Cultura e Extensão

Programas de cultura e extensão

A CCEx coordena a participação da ECA em diversos eventos e programas promovidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que estreitam os laços da Universidade com a sociedade:

USP 60+

Criado em 1994, o programa visa possibilitar as pessoas acima de 60 anos aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

USP e as Profissões - visitas monitoradas

Nas visitas monitoradas, os docentes e alunos da Universidade expõem suas opiniões sobre os cursos e as unidades de ensino a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nelas se desenvolvem. São elaboradas apresentações de cada carreira, palestras sobre os cursos, visita às instalações da ECA e seus laboratórios.

USP e as Profissões - feira

O evento como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. É realizada anualmente e conta com estandes de todas as unidades da USP para que os candidatos ao vestibular tirem suas dúvidas gerais.

Semana de Arte e Cultura

Tem o seu papel de integrar para com a sociedade, realizando atividades programadas pelas unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP.

Nascente

Criado em 1990, com o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premia o fazer artístico de excelência no âmbito da graduação e da pós-graduação. São sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

O Nascente tem como objetivo aproximar a comunidade universitária do fazer artístico da USP e, ao mesmo tempo, promover a reflexão sobre a arte e a cultura na formação acadêmica.

Aproxima-Ação

Esse programa procura promover ações educativas que estimulem o desenvolvimento social das comunidades vizinhas aos campi da USP utilizando metodologias de educação comunitária buscando a criação de vínculos e a aproximação com as crianças e adolescentes que frequentam os campi, suas famílias e as instituições que as atendem.

Saiba mais aqui.

Esse programa procura promover ações educativas que estimulem o desenvolvimento social das comunidades vizinhas aos campi da USP utilizando metodologias de educação comunitária buscando a criação de vínculos e a aproximação com as crianças e adolescentes que frequentam os campi, suas famílias e as instituições que as atendem, por meio de acompanhamento sócio-educativo.