estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Sobre o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) forma profissionais, artistas e pesquisadores aptos a atuar nos diversos segmentos do audiovisual, como diretores, produtores, roteiristas, fotógrafos, sonoplastas, montadores, animadores, ensaístas, críticos e docentes. Além das áreas artística, técnica e acadêmica, muitos de seus ex-alunos atuam como gestores culturais e dirigentes de entidades em instituições públicas e privadas do setor audiovisual.
Foto do prédio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão no campus.
Prédio 4, Departamento de Cinema, Rádio e Televisão no campus universitário - Fotografia por Victor Martinez.

Missão

A missão do departamento é desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em cinema, rádio, televisão e mídias digitais formando profissionais, artistas e pesquisadores críticos aptos a intervir em uma área estratégica da vida contemporânea. As múltiplas atividades do Departamento nas áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão favorecem a pesquisa de linguagem, formatos e inovação tecnológica, assim como o diálogo permanente com centros de excelência no país e no exterior, apoio à formação de redes estratégicas de cooperação e o debate em torno de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do audiovisual no Brasil.

Visão

A visão do Departamento é estar entre as melhores escolas de cinema e audiovisual do mundo e ser um dos principais centros de experimentação e pesquisa audiovisuais. O Departamento se propõe também a contribuir para a formulação de políticas públicas que favoreçam a democratização da cultura e das artes, a geração de riqueza, emprego e renda na economia criativa, a inovação tecnológica e a elaboração estética no campo audiovisual, além de desenvolver ações de internacionalização e crítica.

Proposta Educacional

Estimular no aluno a compreensão dos fundamentos culturais, filosóficos, científicos e tecnológicos dos processos de produção, distribuição, financiamento, recepção e crítica audiovisual, relacionando a teoria e a prática de forma interdisciplinar tendo como horizonte a formação de um profissional com visão global desses processos assim como possuidor de diferentes habilidades e competências para responder aos desafios da sociedade, do mercado de trabalho e do marco regulatório próprio ao setor audiovisual.