Desde o dia 18 de julho, está aberta a exposição Laboratório do Semestre 2022, com trabalhos em pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, multimídia, performance e instalação realizados ao longo deste semestre por estudantes do curso de Artes Visuais. O Espaço das Artes (EdA) da ECA abrigará a exposição até o dia 20 de setembro.
Segundo o professor Mário Ramiro, a montagem de exposições é uma experiência fundamental para o corpo discente, razão pela qual o Departamento de Artes Plásticas (CAP) não realizou mostras on-line durante o período de isolamento social. Em matéria para o Jornal da USP, o artista e docente deu outros detalhes sobre a organização do evento, realizada coletivamente.
Nesta fotorreportagem, você confere alguns registros da montagem e da noite de abertura da exposição.
Rafael Shiraishi durante montagem de pinturas realizadas na disciplina Cor, do professor Geraldo Souza Dias. Foto: Diogo Bachega Paiva.Coluna de Fumaça, obra de Rafael Shiraishi. Foto: Diogo Bachega Paiva.
Rafael Shiraishi, do primeiro ano de Artes Visuais, expõe a obra Coluna de Fumaça. Na foto acima, ajuda a montar os trabalhos realizados por diversos estudantes na disciplina Cor, ministrada pelo artista e professor Geraldo de Souza Dias.
“É uma experiência muito boa para a gente começar a engatinhar nesse meio da arte e expor, tentar adaptar seu trabalho ao ambiente…”
Rafael Shiraishi, estudante de Artes Visuais
Gabriel Faria no início da montagem de sua série de desenhos, intitulada (concentração de corpo) (2020). Foto: Diogo Bachega Paiva.
Gabriel Faria, 19, entrou em 2020 na USP, durante a pandemia. Dois anos depois, com a retomada das atividades presenciais, o artista aproveita para expor trabalhos que fez nesse começo da graduação, com obras de desenho e gravura.
Felipe Lima dá os últimos retoques em sua pintura Feto I (2022). Foto: Diogo Bachega Paiva
Felipe Lima, no seu terceiro ano da graduação, também tem a primeira oportunidade de participar da exposição.
“É divertido, fura parede, pinta parede de branco… Espero que o pessoal goste”.
Estudante monta a obra Mapa de Intervenções (2022), de autoria de Cacau, Gabriel Faria, Talita Maciel Lopes e Gaia Nadal. Foto: Diogo Bachega Paiva
A exposição apresenta obras de autoria individual e coletiva, além de conjuntos de trabalhos desenvolvidos em disciplinas. Na foto, montagem de diversas pinturas realizadas na disciplina Cor, do professor Geraldo Souza Dias. Foto: Diogo Bachega Paiva
Ao montar as obras, os estudantes exercitam conceitos de expografia e museologia. Na foto, a obra Cachorros (2022), de Thiago Olival, é afixada nas paredes do EdA. Foto: Diogo Bachega Paiva
Montagem da série Cápsulas (2022), de Zoé Passos. Foto: Diogo Bachega Paiva
O professor Mário Ramiro e estudantes durante a montagem da fotoperformance Não, não, só cai da escada (2022), de Talita Maciel. Foto: Diogo Bachega Paiva
O Laboratório do Semestre também é uma oportunidade para os estudantes interessados em teoria e crítica de arte. Na foto, a obra em destaque é a pintura Linguiças (2022), de Felipe Lima. Foto: Diogo Bachega Paiva
Sem título (2020), Retrato (2020) e Personagens (2020), trabalhos de Lia Morena. Foto: Diogo Bachega Paiva
Arder (2022), vídeo-instalação de Gustavo de Oliveira. Ao fundo, o conjunto Sem Título (2022), de Carolina Lixandrão. Foto: Diogo Bachega Paiva
Rostos (2022), série de Clara Damasio de Lima. Foto: Amanda Ferreira.
Uma das frases da série Interrompemos a programação... (2022), espalhada por diversos pontos do EdA. Trabalho de autoria de David Queiroz, Gabriel Chayamiti, Marina Lee Bernardi, Maryanne Cerqueira, Thais Patino e Vinicius Barbosa, com apoio do grupo de pesquisa Realidades, coordenado pela professora Silvia Laurentiz. Foto: Amanda Ferreira.
Da direita para a esquerda: o trio perdi o rabo do meu rato (2021), manga (2021) e me dá um (2021), de Clara Moreno; Sem Título (2022), de Mateus Herculano; e 1945 ou Retrato de um Jovem kamikaze (2022), de Caio Ferreira. Foto: Amanda Ferreira.
Visitantes observam conjunto de pinturas realizadas na disciplina Cor, do professor Geraldo de Souza Dias. Foto: Amanda Ferreira
Muitos trabalhos exploram tecnologias como a realidade aumentada. Na foto, visitante interage com a obra Caça-Níquel (2022), de Diego Luiz, Laiani Gomes, Laura Sapucaia, Raquel Sarti e Silvana Fogaccia, realizada com apoio do grupo de pesquisa Realidades. Foto: Amanda Ferreira
A exposição apresenta obras que propõem diferentes formas de interação. Na foto, visitantes comem biscoitos e petiscos que integram a obra Arboretos consumidos (2022), de Cacau, Gabriel Faria, Talita Maciel Lopes e Gaia Nadal. Foto: Amanda Ferreira.
Série Fachadas (2022), de Henrique Levy. Foto: Amanda Ferreira
cachorrão (2022), de Marina da Silva. Foto: Amanda Ferreira
Na sala de vídeo são exibidos 25 trabalhos, entre produções individuais e coletivas. Foto: Amanda Ferreira.
Seção 1, de Vicente Brasileiro. Foto: Amanda Ferreira.
Entorno (2022), de Thiago Olival. Foto: Amanda Ferreira.
Visitantes observam a obra Putativo imaginário (2022), de Marcelo Ricci. À direita, o díptico Paisagem em Desvio (2022), de Clara Luz. Foto: Amanda Ferreira.
Visitantes interagem com a obra Sem título (2022), de Ana Caroline Cordeiro, Daniel Alexsander, Isabella Stael, Laura Diaz e Pedro Becker. Foto: Amanda Ferreira.
Visitantes escaneiam o código QR da obra Fazendinha Plástica (2022), presente em diversos pontos da exposição. Obra de Bianca Silva, Cauê Andreassa Silva, Clara Damasio, Gabriela Vieira, Lucas Oliveira e Mariana Fleischner, com apoio do grupo de pesquisa Realidades. Foto: Amanda Ferreira.
As obras Frank, Uivo, Pio e Sonoplásticas formam o conjunto/assemblage Circuito Desejante - Escape, sem autoria identificada. Foto: Amanda Ferreira.
Um Humano (2022), trabalho de Arthur Cid, Gustavo Simoa, João V. Guilherme, Maria L. Labamca, Sofia Kamamoto e Stephanie Gittens. Apoio do grupo de pesquisa Realidades e do canal de Youtube Kaizin. Foto: Amanda Ferreira.
Visitantes interagem com a obra coletiva Um Humano (2022). Foto: Amanda Ferreira.
A abertura da exposição Laboratório do Semestre 2022 aconteceu no dia 18 de julho, das 18h às 22h, no Espaço das Artes (EdA), da ECA. Estudantes, docentes e demais visitantes conferiram as obras e a apresentação de algumas performances desenvolvidas pelo corpo discente do curso de Artes Visuais ao longo do primeiro semestre de 2021.
Serviço:
Laboratório do Semestre 2022
Data: 18 de julho a 20 de setembro
Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h
Local: Espaço das Artes (antiga sede do MAC USP)
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo, SP