Perrotti
Informação e Educação: abordagens
Francisco Carlos Paletta
Busca, Recuperação e Organização da Informação e do Conhecimento na Web de Dados
Tecnologia da Informação em Biblioteca Digital e Sistemas Abertos - Estudos de Usuário da Informação na Web de Dados
Giovana Deliberali Maimone
Organização da Informação e do Conhecimento de Documentos Artísticos: integrando museu, biblioteca e arquivo
Vocabulário Controlado de Arte: teoria, método e aplicação
Giulia Crippa
Discutindo uma teoria das coleções para a memória do futuro: registros, narrativas e exposições+B16
Ivete Pieruccini
Ordem informacional dialógica: formulação de categorias sobre práticas e formação de mediadores de informação especializados
José Fernando Modesto da Silva
Estudos sobre a catalogação descritiva em ambiente digital e das redes sociais: desafios e impactos para o tratamento, armazenamento, digitalização, intercâmbio da informação registrada (impressa e digital)
Programas de Ensino de Representação Descritiva e Disciplinas Correlatas
Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
Que políticas culturais para o século XXI?
Marco Antonio de Almeida
Práticas Culturais, Informação e Tecnologia: Mediações
Marcos Luiz Mucheroni
Aplicações de Redes Sociais em Comunicação Científica e Web Semântica
Redes Sociais, Comunicação Cientifica e Ontologias
Marivalde Moacir Francelin
Epistemologia, Ciência da Informação e Organização do Conhecimento
Nair Yumiko Kobashi
Modelos de avaliação de atividades de pesquisa científica:um estudo crítico
Rogério Mugnaini
Avaliação de produção científica no Brasil: estudo da comunicação científica nas diversas áreas 
Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Project maps the initiatives from LAC libraries in support to Agenda 2030
Retrospectiva de la Section de America Latina e Caribe de la IFLA: 40 anos
Vânia Mara Alves Lima
Organização, representação e recuperação da informação iconográfica

Produção intelectual

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação mantém uma rica produção intelectual, que inclui teses e dissertações defendidas junto ao programa, periódicos, publicações e eventos acadêmicos.
 
Consulte as teses e dissertações defendidas junto ao programa na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Consulte abaixo publicações recentes de pesquisadores e pesquisadoras do PPGCI:

Informação e Contemporaneidade: Perspectivas
Marilda Lopes Ginez de Lara, Asa Fujino e Daisy Pires Noronha (organizadoras)


Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil
Além do texto da conferência da professora Olga Pombo, da Universidade de Lisboa, o livro traz os dois melhores trabalhos apresentados nos oito GTs da ANCIB relativos ao ENANCIB de 2008, realizado em São Paulo.
Marilda Lopes Ginez de Lara e Johanna Wilhelmina Smit (organizadoras)

Guia para Apresentação de Dissertações e Teses
O guia tem como proposta apresentar as normas que servem como instrumento de apoio aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da ECA-USP na apresentação das dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Daisy Pires Noronha (organizadora)

Informações de interesse dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação:
 
Exame de Qualificação
Toda/o discente deve depositar o material para o Exame de Qualificação até a data limite indicada em sua Ficha de Aluno do sistema Janus.
O material a ser depositado é composto de:
1. Formulário de Sugestão de Banca de Qualificação, onde devem constar os dados da/o discente, das/os membros da banca, titulares e suplentes, completos, e data e horário de realização do exame;
2. Relatório de qualificação, em pdf, conforme  parágrafo VII das Normas do PPGCI;
3. Formulário de Cadastro de Docentes Externos à USP, preenchido de forma completa, para todas/os as/os docentes que não pertencerem ao quadro funcional da USP.
Para realizar o depósito, a/o discente deve enviar um email para ppgci.eca@usp.br, com o título Exame de "Qualificação - [Nome da/o Discente]", com os arquivos indicados acima anexados.
IMPORTANTE: A data de depósito será a mesma do recebimento do email pela secretaria, de forma que depósitos fora do prazo não serão efetivados.
 
Depósito de Teses e Dissertações
O depósito digital deve ser realizado direto no Sistema Janus no Portal USP, para os PPGs - PPGAC - Artes Cênicas; PPGCOM - Ciências da Comunicação e PPGMUS - Música.
No Sistema Janus, o aluno deve anexar os documentos obrigatórios em formato PDF:
  1. PDF da Sugestão de Banca (preenchimento completo e assinatura);
  2. PDF com a Autorização para disponibilização na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (conforme descrito no item 2 abaixo);
  3. PDF da Dissertação ou Tese;

Verificamos que o Sistema solicita a inclusão do documento "anuência de depósito pelo orientador(PDF)", neste caso, o aluno pode carregar a Sugestão de Banca também neste campo.

Esclarecemos que a entrega da versão corrigida na ECA é realizada pelo email defesaseca@usp.br

Documentos obrigatórios para depósito de teses e dissertações

Formulário de indicação de banca: Mestrado (Acadêmico/Profissional): DOC - PDF | Doutorado: DOC - PDF

Formulário de autorização para a Biblioteca Digital da USP: DOC - PDF

Ficha catalográfica: solicite aqui

 

Atende Virtual

Sistema de envio de solicitações, com acesso através de usuário e senha única: http://pos.sistemas.eca.usp.br/atende-virtual

 

 
Bolsas de Estudo
Quem pode concorrer?
Todos os alunos ingressantes e regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação, com exceção dos alunos e alunas que foram selecionados pelo Programa PEC-PG.
Requisitos exigidos pela CAPES
Requisitos exigidos pela CAPES (Portaria 76, de 14.04.2010):
  • dedicação integral às atividades acadêmicas de seu programa de pós-graduação;
  • quando possuir vínculo empregatício, estar liberado das atividades profissionais e sem percepção de vencimentos;
  • fixação de residência na localidade onde se realiza o curso;
  • não acumular bolsa de outro programa, ou de outra agência de fomento e de organismos nacionais e internacionais;
  • não ser funcionário ou servidor, docente, pesquisador ou técnico, da instituição onde se realiza a pós-graduação;
  • não se encontrar aposentado ou em situação equiparada;
  • contar , no momento da concessão da bolsa, com, pelo menos, 20 anos, no caso de bolsa de mestrado, ou 24 anos, no caso de bolsa de doutorado, para integralizar o tempo legalmente fixado para obtenção de sua aposentadoria por tempo de serviço.
  • realizar estágio de docência de acordo com o estabelecido no Artigo 18º da Portaria Nº 76, de 14.04.2010 da CAPES.
Duração da bolsa
A bolsa é concedida pelo prazo de um ano, ficando sua manutenção condicionada à avaliação do desempenho acadêmico do pós-graduando.
A duração máxima da bolsa de doutorado é de 48 (quarenta e oito) meses e a de mestrado, tem a duração máxima de 24 (vinte quatro) meses, improrrogáveis.
Valor da bolsa
Atualmente o valor da mensalidade é:
Mestrado: R$ 2.100,00 (três mil e cem reais)
Doutorado: R$ 3.100,00 (três mil e cem reais)
Diretamente nas agências
Os alunos da pós-graduação podem obter bolsas para mestrado ou doutorado diretamente nas agências de fomento.
Mais informações em:
Links relacionados:

O PPGCI-ECA-USP estimula a participação de discentes regularmente matriculados em eventos científicos, oferecendo auxílio financeiro, que consiste de uma diária (estipulada pela Capes no valor de R$ 320,00). A confirmação do auxílio se dará mediante apresentação de comprovação de aceite do trabalho, pela comissão organizadora do evento. E o pagamento será efetuado após apresentação do certificado.

Preferivelmente, estimula-se a publicação de artigos completos. Por outro lado, em se tratando de mestrandos que pretendam apresentar resumos, poderão solicitar e serão analisados excepcionalmente.

Alternativamente, o auxílio para tradução/revisão de manuscrito em outro idioma poderá ser concedido (em valor equivalente a duas diárias, R$ 640,00), desde que aceito em periódicos classificados nos estratos A1 a A4 do Qualis.

Considerando a intenção de permitir o atendimento de um maior número de discentes, estima-se que cada um usufrua do auxílio apenas uma vez ao longo do curso. Contudo, a depender do número de solicitações no ano, pode-se considerar a possibilidade de um segundo auxílio.

Em consonância com os critérios avaliativos estabelecidos pela Capes, os manuscritos devem ser em coautoria com docente(s).

Para solicitar auxílio para participação em eventos, a/o discente deve enviar um e-mail a ppgci.eca@usp.br com o título "Solicitação de auxílio discente - (nome)" contendo os seguintes documentos:

- Requisição de auxílio PROAP preenchido e assinado;

- Termo de responsabilidade preenchido e assinado;

- Trabalho a ser apresentado no evento, em PDF;

- Aceito/convite para apresentação do trabalho no evento, em PDF.

IMPORTANTE: É necessário enviar ao PPGCI, através do ppgci.eca@usp.br, o comprovante de apresentação de trabalho no evento tão logo ele seja recebido pelo discente.

 

 

 

Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGCI: 
 
Editais em andamento
 
Editais concluídos
Edital do processo seletivo para novos bolsistas Mestrado e Doutorado 2020
Inscrições: 2 a 13 de março