estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Laboratórios didáticos

​A atividade audiovisual vem passando por uma reformulação acelerada com o desenvolvimento da tecnologia digital viabilizando produções com baixo orçamento, sendo que etapas do processo que antes precisariam ser terceirizadas devido ao alto custo dos equipamentos, hoje já podem ser realizadas dentro da Universidade, propiciando agilidade e representando uma significativa economia.

Laboratórios de Edição

6 cabines com tratamento e isolamento acústicos individuais para equipamentos de edição. Uma das cabines tem uma área maior que permite o acompanhamento dos trabalhos por grupos de até 12 pessoas.

Esse laboratório atende a uma demanda de edição de produções mais complexas realizadas nos dois últimos anos do curso e que requerem uma edição mais elaborada.

Laboratórios de Captação de Vídeo e Cinema

São 3 espaços voltados a captação de imagem:

O estúdio maior, com 210 m² de área, possui pé direito duplo de 7 m em toda sua área e acesso com porta especial possibilitando acesso de grandes objetos e veículos leves. Esse estúdio permite a montagem de cenários mais elaborados para produções de programas de TV e filmes atendendo a uma demanda de realização prática, sobretudo do 3º e 4º anos, como os Trabalhos de Conclusão de Curso.

O estúdio médio, com 160 m², possui pé direito duplo em metade de sua área, permitindo a montagem de cenários menores, atendendo a uma demanda de aulas práticas e treinamento.

O menor, com 70 m², tem pé direito simples possibilitando a montagem de estruturas pequenas, atendendo a demandas de produção em animação, gravação de testes e ensaios de atores.

Laboratório de Tratamento de Imagens

Área de 100 m² incluindo 4 cabines individuais para operações em sistema fotográfico analógico clássico e uma área de gerenciamento de cor e sistemas de saídas impressas digitais.

Laboratório de Mídias Audiovisuais

Duas salas informatizadas com capacidade para 20 computadores cada que atendem às seguintes demandas: edição de exercícios dos dois anos iniciais do curso que envolvem um grande número de alunos e projetos; aulas práticas que necessitam de computadores para aprendizado de ferramentas de edição e tratamento de imagens.

Laboratórios de Captação e Processamentos de Áudio

São três estúdios destinados à área de áudio com característica de uso multi-disciplinar e layouts diferenciados.

O estúdio 1 para mixagem de produtos audiovisuais em qualquer formato de reprodução, desde monofônico até 5.1, para vídeo ou para cinema. Dentro desse estúdio também há duas cabines para locuções ou gravação de pequenos objetos.

O estúdio 2, com técnica e espaço de gravação separados, para captação e transmissão de áudio. Nele podem ser realizados programas de rádio, dublagens ou mesmo gravação de pequenos grupos musicais.

No estúdio 3, também composto por técnica e espaço de gravação, são realizadas gravações de ruídos de sala e dublagens ou locuções que possam ser realizadas em espaços menores.​