Qual o papel do cidadão nas ações sustentáveis?
Alunos de Educom lançam primeira edição da revista ReSPira, um olhar sobre a sustentabilidade na cidade de São Paulo
Produzida por estudantes de Educomunicação, a Revista ReSPira traz entrevistas e artigos que discutem as relações entre a agenda ecológica e as pautas educomunicativas, além de abordar o PlanClima, documento que demonstra como a capital paulista pretende alinhar suas ações com os compromissos do Acordo de Paris, tratado mundial que busca reduzir o aquecimento global.
A publicação foi desenvolvida na disciplina Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV, sob coordenação da professora Dayana K. Melo da Silva. A proposta era desenvolver três produtos midiáticos que abordassem as questões de sustentabilidade em São Paulo, sendo eles: cards design, podcast e revista digital.
O material foi produzido para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e também para professores, com o intuito de difundir informações e aumentar o debate sobre pautas socioambientais.
A Educomunicação como aliada
Escrito por Erika Novais, Marcelle Matias e Vitor Braz, o texto Educomunicação com a Agenda Socioambiental é resultado de uma entrevista com a professora da ECA Carmen Gattás, na qual ela aponta caminhos para um maior engajamento com questões sociológicas através dos estudos educomunicativos.
Para a docente, a educação ambiental necessita da democratização dos meios de comunicação de massa e de um comprometimento de todos os setores da sociedade. Além disso, a mídia precisa engajar o público para que as pessoas se enxerguem dentro do problema. Nesse sentido, a educomunicação permite que as pessoas produzam suas próprias mídias e possibilita que elas desenvolvam um olhar mais crítico para a própria realidade.
“Os princípios da educomunicação se aproximam muito da educação ambiental. A dialogicidade, a liberdade de expressão, a cidadania, a alteridade, comunicação, criticidade e a colaboração. É importantíssimo trabalhar esses princípios nas escolas, mostrando uma prática [de educação ambiental] possível de ser desenvolvida para agora e para as futuras gerações.”
Carmen Gattás, professora colaboradora do curso em Educomunicação
No artigo Sobre as práticas não consideradas, a estudante Mariana Fontes destaca o PanClima SP, documento lançado em 2021 pela Prefeitura da Cidade de São Paulo que tem como objetivo reduzir à zero a emissão de gás carbônico na capital.
Entre as propostas, há a priorização de alimentos agroecológicos e não industrializados, preferência por transporte com bicicletas e valorização de áreas verdes e uso de energia solar. A autora aponta, no entanto, que muitas dessas metas não condizem com a realidade de grande parte da população paulista, que ainda sofre com fome, falta de saneamento básico e pobreza.

Confira a revista na íntegra no site.
O projeto dos alunos de Educom também resultou na criação dos dois primeiros episódios do ReSPira Podcast. Neles, os estudantes discutem a importância do pensamento coletivo para a aplicação de ações que impeçam um colapso ambiental. Você pode escutar os episódios no site da revista.