Como empresas e pessoas podem se comunicar em um mundo cada vez mais digital?
Grupo de pesquisa Influcom lança e-book sobre as tendências em comunicação organizacional, influência e Inteligência Artificial
Todos os anos, o grupo de pesquisa Influcom - Comunicação, influência e visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais, reflete e debate acerca de questões contemporâneas no campo da comunicação por meio de e-books. O mais recente deles, intitulado Tendências em comunicação organizacional, influência e inteligência artificial, foi lançado no final de 2024 e está disponível no Repositório da Produção USP.

A coletânea é dividida em três partes: Tendências em Comunicação Organizacional; Tendências em Influência Digital e Tendências em Inteligência Artificial. Dezoito pesquisadores colaboraram para a produção desse livro, que, com textos curtos e objetivos traz perspectivas teóricas e práticas a respeito desses temas.
O e-book é um resultado das reuniões, leituras, trabalhos e pesquisas desenvolvidos no Influcom, de acordo com a professora Carolina Frazon Terra, líder do grupo, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e uma das organizadoras da obra.

Segundo a docente, as principais tendências apresentadas no livro em termos de comunicação organizacional e influência envolvem a visibilidade midiática digital, ou seja, organizações e influenciadores buscando ganhar cada vez mais visibilidade para continuar com uma audiência ativa, com influenciadores monetizando tanto pela audiência quanto na captação de marcas. E as organizações estão preocupadas em viralizar, em ser tópico de conversa na sociedade. Um exemplo apresentado pela professora é o da recente ativação realizada pelo Sem Parar, que ofereceu 50 reais para pagar os pedágios ou o combustível de torcedores que estavam indo para Santos ver o jogo de estreia de Neymar Jr.
Quanto à inteligência artificial, Carolina afirma que as IAs têm um grande impacto na forma como é feita a comunicação, uma vez que essas tecnologias podem ser utilizadas para a produção de conteúdos, criação de vídeos, áudios, imagens, etc. A professora também lembra as questões éticas envolvendo o uso de IAs, como a questão de autoria dos conteúdos e, no campo de comunicação organizacional, a satisfação do consumidor, já que garantir a qualidade e efetividade de atendimentos realizados por assistentes virtuais ainda é um desafio.
Segundo a docente, o livro traz um olhar crítico-reflexivo sobre fenômenos que vieram para ficar. “A gente tá olhando para aquilo e falando: Inteligência Artificial é inevitável, influenciador digital é inevitável, então, do ponto de vista da comunicação, a gente tem que ter entendimento, tem que ter compreensão para poder criticar, para poder refletir, para poder também utilizar isso a nosso favor e não virar refém dessas ferramentas todas”. A ideia não é refutar ou classificar as tecnologias como algo nocivo, mas buscar entender e propor melhores usos e, sobretudo, usos éticos desses mecanismos.
Glossário de Ética e Governança
Carolina organizou outro e-book, resultado de um trabalho final da matéria que leciona no CRP, Ética e Governança. O livro é um glossário de termos técnicos utilizados no meio da comunicação organizacional, como gestão de riscos, compliance e washing, entre outros, e está disponível gratuitamente no repositório da USP.
O trabalho também é um projeto de extensão que busca dialogar com a sociedade acerca dos termos utilizados pelos profissionais das áreas de comunicação. Carolina diz: “É algo bacana que a gente consiga olhar, refletir, produzir conhecimento e devolver aquilo para a sociedade de uma forma simples e didática, de uma forma acessível”.
Confira a matéria que o Jornal da USP produziu sobre o glossário.
Sobre o Influcom
O InfluCom surgiu em 2021, com a proposta de receber pesquisadores, estudantes e interessados em pesquisas envolvendo o Campo da Comunicação Organizacional, sobretudo aplicado ao digital e à influência, bem como em função dos impactos e interferências decorrentes dos efeitos da midiatização, plataformização e dataficação. Os pesquisadores refletem sobre os fenômenos em volta das estratégias de exposição, visibilidade e relacionamentos nas plataformas sociais e digitais. Um dos objetivos do grupo é promover aproximação e reflexões entre teoria e prática, academia e mercado.