estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

No escopo da cultura e extensão, o CTR participa com suas produções em diversos festivais e mostras de cinema, nacionais e internacionais, além de seminários, congressos e eventos mundiais. É responsável por cursos de cultura e extensão voltados à comunidade e desenvolve parcerias com o CINUSP, a Cinemateca Brasileira e a UNESCO, entre outras.

Destacam-se:

Filmes de professores do CTR

Os professores do CTR estão intensamente envolvidos na produção audiovisual nacional, participando de diversos longa-metragens: "Contra todos", "Quanto dura o amor?", “Super Nada”, “Se Deus Vier que Venha Armado”, “Esperando Telê”, “Terapia do medo”, “Beco360”, “Corpo Cinesis” e “Corpo 4K”.

Participação em festivais

CTR participa com suas produções em diversos festivais universitários e mostras de cinema, nacionais e internacionais, em que são exibidos ao grande público filmes produzidos por estudantes do Curso Superior de Audiovisual para trabalho de conclusão de curso.

Eventos acadêmicos e culturais

O CTR promove encontros regulares sobre cinema e produção audiovisual, abertos ao público. É o caso de encontros organizados por grupos de pesquisa e, ainda, dos eventos anuais: Semana de Animação, X-Reality (sobre realidade virtual) e São Paulo Play Week.

Sessões CTR

Sessões de cinema que exibem produções recentes realizadas em diferentes etapas do curso de Audiovisual da ECA. Gratuitas e abertas ao público, as sessões acontecem nos auditórios do CTR.

Sessões de cinema e debate

Sessões de cinema organizadas por diferentes grupos do CTR: o coletivo PRE PARA!, o CineClube do Grupo de Estudos de Animação Pequi, o coletivo Chá de Fita – grupo formado por estudantes com o objetivo de refletir sobre o papel político do audiovisual. Participa também de mostras de cinema em parceria com outras instituições, por exemplo, as mostras Novíssimo Cinema Brasileiro, Mostra Internacional de Cinema de SP e o Festival Kinoforum.