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CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin

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 Eduardo Victorio Morettin

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  História do Cinema, Cinema e História.

  E-mail: eduardomorettin@usp.br 

 

 

 

Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). É autor de "Humberto Mauro, Cinema, História" (SP, Alameda Editorial, 2013), organizador de “A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 – 2005)” (SP, ECA/USP, 2020), e um dos organizadores, dentre outros trabalhos, de “O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais (São Paulo, Intermeios, 2018), História e Documentário (RJ, FGV, 2012) e História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2 ed., SP, Alameda Editorial, 2011). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação. É bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2. Realizou seu pós-doutorado pela Université Paris I (2012), sob a supervisão de Sylvie Lindeperg. Foi editor periódico Significação – Revista de Cultura Audiovisual (2010 – 2020). Foi professor visitante da Université Paris-Est Marne-la-Vallée (2010) e do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2019). Coordena com Marcos Napolitano o projeto Leitura e produção de conteúdo para Mídias Sociais - (@lepcom2021).
 

Disciplinas

História do Audiovisual I, História do Audiovisual Brasileiro II.

 

Projetos de Pesquisa

O cinema em perspectiva histórica: exposições universais e diplomacia cultural

O projeto tem por objetivo geral propor um método específico para examinar as relações entre cinema e história a partir de um estudo de caso: o cinema como instrumento de diplomacia cultural no contexto das exposições universais na primeira metade do século XX, com ênfase na participação brasileira na New York World’s Fair (1939-1940). Do conceito de documento ao pertencimento à história cultural, passando pelo exame dos vínculos dos filmes com as tradições historiográficas e iconográficas sobre determinado tema, a intenção é a de propor caminhos que permitam a reflexão sobre a dimensão histórica do cinema, sem isolar o filme de seu contexto e considerando o diálogo intertextual entre a imagem cinematográfica e outros domínios da cultura visual. Em um período marcado pela utilização do cinema para fins políticos, o Estado Novo brasileiro cria estrutura governamental de propaganda e de produção de filmes oficiais a fim de garantir que as suas imagens corroborassem a idealização que o país apresentava nestes eventos. Trata-se de componente novo na diplomacia cultural instituída pela participação nas exposições universais, em movimento que procurava fazer frente a filmes que muitos críticos apontavam como nocivos à nossa imagem no exterior. Examinar este momento contribuirá também para compreender a maneira como estes filmes e participação acentuavam as distâncias e as peculiaridades de nosso contexto em comparação com as  demais cinematografias.

Financiamento CNPq.

De espacios de perpetración a lugares de memoria

Formas de representación, que aborda sete lugares concretos correspondentes a quatro âmbitos muito distintos que encarnam os modelos de convergência no estudo de crimes de massa e genocídio: o campo de concentração de Buchenwald, o centro de detenção e tortura S-21/Tuol Sleng em Camboja, Villa Grimaldi (Chile), a ESMA (Argentina), Memorial da Resistência (Brasil), Valle de los Caídos y fosas de Camuñas (Espanha). É coordenado por Vicente Sánchez-Biosca (Universidade de Valência) A perspectiva que rege a pesquisa é comparativa tomando em consideração a genealogia de modelos para representar violências de massas e a globalização de estudos de lugares e perpetradores.

IRP Archives-Médias-Images-Sociétés [AMIS]

IRP Archives-Médias-Images-Sociétés [AMIS], que conta com o apoio financeiro do CNRS, e é coordenado na França por Isabelle Gaillard com a colaboração de Evelyne Cohen, do Laboratoire de recherches historiques Rhône-Alpes (LARHRA, UMR CNRS 5190), e Itania Gomes (UFBA). Ele reúne pesquisadores vindos de instituições francesas e brasileiras, especialista em história do audiovisual, história cultural e de das Ciências da Informação e Comunicação. Conta com a parceria de instituições culturais especializadas nestes campos, em particular, na França, com o Institut National de l’Audiovisuel (INA), e no Brasil, com a Cinemateca Brasileira. Ele se desenvolve em três eixos de pesquisa, cada qual contendo uma dimensão reflexiva e teórica e uma prática. No final do projeto que terá em seu decorrer uma série de encontros científicos, aliando teoria e prática, os instrumentos de pesquisa, cuja realização esta prevista para ser desenvolvida ao longo de quatro anos, será posta à disposição do público.

Transatlantic cultures, Cultural Histories of the Atlantic World 18th – 21st Centuries

Transatlantic cultures, Cultural Histories of the Atlantic World 18th – 21st Centuries, sécs. XVIII-XXI, projeto de pesquisa de cooperação internacional financiado pela FAPESP (financiamento encerrado em 2020) e Agence Nationale de Recherche para a publicação da Digital Platform for Transatlantic Cultural History, ou seja, uma enciclopédia digital online em quatro línguas (inglês, francês, espanhol e português). O projeto de pesquisa é desenvolvido por uma equipe franco-brasileira de especialistas em Ciências Humanas e Sociais, em parceria com a Université Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ), Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 e Institut des Hautes Etudes de l’Amérique Latine (IHEAL). A sua coordenação é composta pelos seguintes professores: Profa. Dra. Anaïs Fléchet (UVSQ), Olivier Campagnon (Paris 3), e Profa. Dra. Gabriela Pellegrino (Universidade de São Paulo). Maiores informações.

Leitura e produção de conteúdo para mídias sociais (LEPCOM)

O projeto se insere nas atividades de cultura e extensão desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e comunicação. Criado em 2005 pelos profs. drs. Marcos Napolitano (FFLCH) e Eduardo Morettin (ECA), o grupo produziu, além de inúmeros livros e projetos editoriais, mostras e cursos a fim de levar a um público mais amplo os resultados das pesquisas desenvolvidas. O próprio site do grupo (www.historiaeaudiovisual.weebly.com) é uma iniciativa neste sentido. O que se pretende agora é intervir de maneira mais direta na formação de profissionais e pesquisadores que possam ler e produzir materiais audiovisuais ligados à temática com a qual o grupo se envolveu.

Publicações e Produções Científicas

História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2011), junto com os professores doutores Marcos Napolitano, Elias Thomé Saliba e Maria Helena Capelato

 

História e Documentário, junto com os professores doutores Marcos Napolitano e Mônica Almeida Kornis (Rio de Janeiro, Editora FGV, 2012)

 

Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais (Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016), com os professores doutores Denize Correa Araujo e Vitor Reia-Baptista. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo, Alameda Editorial, 2013, 496 p., publicado com apoio FAPESP.

 

A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005). São Paulo, ECA-USP, 2020. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/574…, acesso em 03/02/2021.