Olhares Insurgentes traz panorama da Iniciação Científica em Artes Cênicas
Programação apresenta diversidade de visões sobre as Artes da Cena e a contemporaneidade
Entre os meses de outubro e novembro, a ECA sedia o primeiro evento de Iniciação Científica voltado exclusivamente para as Artes Cênicas. Olhares Insurgentes - Iniciação Científica e Pesquisa em Artes é uma iniciativa do Departamento de Artes Cênicas (CAC), que reúne um recorte das investigações realizadas por seus estudantes de graduação.
Com quatro mesas temáticas que propõem múltiplas visões críticas a respeito das Artes da Cena e a
contemporaneidade, Olhares Insurgentes convida o público a pensar acerca de questões como Cuiridades (sinônimo de Queerness, uma forma de identidade de gênero não binária), Práticas Feministas, Afrofuturismos e Arte Pandêmica. Além disso, o evento se constitui como um espaço para acompanhamento das produções acadêmicas desenvolvidas pelos estudantes de Artes Cênicas.
Olhares Insurgentes é organizada por Alessandra Montagner, Antonio Araújo e Verônica Veloso, docentes do CAC. A Comissão Executiva é composta por Keila Maschio, Mireille Antunes e Pedro Bueno.
As apresentações acontecem de forma remota e gratuita, através de videoconferência na plataforma Zoom, sempre com duas pesquisas de Iniciação Científica por dia de colóquio.

Confira a programação:
19/10 - Abertura (20h): Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa da USP) e Profa. Dra. Irene de Araújo Machado (Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA)
Mesa 1: Cuiridades e falas transviadas (20h - 22h)
Mediação: Caetano Lars
- Ancestralidades Transviadas – Dissidências de gênero em Manadas e Galhadas. Autoria: Guiga Wolff. Orientação: Profa. Dra. Alice Kiyomi Yagyu
- Gente computada igual a você: uma leitura da dramaturgia de um dos espetáculos encenados pelos Dzi Croquettes frente à teoria de Próteses de Gênero de Paul B. Preciado. Autoria: Alexys Àgosto. Orientação: Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos
26/10 - Mesa 2: Práticas feministas e suas repercussões (20h - 22h)
Mediação: Mireille Antunes
- Dramaturgias e Corpocidade: experiências de escrita a partir da peça radiofônica (Hörspiel) - um mundo pós-pandemia. Autoria: Carol Cax. Orientação: Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa.
- Um estudo empírico da Teoria da Recepção no campo das Artes Cênicas: análise de Stabat Mater, de Janaina Leite. Autoria: Pedro Henrique Chaves Bueno. Orientação: Prof. Dr. Antônio Carlos de Araújo Silva
09/11 - Mesa 3: Afrofuturismos e outras encruzilhadas (20h - 22h)
Mediação: Ingrid Alecrim
- Em busca de referenciais afro-orientados para pensar a encruzilhada Corpo, Arte e Educação. Autoria: Fernanda Graça Machado. Orientação: Profa. Dra .Andréia Vieira Abdelnur Camargo.
- Trajes de cena afrofuturistas nas artes cênicas brasileiras: análise da iconografia conceitual e visual de espetáculos. Autoria: Nairim Liz Bernardo Marques. Orientação: Prof. Dr. Fausto Roberto Poço Viana.
16/11 - Mesa 4: Arte pandêmica em tempos de pixelização (20h - 22h)
Mediação: Diego Camelo
- A ‘pixelização’ das Artes da Cena e os impactos na Mediação Teatral. Autoria: Giovanna Poloni Orientação: Profa. Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo.
- A Dança Nos Tempos Da Catástrofe: Reflexões em Tanztheater e Pandemia. Autoria: Thiago Prado Neris Orientação: Profa. Dra. Sayonara Sousa Pereira
Serviço:
Olhares Insurgentes - Iniciação Científica e Pesquisa em Artes
Datas: 19 e 26 de outubro, 9 e 16 de novembro
Horário: 20h às 22h
Via plataforma Zoom – link para a sala de videoconferência