estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Coleção do acervo de DVDs e outras mídias.

 

No âmbito da Cultura e Extensão universitária o CTR promove regularmente atividades que proporcionam o intercâmbio entre a comunidade universitária e a sociedade, partilhando a produção audiovisual e pesquisas desenvolvidas no departamento, promovendo a exibição da produção artística em mostras, festivais e circuitos de distribuição audiovisual nacionais e internacionais e trazendo para seu espaço, estudantes, profissionais e pesquisadores com o objetivo de compartilhar nossas experiência com a comunidade USP e externa. Com esse propósito, são realizados no Departamento e/ou promovidos por ele seminários, congressos e palestras, exibições e mostras audiovisuais, cursos livres e de extensão, lançamentos de publicações, além de eventos culturais de iniciativa dos aluno. O Departamento também participa de eventos promovidos pela Universidade, como o USP e as Profissões, e de parcerias com outros departamentos da Escola e outras unidades e órgãos da Universidade, como o CINUSP Paulo Emílio, com o qual o Departamento colabora em trazer para a USP parte da programação de importantes festivais como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.
 

Destacam-se:

Produção Audiovisual "Looking China Youth Film Project"

Participação de estudantes do Curso Superior do Audiovisual, e coordenação de docentes do CTR (Cecília Mello e Eduardo dos Santos Mendes), de produção audiovisual internacional, do Looking China Youth Film Project, organizado pela ‘Academy for International Communication of Chinese Culture’ (AICCC), da Beijing Normal University e pela Fundação Huilin, em parceria com a Jinan University, da China.

Participação em festivais

O CTR participa com suas produções de filmes produzidos por estudantes do Curso Superior de Audiovisual, para trabalho de conclusão de curso e exercícios didáticos, bem como com a produção de docentes do CTR, em diversos festivais e universitários e mostras de cinema, nacionais e internacionais, universitários e profissionais, em que são exibidos ao grande público filmes produzidos por estudantes do Curso Superior de Audiovisual para trabalho de conclusão de curso. Em grande parte desses festivais e de entidades representativas do setor audiovisual, essas produções do CTR, de docentes e discentes, têm angariado prêmios nas mais diversas categorias.

Podcast: Nós, mulheres negras

Idealizado para trazer à tona a perspectiva de mulheres negras sobre suas vidas e histórias, o podcast foca nas experiências pessoais das entrevistadas, sobre quem são, muito antes de suas carreiras e status que alcançaram. Dessa forma, o programa pretende mostrar como essas mulheres se reconhecem e decidiram seus caminhos e lutas. “Nós, Mulheres Negras” é apresentado pela produtora audiovisual Ester Dias. O podcast está disponível no Spotify e nas principais plataformas de streaming.

Eventos acadêmicos e culturais

O departamento promove encontros regulares sobre cinema e produção audiovisual, abertos ao público. É o caso de encontros organizados por grupos de pesquisa e, ainda, dos eventos anuais: Semana de Animação, X-Reality USP (sobre realidade virtual), Conexão Kinoforum USP, Arranjos Experimentais – Cultura Numérica Audiovisual/Performa Paço, Cinegrid e São Paulo Play Week.

Sessões Looking China

Sessões de curtas-metragens de alunos que participaram do projeto “Looking China Youth Film Project”Looking China, organizado pela ‘Academy for International Communication of Chinese Culture’ (AICCC), da Beijing Normal University e pela Fundação Huilin, em parceria com a Jinan University, da Chinaorganizado pela Academia Internacional de Comunicação Para a Cultura Chinesa (AICCC) da Universidade Regular de Beijing e pela Fundação Huilin. As sessões são gratuitas e realizadas no segundo semestre, no próprio CTR.

Sessões CTR

Sessões de cinema que exibem produções recentes realizadas em diferentes etapas do curso de Audiovisual da ECA. Gratuitas e abertas ao público, as sessões acontecem nos auditórios do CTR.

Sessões de cinema e debate

Sessões de cinema organizadas por diferentes grupos do CTR: o coletivo PRE PARA!, o CineClube do Grupo de Estudos de Animação Pequi, o coletivo Chá de Fita – grupo formado por estudantes com o objetivo de refletir sobre o papel político do audiovisual. Participa também de mostras de cinema em parceria com outras instituições, por exemplo, as mostras Novíssimo Cinema Brasileiro, Mostra Internacional de Cinema de SP e o Festival Kinoforum.