Mini-mostra no CTR sobre cinema e teatros chineses
Por Vitor Freitas

O Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA faz o convite para a mini-mostra cinematográfica “Os palcos nas telas: Intersecções entre o cinema e os teatros tradicionais chineses”, que ocorrerá nos dias 17, 21 e 23 de novembro, às 19h, no Auditório A do prédio do CTR, na ECA-USP. O evento será aberto à comunidade acadêmica da Universidade de São Paulo, bem como a quaisquer interessados, e contará com a exibição de filmes, seguida de comentários de diferentes estudiosos, com o objetivo de pensar as várias relações entre o cinema e os teatros tradicionais (comumente conhecidos como óperas) da China.
O evento é uma iniciativa do LAICA - Laboratório de Crítica e Investigação Audiovisual da ECA-USP, com curadoria da Profa. Dra. Cecília Mello e da Profa. Dra. Esther Santana, com apoio do CTR-ECA, produção de Benjamin Medeiros Diniz e terá como convidado Especial o Prof. Dr. Francisco Foot Hardman (IEL - UNICAMP).
Segue abaixo a programação:
· 17/11/2022: A ópera tradicional e as suas transformações na China do século XX
Ópera de Pequim e Adeus, minha concubina (霸王别姬), com comentários da Profa. Dra. Cecília Mello (ECA/ USP)
Adeus, minha concubina (霸王别姬)
China / Hong Kong, 1993
Direção: Chen Kaige
Blu-Ray FullHD
Nos anos 1920, dois garotos, Douzi e Shitou, conhecem-se em uma escola de formação de artistas da Ópera de Pequim. Ao longo de várias décadas de profundas transformações locais, como a própria fundação da República Popular da China, eles se consagram na interpretação da peça Adeus, minha concubina e tentam conservar os seus vínculos afetivos e profissionais.
· 21/11/2022: A ópera tradicional nas diásporas chinesas
Ópera Cantonesa e Havana Divas(古巴花旦), com comentários da Profa. Dra. Esther Marinho Santana (pós-doutoranda, ECA/ USP e FAPESP)
Havana Divas (古巴花旦)
Hong Kong, 2018
Direção: S. Louisa Wei
Arquivo Digital HD
Na Havana da década de 1930, Caridad e Georgina são apresentadas à Ópera Cantonesa e se especializam em seus papeis. O documentário, inédito no Brasil, combina o olhar sobre a aclimatação do teatro tradicional chinês a Cuba com o registro da vivência das duas mulheres até os dias atuais, em meio a diversas mudanças políticas, sociais e culturais.
· 23/11/2021: A ópera tradicional na China do século XXI
Ópera de Sichuan e Viver para cantar (活着唱着), com comentários do Prof. Dr. Francisco Foot Hardman (IEL/ UNICAMP)
Viver para cantar (活着唱着)
China/ França/ Canadá, 2019
Direção: Johnny Ma
Arquivo Digital FullHD
Uma trupe da Ópera de Sichuan vê as suas atividades ameaçadas pela perspectiva de demolição do teatro onde se apresentam para a construção de um grande edifício, enquanto tenta manter o seu repertório vivo tanto para os espectadores quanto para os seus membros mais jovens.
Fonte: CTR-ECA.