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Prática como meio de pesquisa nas Artes Cênicas: conheça o Cepeca

No Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, fundado em 2007, pesquisadores e artistas compartilham ideias e vivências

Conheça a ECA

O Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (Cepeca) foi fundado em 2007 pelo professor Armando Sérgio da Silva, do Departamento de Artes Cênicas (CAC). A ideia do grupo surgiu a partir de uma dinâmica em uma das disciplinas que o docente ministrava no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Nessa disciplina, os estudantes levavam suas pesquisas para serem debatidas em grupo. Segundo o atual coordenador do Centro, o professor Eduardo Coutinho, também do CAC,  a proposta é ter um espaço para partilhar dúvidas e perspectivas em relação à pesquisa e fazer uma troca de conhecimentos teóricos e práticos.

Foto de homem branco esboçando um sorriso. Ele tem os olhos castanhos, é calvo e tem barba e cabelos muito curtos e grisalhos. Ele usa uma camisa xadrez azul e o fundo da imagem é verde claro.
Professor Eduardo Coutinho.
Foto: Acervo pessoal/
Eduardo Coutinho.

Uma característica do Cepeca destacada por Eduardo é a variedade de pesquisadores integrantes, que abrange pessoas vinculadas a programas de pós-graduação e pessoas que não têm outras ligações com a universidade. O professor afirma: “a gente acha interessante porque, às vezes, essas pessoas trazem visões fora da caixinha da universidade, elas trazem vivências”.

O Cepeca trouxe novas perspectivas acerca da pesquisa em Artes Cênicas na universidade, tanto pela troca de experiências, quanto por aceitar apenas projetos que envolvem a prática. Eduardo afirma que a prática é uma maneira de pesquisa. Para o professor, após desenvolver uma proposta, levá-la ao palco permite verificar e entender a reação do público em relação ao que está sendo apresentado. E complementa: “[...] É na prática que a gente entende a teoria das artes cênicas [...] A concepção ainda é muito da teoria e não da prática, mas de certa forma elas estão conectadas.”

 

Foto de uma sala com piso de tacos de madeira, na qual cadeiras e bancos brancos e azuis formam uma roda. Ao centro, duas pessoas sentadas de frente uma para a outra, uma de pernas abertas e outra de pernas cruzadas, ambas com blusa vinho e saia clara. Cinco pessoas estão sentadas ao redor. As paredes são brancas e descascadas. Ao fundo, um quadro verde, um armário e uma mesa. Alguns objetos e instrumentos musicais estão no chão.
Atividade prática realizada no Cepeca. Foto: Joana Barbosa.

 

A prática engloba um conceito importante para as pesquisas desenvolvidas no Cepeca, que é o da experimentação cênica. Esse conceito envolve colocar ideias à prova, testar hipóteses. Eduardo defende que essa “é uma maneira de descolonização porque são corpos brasileiros registrando a sua experiência”.
 

“Eu acho fundamental as pesquisas que têm uma prática e pensar sobre a sua prática, porque aí você se questiona e você eventualmente muda. Não é só ir lá e experimentar e ‘ah, não deu certo’, pronto, acabou. É uma ação muito importante para o desenvolvimento das artes cênicas nós questionarmos o que estamos fazendo, porque vamos atualizando, porque a sociedade vai mudando e arte e sociedade estão sempre dialogando”.

Eduardo Coutinho, docente do CAC

 

As pesquisas do grupo anteriormente envolviam apenas a experimentação cênica de atores e atrizes, mas após Eduardo assumir a coordenação, houve uma ampliação no escopo desses estudos, que agora engloba outros campos das artes cênicas como dramaturgia, cenografia e figurino. Além disso, as referências estudadas, antes baseadas principalmente nas linhas russas, hoje, contam com o acréscimo de vertentes como cultura de rua, cultura brasileira e cultura latino-americana

Outro conceito importante para o Centro é o de intérprete-criador, que trata de uma fusão de papéis envolvidos nas artes cênicas, tais como os de ator, diretor, cenógrafo e figurinista. Segundo Eduardo, é preciso ter essa autonomia para que haja um domínio sobre a pesquisa, um domínio de todas as áreas para que seja possível focar naquilo que a pesquisa aborda e não haja interferência de outras visões na mesma. 
 

Pós-doutora estudou dez primeiros anos do Cepeca 

Descrição da imagem: Foto de mulher sorrindo e com a mão na cabeça. Ela veste blusa marrom, tem cabelos castanhos, lisos e curtos e olhos castanhos. Usa batom vermelho rosado. O fundo é branco.
Foto: Acervo pessoal/Evinha Sampaio.

A pesquisadora, atriz e dançarina Evinha Sampaio desenvolveu seu pós-doutorado tendo como objeto de estudo os 10 primeiros anos do Cepeca. Na pesquisa, a autora analisou cerca de 33 trabalhos de mestrado e de doutorado produzidos nesse período por participantes do grupo. 

O pós-doutorado destaca o conceito de intérprete-criador, relacionando-o com os conceitos de indústria cultural e neoliberalismo. Além disso, o texto final inclui um arquivo iconográfico com cerca de 93 fotografias oriundas dos acervos de pesquisadores e dos espetáculos do Centro. 

Leia na íntegra a matéria publicada pelo Jornal da USP sobre o trabalho de Evinha.
 

Cepecast 

O Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator teve sua história contada em 22 episódios do podcast Cepecast, disponível no canal da ECA no Youtube. 

O podcast foi um registro das vivências do Cepeca e é uma maneira de resgatar e contar as histórias do Centro, como também divulgar as pesquisas de seus membros. Os episódios são em formato de entrevista com os pesquisadores, docentes e outros integrantes do grupo. Uma das entrevistas foi realizada com o idealizador do Cepeca, o professor Armando Sérgio, falecido em fevereiro de 2023.

 

Foto tipo selfie de quatro pessoas. Da esquerda para a direita: homem branco com barba meio grisalha, cabelos pretos e olhos castanhos veste camiseta vermelha e usa óculos com armação preta e retangular;  homem branco idoso de olhos castanhos, com barba rala e cabelos grisalhos; mulher branca de cabelos e olhos castanhos veste blusa rosa, calça preta e sorri; homem branco calvo veste camisa cinza e usa óculos de armação oval e preta. Ao fundo, um sofá verde, um jarro amarelo com flores, um quadro abstrato colorido e uma mesa de vidro.
Foto do pesquisador e músico Marcello Amalfi com o professor Armando Sérgio, sua esposa Rose e o professor Eduardo Coutinho. Foto: Acervo Pessoal/Marcello Amalfi.

 

Produzidos pelo pesquisador e músico Marcello Amalfi, cada episódio do podcast tem uma trilha original exclusiva, com composições musicais baseadas nas tonalidades das vozes das pessoas entrevistadas. 

Confira todos os episódios do Cepecast na playlist: 


 


Foto: Mariana Chama. 
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