CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



ECA marca presença no Festival Internacional de Curtas-Metragens

Departamento de Cinema, Rádio e Televisão apresenta filmes de estudantes, mesas-redondas e homenagem à professora Vânia Debs

Comunidade

De 19 a 29 de agosto acontece a 32ª edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Maior e mais importante evento dedicado ao audiovisual de curta duração do país, o festival é realizado inteiramente on-line pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia. 
A ECA integra a programação do festival com quatro filmes de alunas e ex-alunas do Curso Superior do Audiovisual, mesas de debate e uma sessão especial em homenagem à professora Vânia Debs, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). 

Dirigido por Júlia Fávero e Victoria Negreiros, o curta Como Respirar Fora d'Água apresenta os dilemas de Janaína, jovem negra que após sofrer uma violenta abordagem policial passa a ver com outros olhos a relação com seu pai, também policial militar. O filme é o único Trabalho de Conclusão de Curso do Audiovisual que foi finalizado desde o início da pandemia.

Os curtas Jugular, realizado por Fernanda Ramos em 1997, e Juvenília, dirigido Por Paulo Sacramento em 1994, integram um dos programas especiais do festival, intitulado 'La Jetée e o curta brasileiro'. A sessão reúne curtas-metragens que contam histórias a partir de imagens estáticas, como no clássico fotofilme 'La Jetée', do cineasta francês Chris Marker.

Duas jovens negras, uma de cabelo curto e outra de cabelo na altura dos ombros, estão de perfil, com uma cortina azul acinzentada ao fundo. Elas se olham nos olhos enquanto a jovem de cabelos nos ombros acaricia com uma mão o pescoço da outra
Cena do curta-metragem 'Como Respirar Fora d'Água', de Júlia Fávero e Victoria Negreiros. Foto: site Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. 

Selecionado para a Mostra Competitiva do festival, o filme Céu de Agosto, de Jasmin Tennucci, conta a história de uma enfermeira grávida e sua relação cada vez mais próxima de uma igreja neopentecostal, enquanto incêndios na floresta amazônica fazem o céu de São Paulo ganhar ares apocalípticos. O curta foi destaque na última edição do Festival de Cannes, onde ganhou uma Menção Especial. 

O Programa Especial Vânia Debs: uma mulher de cinema traz cinco curtas-metragens que marcaram a carreira da montadora e professora do CTR. Falecida em junho, Vânia foi uma das principais montadoras do cinema brasileiro pós-retomada, tendo trabalhado com cineastas como Lírio Ferreira, Paulo Caldas e Anna Muylaert, entre outros. 

Além da sessão especial, Vânia Debs também será homenageada na primeira mesa do Conexão USP Kinoforum, série de debates que reunirá professores do CTR e cineastas brasileiros e estrangeiros para refletir sobre temas como a produção audiovisual na pandemia e o potencial interativo das tecnologias digitais. Confira a programação completa do Conexão USP Kinoforum.

Toda a programação do 32º Festival Internacional de Curtas de São Paulo é gratuita e será transmitida via streaming. Para conferir os horários, sinopses dos filmes e acessar as plataformas de transmissão, acesse o site do festival

Notícias do