entrada do prédio central da eca usp

Pós - Graduação

Cursos de pós-graduação

A ECA possui hoje seis programas de pós-graduação, com cursos de mestrado, doutorado e um mestrado profissional. São eles:

Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV)

O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) tem por objetivo produzir e fomentar a pesquisa na área das Artes Visuais, no intuito de garantir a necessária interface entre teoria e prática; consolidar a formação de um eixo de criação e reflexão; e formar profissionais qualificados para a produção e o ensino. A atuação dos professores do PPGAV concentra-se em duas áreas:
1) Poéticas Visuais, que privilegia o estudo das formas de operar, no âmbito do projeto e do processo da obra de arte e
2) Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte, que desenvolve estudos e projetos de pesquisa em teoria, história, crítica da arte e fundamentos da aprendizagem artística, visando à compreensão do fenômeno artístico nos níveis da produção, percepção e veiculação. Conta com duas linhas de pesquisa: História, Crítica e Teoria da Arte e Fundamentos do Ensino e da Aprendizagem da Arte.

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) tem se destacado pela investigação da prática e da teoria teatral que são sempre confrontadas a fim de se alimentarem reciprocamente. Os objetivos centrais do programa são a formação de docentes e pesquisadores de excelência; o estímulo ao aprimoramento contínuo do corpo docente; o fomento à inovação no âmbito da produção intelectual e o estabelecimento de um diálogo profícuo e permanente da Universidade com a sociedade. O PPGAC possui duas áreas de concentração:
1) Teoria e Prática do Teatro, que, ao estimular a produção conjunta de conhecimento e prática do teatro, a desfaz o esquema baseado na dissociação temporal das operações criativa e reflexiva e
2) Pedagogia do Teatro, que compreende tanto as investigações que se ocupam do caráter educacional da prática teatral quanto àquelas voltadas para os princípios e métodos de ensino e aprendizagem do teatro em circuitos profissionais e amadores.
Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA)

O Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) se dedica a examinar o campo das imagens em movimento e de seu legado na constituição da cultura audiovisual contemporânea. A ênfase em pesquisas na área de cinema dialoga com o estudo de outras mídias, afinando seus propósitos em torno de abordagens que privilegiam, a partir de perspectivas teóricas distintas, a dimensão sensível das imagens e/ou sons. Para isso, o programa dedica-se ao estudo do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio, das mídias eletrônico-digitais e das performances que se realizam como produção fílmica, espetáculo ou evento. O programa é composto por três linhas de pesquisa:
a) História, Teoria e Crítica, que reúne pesquisadores dedicados ao estudo das formas e temas da mídia audiovisual tal como organizada nos seus diversos gêneros e suportes;
b) Poéticas e Técnicas, dedicada aos estudos teórico-práticos dos processos de realização de obras audiovisuais;
c) e Cultura Audiovisual e Comunicação, dedicada às mediações e interações nos processos comunicacionais, nos sistemas de linguagem, nas práticas midiáticas do espaço público e de redes sociais.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI)

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) tem como objetivo fundamental de fortalecer a pesquisa e o ensino na área. O programa delineou sua área de concentração de forma a integrar as diretrizes básicas do domínio da Ciência da Informação aos referenciais culturais próprios da sociedade contemporânea. Atualmente, a área de concentração do programa Cultura e Informação é composta por três linhas de pesquisa:
a) Apropriação Social da Informação: são desenvolvidos estudos dos processos de apropriação social da informação, considerados em seus aspectos educacionais e culturais, definidos como objetos específicos da Ciência da Informação;
b) Gestão de Dispositivos de Informação: compreende a análise das variáveis que interferem na gestão dos fluxos, de modo a garantir a adequação de produtos e serviços às necessidades do usuário em contextos específicos;
c) Organização da Informação e do Conhecimento: são desenvolvidos estudos teóricos e metodológicos sobre a organização do conhecimento e da informação e sua circulação, acesso, recuperação e uso.

O Mestrado Profissional em Gestão da Informação tem por objetivo dinamizar a relação entre a pesquisa científica e a pesquisa aplicada, facilitando a apropriação dos referenciais teóricos da área para desenvolvimento de projetos de intervenção no mundo do trabalho no que se refere aos processos de organização, mediação e circulação da informação.

Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação (PPGCOM)

O Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação (PPGCOM) é o responsável pela formação de grande parte dos mestres e doutores em Comunicação no Brasil, impulsionando novos programas nas mais diferentes regiões do País. Desde sua implantação, as pesquisas do PPGCOM têm contribuído em múltiplas temáticas: epistemologia da comunicação, teorias da comunicação, estudo de teleficção (telenovela, séries); educomunicação (comunicação e educação); teorias dos discursos; comunicação organizacional; estudos de recepção e consumo; jornalismo digital; teoria do jornalismo e diálogo social; imagem e estética (fotografia); comunicação e trabalho; censura e liberdade de expressão; comunicação e cultura, entre outros temas. A partir de 2019, o PPGCOM se reorganiza em uma área de concentração: Ciências da Comunicação, com três linhas de pesquisa: Comunicação, redes e linguagens: objetos teóricos e empíricos; Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumos; e Comunicação: Interfaces e Institucionalidades.

Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS)

O Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) tem procurado fortalecer e integrar as atividades de produção artística e de pesquisa buscando uma maior interação com pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras. Atualmente oferece os cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração:
1) Musicologia, que conta com as linhas de pesquisa: a) Teoria e análise musical b) Musicologia e Etnomusicologia.
2) Processos de Criação Musical com as linhas de pesquisa a) Performance b) Questões interpretativas c) Música e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem d) Sonologia: criação e produção sonora.