Pós-Graduação | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) tem se destacado pela investigação da prática e da teoria teatral, que são sempre confrontadas a fim de se alimentarem reciprocamente. Os objetivos centrais do programa são a formação de docentes e pesquisadores de excelência; o estímulo ao aprimoramento contínuo do corpo docente; o fomento à inovação no âmbito da produção intelectual e o estabelecimento de um diálogo profícuo e permanente da Universidade com a sociedade.

O PPGAC congrega um corpo atuante e qualificado de professores-pesquisadores, distribuídos em laboratórios, grupos de pesquisa e ensino, contribuindo para um intenso diálogo com a sociedade.  Há que ressaltar ainda a profícua relação com a graduação, aprimorando a conexão entre as duas instâncias. A porosidade das pesquisas dos docentes credenciados aos processos pedagógicos e criativos dos alunos de graduação vem adquirindo expressiva atuação, juntamente com as realizadas no âmbito da pós-graduação, resultando num efetivo impacto de nossas ações no território brasileiro.

As duas revistas editadas no Programa – Sala Preta e Aspas – contemplam publicações de pesquisas realizadas pelo Programa, contribuindo para a veiculação, em níveis nacional e internacional, dos projetos aqui realizados.

O PPGAC é coordenado por uma Comissão de Pós-graduação (CCP), que tem como membros titulares três orientadores plenos credenciados no Programa, e um representante discente.

São objetivos do PPGAC:
  • Estabelecimento de um diálogo profícuo e permanente da universidade com a sociedade, com foco: a) nas frequentes alterações na vida social, que solicitam respostas artísticas e pedagógicas apropriadas aos novos enfrentamentos históricos, b) no intercâmbio solidário com as demais instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, c) na ampla difusão do conhecimento;
  • Formação de docentes e pesquisadores de excelência;
  • Estímulo ao aprimoramento contínuo dos professores do Programa;
  • Fomento à inovação no âmbito da produção intelectual, técnica, artística e bibliográfica produzida pelo Programa;
  • Incentivo à circulação do saber produzido por Programas coirmãos, sejam instituições de pesquisa e de pós-graduação brasileiras ou estrangeiras.
Área de Concentração: Teoria e prática do teatro

Pensando as pesquisas prática e teórica como formas complementares de produção de conhecimento; nesta área surgem associadas as figuras do teórico, do crítico, do hermeneuta e do criador teatral no próprio pesquisador, que, a exemplo do artista-pesquisador contemporâneo, trafega pelas várias ordens de operação teatral. Ao estimular a produção conjunta de conhecimento e prática do teatro, a proposta desfaz o esquema baseado na dissociação temporal das operações criativa e reflexiva. Ambas são exercitadas conjuntamente, questionam-se e se complementam, já que a prática vem sustentada pela reflexão teórica e a teoria é necessariamente uma práxis de teatro.

A partir dessa área de concentração abrangente, discriminam-se dois vetores diferenciais, que nomeiam as duas linhas de pesquisa derivadas desse tronco, a saber:

Linha de pesquisa: História do Teatro

A linha de pesquisa História do Teatro, abarcando História do Teatro Brasileiro e História do Teatro Mundial – destina-se aos investigadores que priorizem a abordagem do teatro em sua relação com a história, por meio de estudos em que a temporalidade de um momento específico da evolução social seja o fator determinante de leitura do evento cênico. Os processos globais da história, os movimentos sociais coletivos e as determinações do contexto na criação do teatro são alguns dos pressupostos que orientam essa linhagem de investigação teatral, tenha ela como objeto específico o Teatro Brasileiro ou o Teatro Mundial do oriente e do ocidente.

Linha de pesquisa: Texto e Cena

Refletir sobre as relações entre Texto e Cena é analisar questões relativas à Encenação, Atuação e Dramaturgia, não entendidas como áreas estanques, mas como instâncias produtivas do texto cênico, composto da relação de todos os sistemas significantes mobilizados na representação, complementares e interdependentes. Tendo em vista que a representação contemporânea é um espaço de tensão e de convivência entre várias escrituras – do diretor, do ator e do dramaturgo -, a divisão temática esboçada tem por objetivo enfatizar o foco preferencial de interesse do pesquisador que, na maioria dos casos, não deverá se furtar à análise da cena teatral viva, caracterizada pela fluidez e pela mobilidade de fronteiras entre as áreas discriminadas, em geral não estáveis.


Área de Concentração: Pedagogia do teatro

Na área de concentração Pedagogia do Teatro, agrupam-se as pesquisas de Pós-graduação que tratam dos diversos aspectos que caracterizam a relação entre o Teatro e a Pedagogia, compreendendo tanto as investigações que se ocupam do caráter educacional da prática teatral, quanto aquelas voltadas para os princípios e métodos de ensino e aprendizagem do teatro em circuitos profissionais e amadores. Esta área de concentração, portanto, abrange pesquisas que enfocam a prática teatral enquanto experiência relevante na formação do indivíduo, e também os processos voltados para o aprimoramento técnico e reflexivo do artista de teatro. Esta área está dividida em duas linhas de pesquisa: Teatro e Educação, e Formação do Artista Teatral.

Linha de pesquisa: Formação do Artista Teatral

A linha de pesquisa Formação do Artista Teatral enfoca as diferentes concepções, metodologias e conteúdos que constituem os processos de ensino/aprendizagem do artista teatral contemporâneo. Abrange, assim, as pesquisas que investigam a interpretação teatral, ressaltando os aspectos metodológicos que compreendem a arte do ator, e que indicam a importância de sua consciência acerca do próprio processo de aprendizagem, apontando para a relevância da formação de um ator-pesquisador, consciente das premissas que norteiam seus próprios processos de trabalho e de investigação. Esta linha de pesquisa compreende também as pesquisas voltadas para as técnicas e princípios que tratam da formação do encenador, do cenógrafo, do figurinista, do dramaturgo, do iluminador, do diretor musical, e dos demais artistas teatrais.

Linha de pesquisa: Teatro e Educação

A linha de pesquisa Teatro e Educação propõe-se a investigar o teatro enquanto atividade educacional, enfocando-o a partir de diferentes abordagens. Compreende, assim, a atuação do teatro enquanto prática de ensino, enfatizando as variadas questões referentes às concepções e metodologias que se preocupam com a aprendizagem do teatro na escola e em variadas instituições educacionais e culturais. Compreende, também, a prática teatral enquanto forma de ação cultural, pensando a relação entre arte teatral e sociedade em nossos dias, tanto no âmbito da democratização cultural, quanto nas possibilidades do teatro enquanto instrumento de transformação social. Compreende, ainda, as questões e práticas que abordam a formação de espectadores teatrais, enfocando o tema em seus variados aspectos, tanto no que se refere às diferentes propostas de mediação cultural voltadas para a formação de público, quanto às práticas artístico-pedagógicas que visam capacitar os espectadores. Nesse sentido, abarca também os estudos da Recepção no teatro, contemplando a atividade do espectador diante do espetáculo e o modo como pode utilizar os materiais cênicos apresentados pelos criadores para transformá-los em experiência estética. Seu principal objetivo é fornecer instrumentos para a reflexão sobre a prática artística, os cânones estéticos e a ação pedagógica dos professores de arte, estimular a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística e sobre os processos por meio dos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes e adultos.

 

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
O PPGAC é coordenado por uma Comissão de Pós-Graduação (CCP), que tem como membros titulares três orientadores plenos credenciados no Programa, e um representante discente.
 
Comissão Coordenadora de Programa:

Membros Titulares
Fausto Roberto Poço Vianna (Coordenador)
Sayonara Sousa Pereira (Vice-coordenadora)
Ferdinando Crepalde Martins
Ivana Maria de Moura Alves (Discente)

Membros Suplentes:
Felisberto Sabino da Costa
Maria Helena Franco de Araujo Bastos
Antonio Carlos de Araújo Silva
Luciano Mendes de Jesus (Discente)
 

Secretário:
Paulo Gomes Staaks
 
Contato:
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta, das 14h às 16h
Tel.: +55 11 3091-1608
E-mail: ppgac@usp.br

Eleições na CCP

 Mandato de 12/11/2020 a 11/11/2022.


Calendário de reuniões ordinárias da CCP (2021)
  • 23 de fevereiro
  • 30 de março
  • 20 de abril
  • 25 de maio
  • 29 de junho
  • 24 de agosto
  • 28 de setembro
  • 26 de outubro
  • 30 de novembro
 

Grade horária das disciplinas do 2º semestre de 2021

Grade horária das disciplinas do 1º semestre de 2021


Saiba mais:

Consulte o catálogo completo de disciplinas do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA, por área de concentração: Pedagogia do Teatro e Teoria e Prática do Teatro

Alunos regulares
 

As normas para o processo de seleção, visando o ingresso de alunos(as) regulares, para o Mestrado e o Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC são disponibilizadas, anualmente, via Edital, na primeira quinzena de julho.

Requisitos

Poderão candidatar-se para o Mestrado, portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras. Para o Doutorado, portadores(as) do título de Mestre, em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições nacionais ou estrangeiras. Poderão ainda candidatar-se à seleção para o Doutorado Direto portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, mediante aprovação de memorial circunstanciado. A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas.

Inscrições

A inscrição é realizada on-line, no transcorrer do período definido pelo Programa. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a). A Comissão de Seleção, composta pelos(as) orientadores(as) que estão oferecendo vagas no processo, reserva-se o direito de ajuizar a pertinência dos documentos apresentados pelos(as) candidatos(as). No Edital, estará indicada toda a documentação necessária à inscrição.

Seleção dos candidatos

O processo seletivo estrutura-se em três fases sucessivas e eliminatórias: 1) Análise do Projeto de Pesquisa que o postulante pretende desenvolver e do Currículo Lattes atualizado, levando-se em conta a produção acadêmica, profissional e técnica; 2) Prova Dissertativa, sem consulta, sobre tema a ser informado no início da avaliação, formulada a partir da bibliografia específica de cada Área de Concentração e; 3) Prova Oral, realizada com base no projeto de pesquisa, em sua adequação à linha escolhida e nas referências bibliográficas indicadas.

Todos(as) os(as) candidatos(as) aprovadas(as) devem apresentar certificado de proficiência nas seguintes línguas: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão. Para o Mestrado exige-se proficiência em uma língua estrangeira. Para o Doutorado e o Doutorado Direto é requerida a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras. Os(as) candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar, no ato da matrícula, além dos certificados exigidos em Línguas Estrangeira, o certificado de proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS) ou pelo Centro de Línguas (FFLCH/USP).

São oferecidas cerca de 50 vagas anuais, distribuídas entre Mestrado e Doutorado, porém, o PPGAC reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

Processo seletivo 2022

Cronograma inicial:


Alunos especiais

As normas para o processo seletivo, visando o ingresso de alunos(as) especiais no PPGAC são disponibilizadas, semestralmente, via Edital, na primeira quinzena de janeiro e na segunda quinzena de maio.

Requisitos

Poderão candidatar-se portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras.

Inscrições

A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas. A inscrição é realizada on-line no período especificado em Edital. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a).

Seleção dos candidatos

O processo seletivo estrutura-se da seguinte forma:

    Inscrição on-line pelo(a) candidato(a);
    Análise do Currículo Lattes atualizado e da Carta de Interesse pelo(s) ministrante(s) da disciplina;
    Os selecionados receberam em seu e-mail o Boleto Bancário para realizar o pagamento e;
    Publicação da lista dos candidatos que pagaram o boleto e serão matriculados.

Disciplinas

As disciplinas oferecidas semestralmente no PPGAC estão disponíveis em "Disciplinas", no menu ao lado.

Processo seletivo 2021 - 2º Semestre

Período de inscrição: de 07 de junho a 18 de junho de 2021

Projetos de Pesquisa

Conheça os laboratórios e grupos de pesquisa vinculados ao PPGAC e ao Departamento de Artes Cênicas.

Produção intelectual

Consulte as teses e dissertações defendidas no PPGAC na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

As duas revistas editadas no PPGAC – Sala Preta e Aspas – contemplam publicações de pesquisas realizadas por seus pesquisadores, contribuindo para a veiculação, em níveis nacional e internacional, dos projetos desenvolvidos aqui:

Revista aSPAs

A "Revista aSPAs" propõe aos pesquisadores das Artes Cênicas um olhar sobre a produção da história e dramaturgia brasileiras.

Como mapear de fato essa produção? Podemos falar de uma dramaturgia ou história brasileira das Artes Cênicas tendo em vista sua  multiplicidade e diversidade? Qual a metodologia mais apropriada para abordar esses temas? Essas são algumas das perguntas que devem ser debatidas nos artigos publicados.  

Para mais informações, acesse o site da Revista aSPAs.

Sala Preta

Iniciada em 2001, a revista é um dos primeiros periódicos brasileiros especializados em artes cênicas e atualmente é uma das poucas revistas da área de Artes avaliada como “A1” pelo programa QUALIS/CAPES.

Para mais informações, acesse o site da revista Sala Preta.

A Pós-graduação em Artes Cênicas da USP surge em 1981 - constituindo-se de fato no mais antigo e pioneiro programa da área no país - vinculada ao Programa de Artes, que reunia ainda as pós-graduações de Música e Artes Visuais. Em 2005, os três programas se separaram, formando-se de modo independente, o que impulsionou de modo considerável o desenvolvimento e o amadurecimento de cada um deles, que ganharam autonomia para implementar projetos de ensino, pesquisa e produção intelectual afeitos às próprias características.

A criação de um programa autônomo de Artes Cênicas na USP é uma decorrência natural do fortalecimento deste campo de conhecimento em âmbito nacional, graças, em grande parte, a dedicação de professores e alunos que participaram destes mais de trinta anos de trabalho.

Convênios Interinstitucionais


Minter

Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas do Programa MINTER-CAPES entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Nacional Autónoma de Mexico (UNAM).

Dinter

Doutorado Interinstitucional em Artes Cênicas do Programa DINTER-CAPES entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Regulamentação para novos alunos a partir de 2020:

Novo Regulamento do PPGAC (em vigor)
Resolução CoPGr nº 7830, de 03 de outubro de 2019

Regulamentação do PPGAC para alunos matriculados até 2019:
Resolução CoPGr nº 6847, de 22 de julho de 2014


Veja também

A seguir, informações importantes para os alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC):

Bolsas de estudo

Seleção de Bolsistas CAPES - 2º semestre de 2021

Obs: no momento não há bolsas adicionais da CAPES, portanto a seleção será para cadastro em fila de espera.

Procedimentos para qualificação

Veja as instruções da ECA para qualificação e as orientações do PPGAC para apresentação do relatório de qualificação.

Depósito de tese/dissertação

Confira os procedimentos necessários para o depósito de tese/dissertação.

Estágio Supervisionado PAE

Veja as instruções para inscrição ao PAE.

SPA

Acesse para maiores informações sobre o SPA.

 


Veja também:

Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGAC: 

Editais em andamento
 

Não há editais em andamento no momento.


 Participação em eventos científico-acadêmicos
Requisitos
  • Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no mestrado ou no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP;
  • Participar de eventos científico-acadêmicos com apresentação de trabalho

Não poderá solicitar auxílio:

  • Discente sem matrícula semestral, com matrícula trancada, em prorrogação de prazo ou que depositou a dissertação/tese;
  • Para pesquisa de campo ou investigação prática;
  • Caso já tenha solicitado no mesmo ano.
Valores do auxílio

Valores concedidos pela CCP (aprovado em reunião da CCP de 30/10/2018):

  • Eventos no Brasil – para alunos de MESTRADO e DOUTORADO – até R$ 640,00
  • Eventos no Exterior – apenas para alunos de DOUTORADO – 1 diária conforme tabela da CAPES (Tabela em PDF)

Observação: O pagamento é efetuado após o evento e conforme valores concedidos pela CCP.

Itens financiáveis

Gastos que podem ser financiados com o auxílio financeiro da CAPES;

  • Passagem aérea;
  • Inscrição no evento;
  • Hospedagem;
  • Alimentação (exceto bebidas alcoólicas);
  • Despesas com locomoção (Ônibus e/ou Táxi).
Solicitações

Solicitação do auxílio financeiro - Brasil e exterior

  • A solicitação deverá ser feita conforme modelo 'WORD”;
  • Encaminhar a solicitação para o e-mail ppgac@usp.br;
  • O pedido deverá ser apreciado em reunião da CCP antes do evento. Não há reunião nos meses de julho e dezembro de 2020.

O recebimento de solicitações de Auxílio Financeiro para 2020, devem aguardar o repasse da verba CAPES-PROEX para o PPGAC, normalmente isto ocorre em março de cada ano, porém até a presente data ainda não recebemos

Caso desista do evento por qualquer motivo e em qualquer momento é necessário informar-nos através do e-mail ppgac@usp.br.

Prestação de contas

A prestação de contas com a verba CAPES-PROEX deverá estar de acordo com as portarias 227/2017 e 34/2016 da CAPES (Regulamento em PDF).

Após o evento
  • Preencher o formulário da CAPES (Modelo A) nos seguintes campos: RECIBO, IDENTIFICAÇÃO DO PRESTADOR DE SERVIÇO, DATA e ASSINATURA DO PRESTADOR DE SERVIÇO;
  • Apresentar a cópia do certificado de participação;
  • Entregar toda a documentação pessoalmente em até 10 (dez) dias após o evento e conforme agendamento realizado com o coordenador do programa.