entrada do prédio central da eca usp

Pós-Graduação

Estágio/PAE - 1º semestre de 2023
 
1º Encontro do PAE da ECA-USP
 
Título: A experiência do estágio PAE no ensino superior
Objetivo: Proporcionar aos pós-graduandos da ECA-USP uma oportunidade para apresentarem seus relatos de experiência nas disciplinas oferecidas pelo estágio PAE (Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino)
Data: 27 de outubro de 2022
Horário: das 14h às 18h
Local: dependências da Escola de Comunicações e Artes da USP
Palestra de Abertura: A importância da divulgação científica em sala de aula. Profa. Dra. Andreia Terzariol Couto - 14h
Mesas de trabalhos temáticas /apresentações: 15h às 18h. As salas foram distribuídas de forma que os participantes conhecessem os trabalhos realizados nos diversos programas. As apresentações terão, em média, 15 minutos de duração, sendo possível utilizar recursos didáticos. Consulte a divisão de salas.
Inscrições: até 4 de setembro por formulário de inscrição:
Mais informações acesse: Chamada de Trabalhos 
 

Estágio/PAE - 2º semestre de 2022
Estágio/PAE - 1º semestre de 2022
Documentos que precisam ser entregues no final do estágio.  Os documentos não devem ser preenchidos manualmente

Sobre o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)

Para alunos dos Programas de Pós-graduação da ECA, é oferecida a oportunidade de fazer estágio em ensino superior, em disciplinas de graduação. É o PAE – Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino. Nele, os pós-graduandos podem vivenciar os processos de preparação, ensino e avaliação de disciplinas, sob a supervisão de um professor. Dessa forma, saem melhor preparados para a docência.

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.


Preparação pedagógica

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

a) uma disciplina de Pós-graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;

b) conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;

c) núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de curriculum, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.


Estágio Supervisionado em Docência

Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso.

Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-graduação, poderão receber créditos pela atividade.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.