Cantor e pesquisador Daniel Issa discute desafios da interpretação vocal de música antiga
Palestra acontece em 18 de junho às 14h30 no Departamento de Música
Na terça, 18 de junho, a partir das 14h30, o Departamento de Música (CMU) da ECA sedia a palestra A voz cantada na performance de repertórios antigos: é possível se reconstituir um timbre histórico?, com o cantor solista e pesquisador Daniel Issa. No encontro, serão debatidas as estratégias vocais utilizadas atualmente na interpretação de repertórios antigos.
Com frequência, a pesquisa e a execução de música antiga se baseiam na análise de registros documentais de um passado musical extinto. Restam, portanto, lacunas causadas pela falta de continuidade de uma tradição oral que complemente a informação escrita — o que impele o cantor do presente a tomar certas decisões para preenchê-las. São essas escolhas dos intérpretes vocais que a palestra abordará.

Daniel é doutor em Musicologia pela Sorbonne Université, na França, e diplomado em Música Antiga pela Schola Cantorum Basiliensis, da Suíça, onde morou por 21 anos. Com um repertório que vai do medieval ao contemporâneo, o tenor teve alguns papeis escritos para a sua voz e atuou em países como Áustria, Itália, Inglaterra e China, além de ter participado de performances para importantes gravadoras de música erudita e emissoras de rádio e televisão em países como Alemanha e Áustria.
Serviço
A voz cantada na performance de repertórios antigos: é possível reconstituir um timbre histórico?, com Daniel Issa
Data: 18 de junho de 2024
Horário: 14h30
Local: Sala 8, Departamento de Música (CMU, Prédio 6)
Endereço: Rua da Reitoria, 215, Cidade Universitária, São Paulo, SP