Encontro promove debates sobre tecnologia e inclusão de pessoas neurodivergentes
De 4 a 8 de agosto de 2025, II Encontro de Informação e Saúde: Neurodiversidade reúne pesquisadores e profissionais das áreas de saúde, tecnologia, educação e inclusão
Especialistas da USP, startups, profissionais de saúde, tecnologia, educação e inclusão se reúnem de 4 a 8 de agosto de 2025 no II Encontro de Informação e Saúde: Neurodiversidade. O evento é um dos maiores do país sobre neurodiversidade e inovação e integra a programação do XI Congresso Internacional de Tecnologia e Organização da Informação (TOI), organizado pelo Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital — grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Informação e Cultura (CBD) da ECA —, e pelo Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, da Universidade do Porto.
Ao longo dos cinco dias de evento, painéis e palestras vão debater como a tecnologia pode transformar a vida de pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dislexia e outras neurodivergências. A proposta é conectar ciência, inteligência artificial e práticas inclusivas para criar um futuro mais acessível, acolhedor e transformador para todas as mentes.
Além de profissionais e pesquisadores das áreas de saúde, educação, tecnologia e inclusão, o encontro é voltado para pessoas neurodivergentes, familiares e aliados. A programação é inteiramente online e gratuita, com atividades entre 19h e 22h (horário de Brasília). Para participar, basta realizar inscrição pela plataforma Sympla até o dia 8 de agosto.
Serviço
II Encontro de Informação e Saúde: Neurodiversidade - Neurociência, Transformação Digital e o Futuro Inclusivo
Data: 4 a 8 de agosto de 2025
Horário: 19h às 22h (horário de Brasília)
Online