Comisión de Relaciones Internacionales

Comissão de Relações Internacionais

A ECA está organizada em oito departamentos nos quais os alunos estrangeiros podem assistir às aulas dos cursos de graduação. Os departamentos são: Departamento de Artes Cênicas (CAC); Departamento de Artes Plásticas (CAP); Departamento de Informação e Cultura (CBD); Departamento de Comunicações e Artes (CCA); Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE); Departamento de Música (CMU); Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP); Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). 

A Escola também oferece cursos de pós-graduação nas áreas de artes cênicas, artes visuais, ciência da informação, ciências da comunicação, meios e processos audiovisuais e música.

Na ECA, há quatro modalidades para o estudante estrangeiro se candidatar ao intercâmbio acadêmico, que são:

Graduação

Os estudantes de graduação podem assistir a no máximo oito disciplinas por semestre. A lista de disciplinas está disponível no Sistema JupiterWeb. Embora seja necessário o envio prévio do plano de estudos, nós oferecemos duas semanas, a partir do inicio do semestre acadêmico, para que os estudantes façam as adequações necessárias. Todas as disciplinas são ministradas em português.

Algumas disciplinas têm requisitos específicos que os estudantes devem levar em conta antes de submeterem suas candidaturas. As solicitações serão analisadas considerando o Histórico Escolar e o Plano de Estudos.

Antes do início do semestre letivo, haverá uma reunião com informações importantes. A participação dos alunos é obrigatória.

A USP não oferece acomodações para alunos de intercâmbio. 

Programas de estágio para estudantes de intercâmbio no Brasil não são aceitos pela USP.

Os estudantes de intercâmbio devem estar cobertos por um seguro de saúde internacional.

 

Há dois tipos diferentes de candidatura:

1 - Se a Institutição de origem do estudante estrangeiro possui um convênio com a USP (e não diretamente com a ECA): 

A Instituição de origem deverá seguir as instruções de nomeação que constam no site da AUCANI.

 

2 - Se a Institutição de origem do estudante estrangeiro possui um convênio direto com a ECA (confira aqui) seguir o cronograma abaixo: 

I.  A Universidade de Origem deve enviar a nomeação do estudante por e-mail para incoming.eca@usp.br.

Datas limites para envio de nomeações e candidaturas:

26 de Maio (para mobilidade no segundo semestre - de Agosto a Dezembro)

30 de Outubro (para mobilidade no primeiro semestre - de Fevereiro a Julho)

II.   O estudante deve preencher o Formulário de Candidatura. Ele receberá um e-mail com um arquivo pdf, que deverá ser impresso e assinado pelo aluno e pelo Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Origem.

III. Devidamente assinado, o Formulário de Candidatura deverá ser digitalizado e enviado para o e-mail incoming.eca@usp.brjuntamente com um documento  que certifique o nível intermediário de Português (certificado de proficiência CELPE-BRAS ou carta da Universidade de origem atestando o nível) *.

IV. O estudante receberá um e-mail de confirmação de recebimento de candidatura e, através do link recebido, deverá realizar a inscrição online no Sistema Mundus, fazendo o upload dos seguintes documentos:

- Carta de recomendação escrita por um professor da Universidade de origem;

- Plano de Estudos;

- Histórico Escolar emitido pela Universidade de origem;

- Cópia da página do passaporte que contém os dados pessoais;

- Uma foto tipo passaporte em formato “.jpg” (tamanho máximo 50Kb).

 

* Documento não obrigatório para Países que tenham o Português como língua materna, mas brasileiros residentes no exterior devem obrigatoriamente enviar uma cópia do RG.

ATENÇÃO! Todos os documentos deverão ser digitados (documentos escritos à mão não serão aceitos) e não será necessário enviar cópias impressas por correio.

 

Pós-Graduação

O estudante de pós-graduação de Instituição de Ensino Superior Estrangeira deve ter feito algum contato com docente da ECA para que ele aceite ser seu tutor durante o período do intercâmbio. O docente da ECA deverá preencher o modelo de carta de aceite para tutoria de pós-graduação, datá-lo, assiná-lo e enviá-lo para o aluno proceder com a candidatura. 

Os estudantes de pós-graduação podem assistir no máximo a 03 (três) disciplinas por semestre. A lista de disciplinas está disponível no site do serviço de pós-graduação.  Embora seja necessário o envio prévio do plano de estudos, é totalmente possível realizar mudanças após a chegada dos estudantes à ECA. Todas as disciplinas são ministradas em português.

Os alunos de pós-graduação devem chegar pelo menos 02 (duas) semanas antes do incio das aulas. A inscrição final é feita pessoalmente, mediante a apresentação do Visto de estudante (VITEM IV), do RNE e do CPF, documentos obtidos junto à Polícia Federal brasileira.

Estudantes europeus, antes de se candidatarem, devem contatar a CRInt/ECA para verificar se podem frequentar os cursos de pós-graduação. Isto se deve ao fato de que os estudantes de Master 1 são orientados a assistirem as disciplinas do último ano da graduação.

A Universidade de São Paulo não oferece acomodações para alunos de intercâmbio. 

Programas de estágio para estudantes de intercâmbio no Brasil não são aceitos pela Universidade de São Paulo.

Os estudantes de intercâmbio devem estar cobertos por um seguro de saúde internacional.

Para os procedimentos de candidatura de pós-graduação, o estudante deve preencher o Formulário de Candidatura e mandar por e-mail (para incoming.eca@usp.br) os seguintes documentos:

- Carta de motivação;

- Carta de aceite para tutoria de pós-graduação;

- Carta de recomendação escrita por um professor da Universidade de origem;

- Certificado da Graduação;

- Histórico Escolar da Graduação emitido pela Universidade de origem;

- Comprovante de matrícula na Pós-graduação;

- Histórico escolar atual da Pós-Graduação emitido pela Universidade de origem;

- Histórico escolar do mestrado emitido pela Universidade de origem (apenas para os estudantes atualmente inscritos em programas de Doutorado);

- Um documento que certifique o nível intermédio de Português (certificado de proficiência CELPE-BRAS ou carta da Universidade de origem atestando o nível) *.

- Cópia da página do passaporte que contém os dados pessoais;

- Uma foto tipo passaporte em formato “.jpg” (tamanho máximo 50Kb).

 

Todos os documentos devem ser digitados (documentos escritos à mão não serão aceitos)

Não é necessário enviar as cópias impressas!

 

* Brasileiros residentes no exterior devem obrigatoriamente inserir o RG.

Mobilidade de Pesquisa

Trata-se de uma modalidade de intercâmbio na qual o estudante de pós-graduação (mestrado ou doutorado) de Instituição de Ensino Superior Estrangeira realiza um período de pesquisas na ECA/USP, participando de seminários e de discussões de pesquisa envolvendo docentes e pós-graduandos.

Para se candidatar, o interessado deve ter feito contato com algum docente credenciado a um dos Programas de Pós-Graduação da ECA, cuja área de estudos contemple ou tenha objetivos em comum com a pesquisa que será desenvolvida.

A estadia de pesquisa pode ocorrer por até 6 meses (com possibilidade de extensão do período, não sendo possível ultrapassar 12 meses de pesquisa no total).

A estadia de pesquisa não prevê a matrícula do interessado em disciplinas de graduação ou de pós-graduação. Caso haja interesse em cursar só disciplinas, é necessário verificar os procedimentos para realizar um intercâmbio regular na ECA (modalidade ‘Pós-Graduação').

Segundo a decisão tomada pela Pró-reitoria de pós-graduação, as candidaturas realizadas para períodos de pesquisa superiores a 3 meses concedem ao pesquisador o acesso à infraestrutura universitária de alimentação, transporte e lazer, além das bibliotecas e da rede USP de intranet. O interessado também tem direito ao cartão USP e ao cartão BUSP.
Nos casos de candidaturas inferiores a 3 meses, o acesso a estes benefícios é limitado.

Ao término do período de pesquisa e mediante envio de Relatório Final, o pesquisador receberá um certificado da ECA comprovando o desenvolvimento do trabalho.

A Escola de Comunicações e Artes não prevê bolsas ou qualquer outro tipo de financiamento aos aprovados. As despesas com passagens aéreas, moradia, transporte e alimentação são de responsabilidade do pesquisador.

Sobre o Visto: o visto do Pesquisador Visitante Internacional deverá ser do tipo Temporário VITEM I. O visto de turista não é aceito para estabelecimento de vínculo com a USP. O comprovante do visto obtido deve ser apresentado à CRInt/ECA.

Como se candidatar:

Para os procedimentos de candidatura de estadia de pesquisa, o interessado deve preencher o Formulário de Candidatura e fazer o upload dos seguintes documentos:

- Carta de aceite para tutoria de pesquisa (o docente da ECA deverá preencher o modelo de carta de aceite para tutoria de pesquisa, datá-lo, assiná-lo e enviá-lo para o pesquisador);

- Certificados de conclusão da Graduação e do Mestrado* (apenas para casos de candidatura de doutorandos);

- Atestado de matrícula no vínculo atual (Mestrado ou Doutorado);

- Carta pessoal contendo justificativa da visita;

- Projeto de pesquisa e cronograma de atividades durante o período de estadia;

- Cópia da página do passaporte que contém os dados pessoais ou documento de identificação pessoal com foto (no caso de brasileiros);

- Uma foto tipo passaporte em formato “.jpg” (tamanho máximo 50Kb).

- Um documento que certifique o nível intermédiário de Português (certificado de proficiência CELPE-BRAS ou carta da Universidade de origem atestando o nível)*.

Todos os documentos devem ser digitados (documentos escritos à mão não serão aceitos).

Não é necessário enviar as cópias impressas!

Candidatura livre para Graduação - “Free Mover”

Os estudantes free movers podem assistir a no máximo 08 (oito) disciplinas por semestre. A lista de disciplinas está disponível no Sistema JupiterWeb. Embora seja necessário o envio prévio do plano de estudos, nós oferecemos duas semanas, a partir do inicio do semestre acadêmico, para que os estudantes façam as mudanças necessárias. Todas as disciplinas são dadas em português.

Muita disciplina têm requisitos específicos que os estudantes devem levar em conta antes de submeterem suas candidaturas.  Portanto, as solicitações serão analisadas considerando o Histórico escolar e o Plano de estudos.

Antes do início do semestre letivo, haverá uma reunião para dar algumas informações importantes. A participação dos alunos é obrigatória.

A Universidade de São Paulo não oferece acomodações para alunos de intercambio. Para obter informações sobre alojamento envie um e-mail para infohousing@usp.br.

Programas de estágio para estudantes de intercâmbio no Brasil não são aceitos pela Universidade de São Paulo.

Os estudantes de intercâmbio devem estar cobertos por um seguro de saúde internacional.

Para os procedimentos de candidatura livre para graduação (free mover), o estudante deve preencher o Formulário de Candidatura e fazer o upload dos seguintes documentos:

- Atestado de matricula;

- Carta de recomendação escrita por um professor da Universidade de origem;

- Carta de motivação;

- Curriculum vitae (resumido em 01 página, com a descrição das atividades laborais e acadêmicas);

- Histórico escolar emitido pela Universidade de origem;

- Cópia da página do passaporte que contém os dados pessoais;

- Uma foto tipo passaporte em formato “.jpg” (tamanho máximo 50Kb);

- Um documento que certifique o nível intermédio de Português (certificado de proficiência CELPE-BRAS ou carta da Universidade de origem atestando o nível) *.

Todos os documentos devem ser digitados (documentos escritos à mão não serão aceitos)

Não é necessário enviar as cópias impressas!

* Documento não obrigatório, mas brasileiros residentes no exterior devem obrigatoriamente inserir o RG neste local.


 Como funciona?

Estudantes estrangeiros podem estudar por 01 (um) semestre até 01 (um) ano; não é permitido  ficar na ECA por mais de um ano. Pesquisadores devem enviar suas candidaturas ao menos 02 (dois) meses antes do começo da mobilidade. À categoria de Candidatura Livre para Graduação é permitido se candidatar para somente 01 (um) semestre.

Após a conclusão do processo de candidatura, a CRInt / ECA vai analisar os pedidos e se tudo estiver correto, nós enviaremos a carta de aceitação para os alunos. Com a carta de aceitação os alunos devem ir a uma Embaixada ou Consulado brasileiro no país de origem e solicitar um visto de tipo adequado. A Universidade de São Paulo não vai matricular os alunos se eles vierem com um visto de turista.

Prazos para candidaturas:

Intercâmbio no 1º semestre (de março a junho): de 21 de agosto a 27 de outubro.
Intercâmbio no 2º semestre (de agosto a novembro): de 20 de março a 26 de maio.