CAP | Departamento de Artes Plásticas

Depois do Fim da Arte

Criado em 2015, o grupo investiga o sentido da produção artística contemporânea e sua relação com o contexto geral. Em 2017, apresentou publicamente o resultado de sua investigação na exposição Ainda não, na Galeria Vermelho e na mostra Subsessões – Avenida Paulista, no MASP. Em 2018, o grupo apresentou Palestra-Palestra: FODA durante a Verbo 2018 – Mostra de Performance Arte. No mesmo ano, participou do evento Como organizar as lutas, implicar tudo e iniciou um cineclube quinzenal. Em 2019, apresentou a exposição Cripta na Galeria Vermelho. Em 2020, traduziu capítulos do livro Duty Free Art, de Hito Steyerl, publicados na Revista ARS (n. 39).
Líderes do grupo: Dora Longo Bahia
                                  Renata Pedrosa Romeiro
                                  depoisdofimdaarte@googlegroups.com

GMEPAE – Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação

O objetivo do grupo é a condução de pesquisas teóricas e experimentais relacionadas aos conteúdos, metodologias e princípios que fundamentam o ensino de arte nas escolas, no ensino superior e em instituições como museus, ONGs e centros culturais. É também desenvolver pesquisas sobre os processos conceptivos e construtivos da obra de arte e da práxis educativa criadora, tendo como proposta estimular a reflexão acerca da aprendizagem artística e dos processos pelos quais o conhecimento da arte é construído por crianças, adolescentes e adultos.
Líderes do grupo: Sumaya Mattar
                                  Alberto Roiphe Bruno
                                  www.facebook.com/grupodeestudoarteeducacao
                                  gmepaeusp@gmail.com

Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais

Os estudos desenvolvidos pelo grupo situam-se no campo transdisciplinar da arte, das mídias digitais, da comunicação visual e do design. Duas linhas de pesquisa têm orientado as investigações: Arte e Design, que leva em conta as peculiaridades históricas, teóricas, contextuais e de finalidade inerentes a essas áreas de estudo, e Mídias digitais, que considera as implicações geradas pelas mídias digitais nos processos criativos e receptivos, próprios da contemporaneidade.
Líderes do grupo: Monica Baptista Tavares
                                  Juliana Harrison Henno
                                  http://gp-admd.net

Grupo de Pesquisa em Impressões Fotográficas

Os instrumentais disponibilizados pela fotografia digital, tanto na captação direta de imagens como nas reproduções de obras de arte, expandiram os registros e os limites da luz e da cor. Balizadas por uma novos conceitos e parâmetros, os controles nos arquivos digitais se aproximam da engenharia. Por outro lado, há a necessidade de desenvolver métodos de ensino que visem a formação de artistas, museólogos, historiadores e pessoas ligadas à cultura visual e que se aproximem dos conceitos básicos de operação da nova linguagem fotográfica. Nesse contexto, o grupo de pesquisa dá suporte ao trabalho acadêmico de seus membros, na realização de projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e colabora com instituições acadêmicas e culturais do Brasil e do exterior.
Líder do grupo: João Luiz Musa

Pintura em questão

O grupo pretende analisar questões fundamentais que estão presentes no dia a dia de um artista em busca de uma pintura contemporânea. Indagações técnicas e conceituais estão imbricados com a prática artística. Além das aulas, seminários serão realizados a fim de discutir a produção pictórica concomitante a pesquisa na graduação, pós graduação e pós doutorado. O grupo pretende integrar teoria e prática - que parecem sempre se dissociar na universidade - ao mostrar que fazer pintura é uma maneira de apreender a se situar no tempo e saber indagar o estatuto da imagem no mundo contemporâneo.
Líder do grupo: Marco Garaude Giannotti

Poética da Multiplicidade: Produção de Imagens com Processos Criativos em Videográfica

O grupo realiza experimentos a partir de uma metodologia que deriva das potencialidades da infraestrutura operacional tecnológica, da combinatória do algoritmo e da lógica de processamento de dados, divisando o paradigma cultural que encarna a relação homem-mundo-máquina. Pretende inaugurar, assim, noções de corpo, tempo e espaço por meio da composição dialógica de imagens estáticas e dinâmicas e a partir de processos criativos digitais, preconizando a produção concreta de acontecimentos estéticos.
Líderes do grupo: Branca Coutinho de Oliveira
                                   Amilcar Zani Netto
                                   www.eca.usp.br/poeticadamultiplicidade

Poéticas Digitais

Núcleo multidisciplinar que desenvolve projetos experimentais e reflexões sobre o impacto das novas tecnologias no campo das artes. Tem como participantes artistas, pesquisadores e estudantes, com composições distintas em cada projeto. Já apresentou seus trabalhos e projetos em diversas exposições no Brasil e no exterior. Recebeu o 6º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, em 2006; foi indicado ao prêmio de instalação no 12º Festival Internacional de Artes e Culturas Digitales de Gran Canária, em 2006; participou da V Bienal de Arte e Tecnologia, em 2010. Em 2018, realizou mostra individual no Laboratório Arte Alameda, no México.
Líder do grupo: Gilberto dos Santos Prado
http://www.poeticasdigitais.net

Realidades – da Realidade Tangível à Realidade Ontológica

O grupo busca viabilizar publicações e/ou encontros e seminários sobre o tema de pesquisa – as manifestações diversas que desafiam e redirecionam o termo realidade – pela ótica da arte, bem como compilar um conjunto significativo de documentos e um acervo relativo ao tema principal e seus correlatos. Por fim, o grupo busca produzir fontes primárias de pesquisa – entrevistas e tomadas de depoimentos de artistas e outros agentes ligados ao campo temático.
Líderes do grupo: Silvia Regina Ferreira de Laurentiz
                                  Marcus Vinicius Bastos
                                   http://www2.eca.usp.br/realidades
                                   grealidades@gmail.com

Stereofônico

O grupo de pesquisa surgiu em 2019 com a criação da disciplina Campos de interação entre arte e rock, que propôs a concepção de uma plataforma para dar mais projeção e visibilidade para a produção brasileira neste campo. O grupo realiza entrevistas, produções sonoras e publicações sobre artistas brasileiros de diversas gerações que conectam o universo das artes visuais ao da música.
Líder do grupo: Mario Celso Ramiro de Andrade
                              https://arte-rock.tumblr.com