CCA | Departamento de Comunicações e Artes

Qual o papel do cidadão nas ações sustentáveis?

Alunos de Educom lançam primeira edição da revista ReSPira, um olhar sobre a sustentabilidade na cidade de São Paulo

Vida acadêmica

Produzida por estudantes de Educomunicação, a Revista ReSPira traz entrevistas e artigos que discutem as relações entre a agenda ecológica e as pautas educomunicativas, além de abordar o PlanClima, documento que demonstra como a capital paulista pretende alinhar suas ações com os compromissos do Acordo de Paris, tratado mundial que busca reduzir o aquecimento global.

A publicação foi desenvolvida na disciplina Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento IV, sob coordenação da professora Dayana K. Melo da Silva. A proposta era desenvolver três produtos midiáticos que abordassem as questões de sustentabilidade em São Paulo, sendo eles: cards design, podcast e revista digital.

O material foi produzido para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e também para professores, com o intuito de difundir informações e aumentar o debate sobre pautas socioambientais.

A Educomunicação como aliada

Escrito por Erika Novais, Marcelle Matias e Vitor Braz, o texto Educomunicação com a Agenda Socioambiental é resultado de uma entrevista com a professora da ECA Carmen Gattás, na qual ela aponta caminhos para um maior engajamento com questões sociológicas através dos estudos educomunicativos.

Para a docente, a educação ambiental necessita da democratização dos meios de comunicação de massa e de um comprometimento de todos os setores da sociedade. Além disso, a mídia precisa engajar o público para que as pessoas se enxerguem dentro do problema. Nesse sentido, a educomunicação permite que as pessoas produzam suas próprias mídias e possibilita que elas desenvolvam um olhar mais crítico para a própria realidade.

“Os princípios da educomunicação se aproximam muito da educação ambiental. A dialogicidade, a liberdade de expressão, a cidadania, a alteridade, comunicação, criticidade e a colaboração. É importantíssimo trabalhar esses princípios nas escolas, mostrando uma prática [de educação ambiental] possível de ser desenvolvida para agora e para as futuras gerações.”

Carmen Gattás, professora colaboradora do curso em Educomunicação

PanClima SP: o que não foi pensado

No artigo Sobre as práticas não consideradas, a estudante Mariana Fontes destaca o PanClima SP, documento lançado em 2021 pela Prefeitura da Cidade de São Paulo que tem como objetivo reduzir à zero a emissão de gás carbônico na capital.

Entre as propostas, há a priorização de alimentos agroecológicos e não industrializados, preferência por transporte com bicicletas e valorização de áreas verdes e uso de energia solar. A autora aponta, no entanto, que muitas dessas metas não condizem com a realidade de grande parte da população paulista, que ainda sofre com fome, falta de saneamento básico e pobreza.

Charge em preto e branco com dois quadros desenhados. No primeiro quadro uma enfermeira diz para um médico "Doutor, aquele paciente precisa de um pouco mais de atenção". No segundo quadro um desenho do planeta Terra sentado em uma cadeira de hospital diz "Acho que vou precisar de atestado médico, 15 dias no mínimo".
Charge desenvolvida por Marina Fernandes para a Revista ReSPira.

Confira a revista na íntegra no site.

Projeto deu origem a podcast

O projeto dos alunos de Educom também resultou na criação dos dois primeiros episódios do ReSPira Podcast. Neles, os estudantes discutem a importância do pensamento coletivo para a aplicação de ações que impeçam um colapso ambiental. Você pode escutar os episódios no site da revista.