CAC | Departamento de Artes Cênicas

Olhares Insurgentes traz panorama da Iniciação Científica em Artes Cênicas

AGENDA

Programação apresenta diversidade de visões sobre as Artes da Cena e a contemporaneidade

Entre os meses de outubro e novembro, a ECA sedia o primeiro evento de Iniciação Científica voltado exclusivamente para as Artes Cênicas. Olhares Insurgentes - Iniciação Científica e Pesquisa em Artes é uma iniciativa do Departamento de Artes Cênicas (CAC), que reúne um recorte das investigações realizadas por seus estudantes de graduação.

Com quatro mesas temáticas que propõem múltiplas visões críticas a respeito das Artes da Cena e a
contemporaneidade, Olhares Insurgentes convida o público a pensar acerca de questões como Cuiridades (sinônimo de Queerness, uma forma de identidade de gênero não binária), Práticas Feministas, Afrofuturismos e Arte Pandêmica. Além disso, o evento se constitui como um espaço para acompanhamento das produções acadêmicas desenvolvidas pelos estudantes de Artes Cênicas.

Olhares Insurgentes é organizada por Alessandra Montagner, Antonio Araújo e Verônica Veloso, docentes do CAC. A Comissão Executiva é composta por Keila Maschio, Mireille Antunes e Pedro Bueno.

As apresentações acontecem de forma remota e gratuita, através de videoconferência na plataforma Zoom, sempre com duas pesquisas de Iniciação Científica por dia de colóquio.

Um homem branco, sem camisa e de cabelos pretos, olha para cima com a boca aberta. Seu ombro é tocado pela mão de um homem negro, de turbante e blusa em tom dourado, que olha diretamente para a câmera. A seu lado, um homem branco de blusa branca e plumas no cabelo também olha para a câmera enquanto mostra um punho cerrado. Todos usam maquiagem carregada, em tons de preto, vermelho e prata, com muito brilho.
Membros do grupo teatral Dzi Croquettes, tema de um dos trabalhos que serão apresentados no evento. Foto: Divulgação

Confira a programação:

19/10 - Abertura (20h): Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa da USP) e Profa. Dra. Irene de Araújo Machado (Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA)

Mesa 1: Cuiridades e falas transviadas (20h - 22h)
Mediação: Caetano Lars

• Ancestralidades Transviadas – Dissidências de gênero em Manadas e Galhadas. Autoria: Guiga Wolff. Orientação: Profa. Dra. Alice Kiyomi Yagyu
  • Gente computada igual a você: uma leitura da dramaturgia de um dos espetáculos encenados pelos Dzi Croquettes frente à teoria de Próteses de Gênero de Paul B. Preciado. Autoria: Alexys Àgosto. Orientação: Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos

26/10 - Mesa 2: Práticas feministas e suas repercussões (20h - 22h)
Mediação: Mireille Antunes

• Dramaturgias e Corpocidade: experiências de escrita a partir da peça radiofônica (Hörspiel) - um mundo pós-pandemia. Autoria: Carol Cax. Orientação: Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa.
  • Um estudo empírico da Teoria da Recepção no campo das Artes Cênicas: análise de Stabat Mater, de Janaina Leite. Autoria: Pedro Henrique Chaves Bueno. Orientação: Prof. Dr. Antônio Carlos de Araújo Silva

Cartaz do evento Olhares Insurgentes. Sobre um fundo cinza claro, a imagem de uma perfomance teatral em tons de azul. Em letras pretas, vermelhas e verde limão, aparecem a programação do evento com datas e horários. No canto inferior direito está o QR code para acesso à sala virtual onde ocorrem as mesas do evento. 09/11 - Mesa 3: Afrofuturismos e outras encruzilhadas (20h - 22h)
Mediação: Ingrid Alecrim

• Em busca de referenciais afro-orientados para pensar a encruzilhada Corpo, Arte e Educação. Autoria: Fernanda Graça Machado. Orientação: Profa. Dra .Andréia Vieira Abdelnur Camargo.
  • Trajes de cena afrofuturistas nas artes cênicas brasileiras: análise da iconografia conceitual e visual de espetáculos. Autoria: Nairim Liz Bernardo Marques. Orientação: Prof. Dr. Fausto Roberto Poço Viana.

16/11 - Mesa 4: Arte pandêmica em tempos de pixelização (20h - 22h)
Mediação: Diego Camelo

• A ‘pixelização’ das Artes da Cena e os impactos na Mediação Teatral. Autoria: Giovanna Poloni Orientação: Profa. Dra. Maria Lúcia de Souza Barros Pupo.
  • A Dança Nos Tempos Da Catástrofe: Reflexões em Tanztheater e Pandemia. Autoria: Thiago Prado Neris Orientação: Profa. Dra. Sayonara Sousa Pereira

Serviço:

Olhares Insurgentes -  Iniciação Científica e Pesquisa em Artes