O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) tem se destacado pela investigação da prática e da teoria teatral, que são sempre confrontadas a fim de se alimentarem reciprocamente. Os objetivos centrais do programa são a formação de docentes e pesquisadores de excelência; o estímulo ao aprimoramento contínuo do corpo docente; o fomento à inovação no âmbito da produção intelectual e o estabelecimento de um diálogo profícuo e permanente da Universidade com a sociedade.
O PPGAC congrega um corpo atuante e qualificado de professores-pesquisadores, distribuídos em laboratórios, grupos de pesquisa e ensino, contribuindo para um intenso diálogo com a sociedade. Há que ressaltar ainda a profícua relação com a graduação, aprimorando a conexão entre as duas instâncias. A porosidade das pesquisas dos docentes credenciados aos processos pedagógicos e criativos dos alunos de graduação vem adquirindo expressiva atuação, juntamente com as realizadas no âmbito da pós-graduação, resultando num efetivo impacto de nossas ações no território brasileiro.
As duas revistas editadas no Programa – Sala Preta e Aspas – contemplam publicações de pesquisas realizadas pelo Programa, contribuindo para a veiculação, em níveis nacional e internacional, dos projetos aqui realizados.
O PPGAC é coordenado por uma Comissão de Pós-graduação (CCP), que tem como membros titulares três orientadores plenos credenciados no Programa, e um representante discente.
-
Estabelecimento de um diálogo profícuo e permanente da universidade com a sociedade, com foco: a) nas frequentes alterações na vida social, que solicitam respostas artísticas e pedagógicas apropriadas aos novos enfrentamentos históricos, b) no intercâmbio solidário com as demais instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, c) na ampla difusão do conhecimento;
-
Formação de docentes e pesquisadores de excelência;
-
Estímulo ao aprimoramento contínuo dos professores do Programa;
-
Fomento à inovação no âmbito da produção intelectual, técnica, artística e bibliográfica produzida pelo Programa;
-
Incentivo à circulação do saber produzido por Programas coirmãos, sejam instituições de pesquisa e de pós-graduação brasileiras ou estrangeiras.
Pensando as pesquisas prática e teórica como formas complementares de produção de conhecimento; nesta área surgem associadas as figuras do teórico, do crítico, do hermeneuta e do criador teatral no próprio pesquisador, que, a exemplo do artista-pesquisador contemporâneo, trafega pelas várias ordens de operação teatral. Ao estimular a produção conjunta de conhecimento e prática do teatro, a proposta desfaz o esquema baseado na dissociação temporal das operações criativa e reflexiva. Ambas são exercitadas conjuntamente, questionam-se e se complementam, já que a prática vem sustentada pela reflexão teórica e a teoria é necessariamente uma práxis de teatro.
A partir dessa área de concentração abrangente, discriminam-se dois vetores diferenciais, que nomeiam as duas linhas de pesquisa derivadas desse tronco, a saber:
Linha de pesquisa: História do Teatro
A linha de pesquisa História do Teatro, abarcando História do Teatro Brasileiro e História do Teatro Mundial – destina-se aos investigadores que priorizem a abordagem do teatro em sua relação com a história, por meio de estudos em que a temporalidade de um momento específico da evolução social seja o fator determinante de leitura do evento cênico. Os processos globais da história, os movimentos sociais coletivos e as determinações do contexto na criação do teatro são alguns dos pressupostos que orientam essa linhagem de investigação teatral, tenha ela como objeto específico o Teatro Brasileiro ou o Teatro Mundial do oriente e do ocidente.
Linha de pesquisa: Texto e Cena
Refletir sobre as relações entre Texto e Cena é analisar questões relativas à Encenação, Atuação e Dramaturgia, não entendidas como áreas estanques, mas como instâncias produtivas do texto cênico, composto da relação de todos os sistemas significantes mobilizados na representação, complementares e interdependentes. Tendo em vista que a representação contemporânea é um espaço de tensão e de convivência entre várias escrituras – do diretor, do ator e do dramaturgo -, a divisão temática esboçada tem por objetivo enfatizar o foco preferencial de interesse do pesquisador que, na maioria dos casos, não deverá se furtar à análise da cena teatral viva, caracterizada pela fluidez e pela mobilidade de fronteiras entre as áreas discriminadas, em geral não estáveis.
Na área de concentração Pedagogia do Teatro, agrupam-se as pesquisas de Pós-graduação que tratam dos diversos aspectos que caracterizam a relação entre o Teatro e a Pedagogia, compreendendo tanto as investigações que se ocupam do caráter educacional da prática teatral, quanto aquelas voltadas para os princípios e métodos de ensino e aprendizagem do teatro em circuitos profissionais e amadores. Esta área de concentração, portanto, abrange pesquisas que enfocam a prática teatral enquanto experiência relevante na formação do indivíduo, e também os processos voltados para o aprimoramento técnico e reflexivo do artista de teatro. Esta área está dividida em duas linhas de pesquisa: Teatro e Educação, e Formação do Artista Teatral.
Linha de pesquisa: Formação do Artista Teatral
A linha de pesquisa Formação do Artista Teatral enfoca as diferentes concepções, metodologias e conteúdos que constituem os processos de ensino/aprendizagem do artista teatral contemporâneo. Abrange, assim, as pesquisas que investigam a interpretação teatral, ressaltando os aspectos metodológicos que compreendem a arte do ator, e que indicam a importância de sua consciência acerca do próprio processo de aprendizagem, apontando para a relevância da formação de um ator-pesquisador, consciente das premissas que norteiam seus próprios processos de trabalho e de investigação. Esta linha de pesquisa compreende também as pesquisas voltadas para as técnicas e princípios que tratam da formação do encenador, do cenógrafo, do figurinista, do dramaturgo, do iluminador, do diretor musical, e dos demais artistas teatrais.
Linha de pesquisa: Teatro e Educação
A linha de pesquisa Teatro e Educação propõe-se a investigar o teatro enquanto atividade educacional, enfocando-o a partir de diferentes abordagens. Compreende, assim, a atuação do teatro enquanto prática de ensino, enfatizando as variadas questões referentes às concepções e metodologias que se preocupam com a aprendizagem do teatro na escola e em variadas instituições educacionais e culturais. Compreende, também, a prática teatral enquanto forma de ação cultural, pensando a relação entre arte teatral e sociedade em nossos dias, tanto no âmbito da democratização cultural, quanto nas possibilidades do teatro enquanto instrumento de transformação social. Compreende, ainda, as questões e práticas que abordam a formação de espectadores teatrais, enfocando o tema em seus variados aspectos, tanto no que se refere às diferentes propostas de mediação cultural voltadas para a formação de público, quanto às práticas artístico-pedagógicas que visam capacitar os espectadores. Nesse sentido, abarca também os estudos da Recepção no teatro, contemplando a atividade do espectador diante do espetáculo e o modo como pode utilizar os materiais cênicos apresentados pelos criadores para transformá-los em experiência estética. Seu principal objetivo é fornecer instrumentos para a reflexão sobre a prática artística, os cânones estéticos e a ação pedagógica dos professores de arte, estimular a pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística e sobre os processos por meio dos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes e adultos.
Membros Titulares
Maria Lúcia de Souza Barros Pupo (Coordenador)
Maria Helena Franco de Araújo Bastos (Vice-coordenadora)
Antônio Carlos de Araújo Silva
Conrado de Sousa Santos (Discente)
Membros Suplentes:
Andréia Vieira Abdelnur Camargo
Felisberto Sabino da Costa
Luiz Fernando Ramos
Anna Theresa Kühl (Discente)
Eleições na CCP
Mandato de 12/11/2022 a 11/11/2024.
- 22 de fevereiro
- 29 de março
- 19 de abril
- 24 de maio
- 28 de junho
- 30 de agosto
- 27 de setembro
- 25 de outubro
- 29 de novembro
Prezados (as)(es),
Foi um grande prazer receber os nossos convidados (as)(es), professores e alunos(as)(es) para a Semana Comemorativa dos 40 anos do PPGAC USP. Foram cinco dias de atividades intensas dos quais ficam os registros para todos aqueles que quiserem rever e/ou saber mais sobre o PPGAC USP.
No 1º dia, tivemos uma conversa sobre o PPGAC USP, a revista ASPAS e o Seminário de Pesquisas em Andamento. Falamos também sobre a futura linha de pesquisa Artes cênicas e educação. E tivemos o lançamento de dois livros: 40 anos do PPGAC USP (disponível para download gratuito) e Guerras Civis, de Ingrid Dormien Koudela. No link abaixo, do dia 07 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
No 2º dia , aconteceu a apresentação da futura linha Teatralidades e Performatividades: Criação, Pensamento e Percursos. Na sequência, a linha de pesquisa História e Teoria das Artes Cênicas no Brasil fez uma breve apresentação e depois tivemos o lançamento do livro "Clóvis Garcia : centenário de um homem de teatro", organizado por Elizabeth Azevedo(Disponível para download gratuito). No link abaixo, do dia 08 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
No 3º dia, a linha Corporeidades, memórias e representações cênicas contemporâneas aprsenetou suas propostas e lançou dois livros: "Dança(s), lugares e paisagens: escritos cênicos dos pesquisadores do LAPETT", organizado por Sayonara Pereira (Disponível para download gratuito) e "Coisas vivas. Fluxos que informam", organizado por Helena Bastos (Disponível para download gratuito). No link abaixo, do dia 09 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
O 4º dia ficou reservado para uma apresentação da pós-graduação da ECA em geral, além de uma conversa com a Marina Macambyra sobre como usar os serviços da biblioteca da ECA e a biblioteca em si. No link abaixo, do dia 10 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
No 5º e último dia tivemos a apresentação da linha de pesquisa Práticas, Processos e Meios nas Artes Cênicas e o Lançamento dos livros: "Dispositivos poéticos e materialidades cênicas diversas", organizado por Felisberto S. da Costa (Disponível para download gratuito) e "CEPECA: uma oficina de PesquisAtrizes e PesquisAtores, v. 3" organizado por Eduardo Coutinho (Disponível para download gratuito)
Ao longo deste ano, a comemoração continua com o lançamento dos livros dos demais grupos de pesquisa do programa.
Obrigado pela presença!
- 07/03/2022
-
Dia 07 de março, 19h; https://youtu.be/T1Z6R13pPDE.
- 08/03/2022
-
Dia 08 de março, 19h: https://youtu.be/8Vid5CSgJFo.
- 09/03/2022
-
Dia 09 de março, 19h: https://youtu.be/gOtCnPBS3yc.
- 10/03/2022
-
Dia 10 de março, 19h, aula inaugural da Pós da ECA: https://youtu.be/3bZHk9z4NqE.
- 11/03/2022
-
Dia 11 de março 19h: https://youtu.be/oXf4VBZJMKY.
A programação completa em pdf está disponível aqui.
Dúvidas entre em contato conosco: ppgac@usp.br.
Corpo Docente
Fausto Roberto Poço Viana
Ferdinando Crepalde Martins
Maria Sílvia Betti
Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
Felisberto Sabino da Costa
José Fernando Peixoto de Azevedo
Luiz Fernando Ramos
Marcos Aurélio Bulhões Martins
Maria Helena Franco de Araújo Bastos
Eduardo Tessari Coutinho
Elisabeth Silva Lopes
Fabio Cardozo de Mello Cintra
José Batista Dal Farra Martins
Maria Thais Lima Santos
Disciplinas
Grade Horária das disciplinas do 1º semestre de 2023
Grade horária das disciplinas do 2º semestre de 2022
Grade horária das disciplinas do 1º semestre de 2022
Grade horária das disciplinas do 2º semestre de 2021
Grade horária das disciplinas do 1º semestre de 2021
Saiba mais:
Consulte o catálogo completo de disciplinas do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA, por área de concentração: Pedagogia do Teatro e Teoria e Prática do Teatro.
Processo Seletivo
As normas para o processo de seleção, visando o ingresso de alunos(as) regulares, para o Mestrado e o Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC são disponibilizadas, anualmente, via Edital, na primeira quinzena de agosto.
- Requisitos
-
Poderão candidatar-se para o Mestrado, portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras. Para o Doutorado, portadores(as) do título de Mestre, em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições nacionais ou estrangeiras. Poderão ainda candidatar-se à seleção para o Doutorado Direto portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, mediante aprovação de memorial circunstanciado. A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas.
- Inscrições
-
A inscrição é realizada on-line, no transcorrer do período definido pelo Programa. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a). A Comissão de Seleção, composta pelos(as) orientadores(as) que estão oferecendo vagas no processo, reserva-se o direito de ajuizar a pertinência dos documentos apresentados pelos(as) candidatos(as). No Edital, estará indicada toda a documentação necessária à inscrição.
- Seleção dos candidatos
-
O processo seletivo estrutura-se em três fases sucessivas e eliminatórias: 1) Análise do Projeto de Pesquisa que o postulante pretende desenvolver e do Currículo Lattes atualizado, levando-se em conta a produção acadêmica, profissional e técnica; 2) Prova Dissertativa, sem consulta, sobre tema a ser informado no início da avaliação, formulada a partir da bibliografia específica de cada Área de Concentração e; 3) Prova Oral, realizada com base no projeto de pesquisa, em sua adequação à linha escolhida e nas referências bibliográficas indicadas.
Todos(as) os(as) candidatos(as) aprovadas(as) devem apresentar certificado de proficiência nas seguintes línguas: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão. Para o Mestrado exige-se proficiência em uma língua estrangeira. Para o Doutorado e o Doutorado Direto é requerida a comprovação de proficiência em duas línguas estrangeiras. Os(as) candidatos(as) estrangeiros(as) deverão apresentar, no ato da matrícula, além dos certificados exigidos em Línguas Estrangeira, o certificado de proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS) ou pelo Centro de Línguas (FFLCH/USP).
São oferecidas cerca de 50 vagas anuais, distribuídas entre Mestrado e Doutorado, porém, o PPGAC reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.
- Processo seletivo - ingresso no 1º semestre de 2023
-
Cronograma inicial:
- Edital - Processo Seletivo 2023
- Período de inscrição: de 22/08 a 02/09/2022 - encerradas
- Lista de Inscritos
- Lista de Heteroidentificação
- Lista de Aprovados da 1ª fase
- Lista de Aprovados da 2ª fase
- Lista de Aprovados para o Ingresso em 2023 - RECADO IMPORTANTE: A Secretaria Geral de Pós-Graduação, enviará por email, para todo(a) candidato(a) aprovado(a), as instruções para a realização da Comprovação Documental (dias 26 ou 27.01.2023) e outras informações iniciais do ingresso no curso.
As normas para o processo seletivo, visando o ingresso de alunos(as) especiais no PPGAC são disponibilizadas, semestralmente, via Edital, na primeira quinzena de janeiro e na segunda quinzena de maio.
- Requisitos
-
Poderão candidatar-se portadores(as) do certificado de conclusão ou diploma de graduação, em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras.
- Inscrições
-
A inscrição do(a) candidato(a) implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas. A inscrição é realizada on-line no período especificado em Edital. As informações prestadas na ficha de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a).
- Seleção dos candidatos
-
O processo seletivo estrutura-se da seguinte forma:
Inscrição on-line pelo(a) candidato(a);
Análise do Currículo Lattes atualizado e da Carta de Interesse pelo(s) ministrante(s) da disciplina;
Os selecionados receberam em seu e-mail o Boleto Bancário para realizar o pagamento e;
Publicação da lista dos candidatos que pagaram o boleto e serão matriculados. - Disciplinas
-
As disciplinas oferecidas semestralmente no PPGAC estão disponíveis em "Disciplinas", no menu ao lado.
- Processo seletivo
-
Consultas a processos seletivo no site do Serviço de Pós-Graduação da ECA, Aba FORMAS DE INGRESSO
- Processo seletivo - 2º semestre de 2022
-
- Lista de Confirmação de Inscritos (15.06.2022 - a partir das 14h)
- Lista de Candidatos Selecionados (15.07.2022 - a partir das 14h)
- Lista de Matrículas Efetivadas (27.07.2022 - a partir das 14h)
Projetos de Pesquisa
Conheça os laboratórios e grupos de pesquisa vinculados ao PPGAC e ao Departamento de Artes Cênicas.
Produção intelectual
Consulte as teses e dissertações defendidas no PPGAC na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
Publicações
As duas revistas editadas no PPGAC – Sala Preta e Aspas – contemplam publicações de pesquisas realizadas por seus pesquisadores, contribuindo para a veiculação, em níveis nacional e internacional, dos projetos desenvolvidos aqui:
Revista aSPAs
A "Revista aSPAs" propõe aos pesquisadores das Artes Cênicas um olhar sobre a produção da história e dramaturgia brasileiras.
Como mapear de fato essa produção? Podemos falar de uma dramaturgia ou história brasileira das Artes Cênicas tendo em vista sua multiplicidade e diversidade? Qual a metodologia mais apropriada para abordar esses temas? Essas são algumas das perguntas que devem ser debatidas nos artigos publicados.
Para mais informações, acesse o site da Revista aSPAs.
Sala Preta
Iniciada em 2001, a revista é um dos primeiros periódicos brasileiros especializados em artes cênicas e atualmente é uma das poucas revistas da área de Artes avaliada como “A1” pelo programa QUALIS/CAPES.
Para mais informações, acesse o site da revista Sala Preta.
História
A Pós-graduação em Artes Cênicas da USP surge em 1981 - constituindo-se de fato no mais antigo e pioneiro programa da área no país - vinculada ao Programa de Artes, que reunia ainda as pós-graduações de Música e Artes Visuais. Em 2005, os três programas se separaram, formando-se de modo independente, o que impulsionou de modo considerável o desenvolvimento e o amadurecimento de cada um deles, que ganharam autonomia para implementar projetos de ensino, pesquisa e produção intelectual afeitos às próprias características.
A criação de um programa autônomo de Artes Cênicas na USP é uma decorrência natural do fortalecimento deste campo de conhecimento em âmbito nacional, graças, em grande parte, a dedicação de professores e alunos que participaram destes mais de trinta anos de trabalho.
Comemorações dos 40 anos do PPGAC USP
Prezados (as)(es),
Foi um grande prazer receber os nossos convidados (as)(es), professores e alunos(as)(es) para a Semana Comemorativa dos 40 anos do PPGAC USP. Foram cinco dias de atividades intensas dos quais ficam os registros para todos aqueles que quiserem rever e/ou saber mais sobre o PPGAC USP.
No 1º dia, tivemos uma conversa sobre o PPGAC USP, a revista ASPAS e o Seminário de Pesquisas em Andamento. Falamos também sobre a futura linha de pesquisa Artes cênicas e educação. E tivemos o lançamento de dois livros: 40 anos do PPGAC USP (disponível para download gratuito) e Guerras Civis, de Ingrid Dormien Koudela. No link abaixo, do dia 07 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
No 2º dia , aconteceu a apresentação da futura linha Teatralidades e Performatividades: Criação, Pensamento e Percursos. Na sequência, a linha de pesquisa História e Teoria das Artes Cênicas no Brasil fez uma breve apresentação e depois tivemos o lançamento do livro "Clóvis Garcia : centenário de um homem de teatro", organizado por Elizabeth Azevedo(Disponível para download gratuito). No link abaixo, do dia 08 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
No 3º dia, a linha Corporeidades, memórias e representações cênicas contemporâneas aprsenetou suas propostas e lançou dois livros: "Dança(s), lugares e paisagens: escritos cênicos dos pesquisadores do LAPETT", organizado por Sayonara Pereira (Disponível para download gratuito) e "Coisas vivas. Fluxos que informam", organizado por Helena Bastos (Disponível para download gratuito). No link abaixo, do dia 09 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
O 4º dia ficou reservado para uma apresentação da pós-graduação da ECA em geral, além de uma conversa com a Marina Macambyra sobre como usar os serviços da biblioteca da ECA e a biblioteca em si. No link abaixo, do dia 10 de março, você pode assistir o encontro na íntegra no Youtube.
No 5º e último dia tivemos a apresentação da linha de pesquisa Práticas, Processos e Meios nas Artes Cênicas e o Lançamento dos livros: "Dispositivos poéticos e materialidades cênicas diversas", organizado por Felisberto S. da Costa (Disponível para download gratuito) e "CEPECA: uma oficina de PesquisAtrizes e PesquisAtores, v. 3" organizado por Eduardo Coutinho (Disponível para download gratuito)
Ao longo deste ano, a comemoração continua com o lançamento dos livros dos demais grupos de pesquisa do programa.
Obrigado pela presença!
- 07/03/2022
-
Dia 07 de março, 19h; https://youtu.be/T1Z6R13pPDE.
- 08/03/2022
-
Dia 08 de março, 19h: https://youtu.be/8Vid5CSgJFo.
- 09/03/2022
-
Dia 09 de março, 19h: https://youtu.be/gOtCnPBS3yc.
- 10/03/2022
-
Dia 10 de março, 19h, aula inaugural da Pós da ECA: https://youtu.be/3bZHk9z4NqE.
- 11/03/2022
-
Dia 11 de março 19h: https://youtu.be/oXf4VBZJMKY.
A programação completa em pdf está disponível aqui.
Dúvidas entre em contato conosco: ppgac@usp.br.
Convênios
Minter
Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas do Programa MINTER-CAPES entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Nacional Autónoma de Mexico (UNAM).
Dinter
Doutorado Interinstitucional em Artes Cênicas do Programa DINTER-CAPES entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Normas
Regulamentação para novos alunos a partir de 2020:
Novo Regulamento do PPGAC (em vigor)
Resolução CoPGr nº 7830, de 03 de outubro de 2019
Regulamentação do PPGAC para alunos matriculados até 2019:
Resolução CoPGr nº 6847, de 22 de julho de 2014
Área do Aluno
A seguir, informações importantes para os alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC):
Bolsas de estudo
Seleção de Bolsistas CAPES - 2º semestre de 2022
-
Inscrições (período: 16/08/2022 a 02/09/2022 - Prestem atenção às instruções de envio do projeto de pesquisa).
Obs 1: no momento não há bolsas adicionais da CAPES, portanto a seleção será para cadastro em fila de espera, sendo que a lista de espera anterior será mantida.
Procedimentos para qualificação
Veja as instruções da ECA para qualificação e as orientações do PPGAC para apresentação do relatório de qualificação.
Depósito de tese/dissertação
Confira os procedimentos necessários para o depósito de tese/dissertação.
Estágio Supervisionado PAE
Veja as instruções para inscrição ao PAE.
SPA
Acesse para maiores informações sobre o SPA.
Auxílio financeiro
Consulte abaixo os editais em andamento para bolsas e auxílios financeiros do PPGAC:
Não há editais em andamento no momento.
- Requisitos
-
- Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no mestrado ou no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP;
- Participar de eventos científico-acadêmicos com apresentação de trabalho
Não poderá solicitar auxílio:
- Discente sem matrícula semestral, com matrícula trancada, em prorrogação de prazo ou que depositou a dissertação/tese;
- Para pesquisa de campo ou investigação prática;
- Caso já tenha solicitado no mesmo ano.
- Valores do auxílio
-
Valores concedidos pela CCP (aprovado em reunião da CCP de 30/10/2018):
- Eventos no Brasil – para alunos de MESTRADO e DOUTORADO – até R$ 640,00
- Eventos no Exterior – apenas para alunos de DOUTORADO – 1 diária conforme tabela da CAPES (Tabela em PDF)
Observação: O pagamento é efetuado após o evento e conforme valores concedidos pela CCP.
- Itens financiáveis
-
Gastos que podem ser financiados com o auxílio financeiro da CAPES;
- Passagem aérea;
- Inscrição no evento;
- Hospedagem;
- Alimentação (exceto bebidas alcoólicas);
- Despesas com locomoção (Ônibus e/ou Táxi).
- Solicitações
-
Solicitação do auxílio financeiro - Brasil e exterior
- A solicitação deverá ser feita com os soguintes documentos:
- Justificativa assinada pelo aluno;
- Carta de aprovação do orientador;
- Programa do Evento (indicando apresentação de trabalho);
- Encaminhar a documentação para o e-mail ppgac@usp.br;
- O pedido deverá ser apreciado em reunião da CCP antes do evento. Não há reunião nos meses de julho e dezembro.
O recebimento de solicitações de Auxílio Financeiro para 2022, devem aguardar o repasse da verba CAPES-PROEX para o PPGAC, normalmente isto ocorre em março de cada ano, porém até a presente data ainda não recebemos
Caso desista do evento por qualquer motivo e em qualquer momento é necessário informar-nos através do e-mail ppgac@usp.br.
- Prestação de contas
-
A prestação de contas com a verba CAPES-PROEX deverá estar de acordo com a portaria 227/2017 da CAPES .
- Após o evento
-
- Preencher o formulário da CAPES (Modelo A) nos seguintes campos: RECIBO, IDENTIFICAÇÃO DO PRESTADOR DE SERVIÇO, DATA e ASSINATURA DO PRESTADOR DE SERVIÇO;
- Apresentar a cópia do certificado de participação;
- Entregar toda a documentação pessoalmente em até 10 (dez) dias após o evento e conforme agendamento realizado com o coordenador do programa.