estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Cidade do Conhecimento

Criada em 1999, a Cidade do Conhecimento desenvolve estudos em campos relacionados a tecnologias de informação e comunicação e redes digitais aplicadas a projetos de natureza educacional, social, econômica, geopolítica e biopolítica. Atua como uma rede interdisciplinar de laboratórios e parcerias voltada à emancipação digital por meio da geração de emprego, empreendedorismo e estudos associados à criação, planejamento e desenvolvimento de projetos criativos. Desde 2010, coordena a realização no Brasil do Festival Games for Change América Latina.

Líderes do grupo: Gilson Schwartz
                                  Guilherme Ary Plonski
                                  www.cidade.usp.br
                                  cidade@usp.br

História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação

Grupo de pesquisa dedicado ao estudo das relações entre História e Audiovisual, servindo como espaço de intercâmbio entre professores e pesquisadores dessa área temática. Atua em cinco diferentes linhas de pesquisa: Análise Fílmica e Representação Histórica; Crítica e Memória Histórica; Políticas do Cinema e do Audiovisual; Preservação Audiovisual e História do Cinema e do Audiovisual. Participa de congressos acadêmicos, promove encontros e seminários, organiza publicações e contribui com dossiês em diversos periódicos científicos.

Líderes do grupo: Eduardo Victorio Morettin
                                  Marcos Francisco Napolitano
                                  www.historiaeaudiovisual.weebly.com

LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais

O LabArteMídia pesquisa os recursos e o potencial experimental de sistemas computacionais na criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade e convergência entre telas, multiplaformas e ambientes X-Reality. As investigações do grupo conectam o amplo aparato conceitual em torno do cinema expandido com experimentações linguísticas e de inovação tecnológica, criação artística e atividades de extensão e divulgação. Sua produção contempla a publicação de livros e artigos, a participação em congressos e em festivais de arte contemporânea, arte eletrônica, cinema e audiovisual, assim como a realização de trabalhos artísticos em cinema, audiovisual e arte/tecnologia; obras em espaços públicos e urbanos e em realidades virtuais, aumentadas, mistas e em ambientes imersivos.

Líderes do grupo: Almir Almas
                                  Luis Fernando Angerami Ramos
                                  https://sites.usp.br/labartemidia

MidiaSon – Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora

O MidiaSon desenvolve pesquisas nas áreas de rádio, estudos de som, música popular e indústria fonográfica a partir de aportes teóricos vindos da comunicação, sociologia, história, antropologia, musicologia, filosofia, estética e os estudos de cinema. Entre as atividades do grupo, está o desenvolvimento de projetos, a realização de cursos na área de rádio, a publicação de textos em livros e revistas especializadas e a produção de programas radiofônicos e trilhas musicais, entre outros trabalhos.

Líderes do grupo: Eduardo Vicente
                                  Daniel Gambaro

OBTED – Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica

O Observatório se dedica a acompanhar o cenário de migração do sinal analógico para o sinal digital de TV e o switch off brasileiro, que deve ser concluído em 2023 – e, ao mesmo tempo, refletir sobre a televisão ambientada na era de produção digital em massa. Os estudos do grupo têm como foco a identificação de aprimoramentos tecnológicos, as novas possibilidades de fruição de conteúdos e as implicações sociais trazidas pelo sistema digital à televisão.

Líderes do grupo: Almir Almas
                                  Deisy Fernanda Feitosa
                                  https://sites.usp.br/labartemidia/obted

Zootropo – Grupo de Estudos em Animação e Motion Graphics

O Zootropo tem como finalidade ampliar o conhecimento, orientar, viabilizar, realizar e publicar pesquisas em nível de graduação e pós graduação nas linhas de métodos, técnicas, linguagem e história da animação e do design e movimento no campo audiovisual. De caráter inter e transdisciplinar, o grupo pretende se estabelecer como uma organização “guarda-chuva” que abrigue diversas áreas de pesquisa na área de animação e design em movimento na Universidade de São Paulo.

Líderes do grupo:  João Paulo Schlittler Silva
                                   Milena Szafir
                                   www.zootropo.org
                                   zootropo@usp.br