Minicurso terá como tema economia da desinformação e suas estratégias discursivas
Com uma perspectiva analítica e abordagem multidisciplinar, curso gratuito abordará desafios regulatórios e terá atividades práticas
Organizado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT) da ECA juntamente com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, o minicurso Economia da desinformação e suas estratégias discursivas será gratuito e terá seis encontros presenciais. Os encontros ocorrerão na ECA aos sábados, do dia 26 de abril a 31 de maio, das 10h às 13h, com público máximo de 70 participantes.

Durante o ciclo de aulas será tratada a influência do neoliberalismo e da indústria da Inteligência Artificial (IA) nos processos de desinformação, além de conceitos como iletramento digital e estudos sobre consumo e compartilhamento de desinformação. Segundo a professora Roseli Fígaro, o curso se trata de:
“uma discussão mais ampla sobre como e por que essas correntes de mentiras, de conteúdo intencional, em geral descontextualizadas, se inserem no contexto da economia da atenção e da platataformização do trabalho.”
professora Roseli Fígaro, líder do CPCT
O curso é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação da USP, comunicadores de coletivos e profissionais de comunicação e educação que tenham concluído o ensino médio. Para se inscrever, é preciso acessar o link de inscrição presente na página do sistema Apolo até 18 de abril de 2025 e seguir as orientações. Os primeiros inscritos terão prioridade.
Será emitido certificado de conclusão para quem participar de 85% do curso, o que significa que só será permitida uma falta, e não serão aplicadas provas ou trabalhos.
Serviço:
Economia da desinformação e suas estratégias discursivas
Data: 26 de abril a 31 de maio de 2025
Horário: aos sábados, das 10h às 13h
Local: Escola de Comunicações e Artes. Sala a definir.
Endereço: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP.
Inscrições no sistema Apolo até 18 de abril de 2025