estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Luís Fernando Angerami Ramos

Foto de perfil - Prof. Dr. Luís Fernando Angerami Ramos

Luís Fernando Angerami Ramos

 Clique para exibir currículo lattes. CV Lattes

 

Audiovisual e Comunicação Ambiental.

E-mail: lfangerami@usp.br

 

Professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, desde 1997. Foi Vice-chefe (2008-2010) e Chefe (2010-2013) do Departamento de Cinema, Rádio e TV, e membro de diversas comissões na universidade. Docente no Curso Superior do Audiovisual / USP, sendo responsável por disciplinas nas áreas de direção e linguagem audiovisual. Pesquisador nas áreas de Audiovisual (cinema, TV e vídeo) e Comunicação Ambiental. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa LabArteMidia ? Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, do Departamento de Cinema, Rádio e TV, CTR-ECA/USP. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (1995), Bacharel em Comunicação Social / Cinema pela Universidade de São Paulo (1986) e Graduado em Engenharia Sanitária pelo Instituto Maua de Tecnologia (1984). No campo da realização audiovisual, atuou em atividades de criação, roteirização, produção e direção de programas em vídeo, TV e cinema, com ênfase em projetos educativos, documentários, campanhas, treinamento e divulgação institucional.

 

Disciplinas

Direção I, Direção IV e Estágio Supervisionado.

 

Projetos de Pesquisa

Imaginários Juvenis

Projeto de pesquisa internacional envolvendo 10 escolas latino-americanas de cinema e audiovisual que fazem parte da CIBA, regional ibero-americana da CILECT (Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et Télévision), entidade que reúne as principais escolas de cinema e audiovisual do mundo. O projeto tem como proposta analisar a produção prática dos estudantes das escolas de cinema e audiovisual, compilados no âmbito dos concursos de filmes estudantis promovidos pela Cilect entre 2005 e 2015. Como objetivo inicial, pretende-se identificar as temáticas presentes nessa produção, quais são os principais interesses e preocupações dos realizadores. Como objetivos complementares o projeto visa prover ferramentas de análise para a construção de conhecimento e para a prática da docência no campo do audiovisual; consolidar metodologias próprias de análise voltadas à formação em produção audiovisual e colaborar na formação continuada das equipes de docentes (2016 - 2018).

Poéticas e técnicas da criação e exibição dos conteúdos audiovisuais

Atuação como Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa LabArteMidia ? Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, do Departamento de Cinema, Rádio e TV, CTR-ECA/USP. Trata-se de um grupo de pesquisa e inovação em poéticas e técnicas da criação, transmissão e exibição dos conteúdos audiovisuais digitais para interatividade, multitelas, multiplaformas e ambientes imersivos. De caráter transdisciplinar, o LabArteMidia tem entre seus principais objetivos desenvolver obras, ferramentas, interfaces, aplicativos e dispositivos audiovisuais digitais; pesquisar linguagem de uso e linguagem de produção para conteúdos audiovisuais digitais com processos interativos; estimular e estabelecer a cooperação, em nível teórico-prático, com centros de pesquisa e produção nacionais e internacionais.

Fluxos Criativos Audiovisuais: interações entre texto, imagem e som no processo de elaboração de uma obra audiovisual

 FLUXOS CRIATIVOS AUDIOVISUAIS: interações entre texto, imagem e som no processo de elaboração de uma obra audiovisual. O projeto tem como objetivo central pesquisar diferentes caminhos de interação entre a palavra, a imagem e o som na elaboração de uma obra audiovisual, desenvolvendo-se em linhas distintas de trabalho. Linha 1: O texto como estímulo da criação audiovisual. Nessa primeira linha de investigação foram, inicialmente, pesquisadas abordagens audiovisuais para criação de programas sobre a etimologia de um conjunto de palavras tendo como universo temático o corpo humano. Em seguida, a proposta avançou para o uso do texto poético como motor da criação audiovisual. Essa etapa teve início com uma experiência coletiva com a participação de 40 pessoas (artistas plásticos e profissionais de diferentes áreas) que assumiram o desafio de praticar uma intervenção plástica (desenho, pintura, escultura, fotografia, bordado, instalação ou performance) tendo como fonte de inspiração um poema previamente selecionado. Os relatos dos processos criativos e o conjunto de intervenções geraram um documentário em vídeo, intitulado Operação Plástica (Mini-DV, 53min). Como desdobramento dessa linha de investigação, o projeto dedica-se também à produção de videopoemas como objetos de pesquisa de linguagem na formatação de conteúdos audiovisuais de curta duração. Linha 2: A imagem e/ou som como estímulos para a narrativa audiovisual. Numa segunda linha de investigação, o projeto caminha em uma outra direção no processo de gênese da obra audiovisual, tendo uma imagem e/ou um som como estímulos primordiais para a construção de uma narrativa. Dessa abordagem, decorre a pesquisa denominada Conversando com Fotos, que consiste em captar o processo de interação de um grupo de participantes exposto a um conjunto de imagens. O processo envolve atividades de coleta de imagens tendo como base acervos fotográficos particulares cujas temáticas baseavam-se em imagens de pessoas, de cidades e de ambientes naturais, captadas em diferentes épocas e países. A dinâmica consiste em estimular a identificação de elementos visuais que remetam a fragmentos de memória, da história de desejos e de situações físicas e emocionais capazes de operar como catalisadores na criação de uma narrativa audiovisual. Essa linha abarca também experiências de realização audiovisual que partem do registro de imagens e sons presentes em situações do cotidiano, vivências sensoriais e estéticas, e promovem uma transformação audiovisual evocando um novo sentido em relação ao contexto original.

O Desafio da Comunicação Ambiental: um estudo da propaganda das ONGs na TV

Análise de peças audiovisuais veiculadas em televisão, um conjunto de 26 filmes publicitários apresentados em rede nacional, produzidos entre 1992 e 2001, sob responsabilidade das ONGs Associação Civil Greenpeace, ECO ? Earth Communications Office, Fundação SOS Mata Atlântica e WWF-Brasil (1997 - 2003)

Comunicação e Meio Ambiente

O objetivo específico da pesquisa foi analisar o discurso sobre meio ambiente, produzido e veiculado pelos meios de comunicação de massa, tendo como referência as notícias publicadas e transmitidas a respeito da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

Publicações e Produções Científicas

Almas, Almir (Org.) ; Ramos, Luís Fernando Angerami (Org.) ; Feitosa, Deisy Fernanda (Org.) ; Lima, Daniel (Org.) ; Oliveira, Lyara de (Org.) ; Knijnik, João (Org.) . Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos. 1ª. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, 2020. v. 1. 240p .
 
 
GIORGI, B. ; RAMOS, Luís Fernando Angerami . Flavio Di Giorgi: seu nome era professor. 1. ed. São Paulo: EDUC - Editora da PUC-SP, 2016. v. 1. 54p .
 
 
RAMOS, Luís Fernando Angerami; GIORGI, B. . Palavra-Chave 2004 (roteiro).
 
 
RAMOS, Luís Fernando Angerami. O Desafio da Comunicação Ambiental. Revista Debates Socioambientais, São Paulo, v. ano V, n.12, p. 11-12, 1999.
 
 
RAMOS, Luís Fernando Angerami. Meio Ambiente e Meios de Comunicação. 1. ed. São Paulo: Annablume & Fapesp, 1996. v. 1000. 160p .

Produções Artísticas ou Técnicas

E-book traz artigos que abordam os impactos da invasão audiovisual

RAMOS, Luís Fernando Angerami; FEITOSA, D. F. ; KNIJNIK, J. ; LIMA, D. E-book traz artigos que abordam os impactos da invasão audiovisual. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).  

Dentro

Ramos, Luís Fernando Angerami; GIORGI, B. . Dentro. 2020. Vídeo.

Beco 360º

RAMOS, Luís Fernando Angerami; Almas, Almir ; LIMA, D. ; KNIJNIK, J. Beco 360º. 2019. Vídeo.

(Des)Limites: hibridizações na imagem contemporânea

RAMOS, Luís Fernando Angerami; ROSA, A. A. (Des)Limites: hibridizações na imagem contemporânea. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

O Desafio da Comunicação Ambiental: um estudo da propaganda das ONGs na TV

RAMOS, Luís Fernando Angerami. O Desafio da Comunicação Ambiental: um estudo da propaganda das ONGs na TV. 2002. (Relatório de pesquisa).