estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Sobre o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) forma profissionais, artistas e pesquisadores aptos a atuar nos diversos segmentos do audiovisual, como diretores, produtores, roteiristas, fotógrafos, sonoplastas, montadores, técnicos de animação, ensaístas, críticos e docentes. Além das áreas artística, técnica e acadêmica, muitos de seus ex-alunos atuam como gestores culturais, dirigentes de entidades e de instituições públicas e privadas do setor audiovisual.

O corpo acadêmico do CTR é composto por docentes com sólida formação em universidades de excelência, comprometidos com um processo permanente de especialização e atualização; e, no campo da realização prática, profissionais experientes e de reconhecida competência, premiados em festivais nacionais e internacionais.

o CTR é membro de associações de escolas de cinema e audiovisual, como a internacionais CILECT – Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision (The International Association of Film and Television Schools) e FEISAL – Federación de Escuelas de la Imagen y el Sonido de America Latina, e a brasileira FORCINE – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual.

No campo da pesquisa acadêmica, o CTR possui grupos de pesquisa em diversas áreas de atuação e desenvolve projetos apoiados pelas agências de fomento, como CNPq, FAPESP e Capes, além de participar de colaborações internacionais e estimular o intercâmbio de discentes e de docentes com universidades estrangeiras. As pesquisas dos docentes e pesquisadores do CTR são compartilhadas com seus pares em congressos nacionais e internacionais de entidades como SOCINE, COMPÓS, CILECT, FORCINE, ABC, APAN, Games for Change, FEISAL, entre outras.