CAP | Departamento de Artes Plásticas



Tecnologia, diversidade e transgressão: Laboratório do Semestre retoma mostra presencial

Fotorreportagem apresenta bastidores e abertura da exposição que reúne trabalhos do curso de Artes Visuais até 20 de setembro

Comunidade

Desde o dia 18 de julho, está aberta a exposição Laboratório do Semestre 2022, com trabalhos em pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, multimídia, performance e instalação realizados ao longo deste semestre por estudantes do curso de Artes Visuais. O Espaço das Artes (EdA) da ECA abrigará a exposição até o dia 20 de setembro.

Segundo o professor Mário Ramiro, a montagem de exposições é uma experiência fundamental para o corpo discente, razão pela qual o Departamento de Artes Plásticas (CAP) não realizou mostras on-line durante o período de isolamento social.  Em matéria para o Jornal da USP, o artista e docente deu outros detalhes sobre a organização do evento, realizada coletivamente. 

Nesta fotorreportagem, você confere alguns registros da montagem e da noite de abertura da exposição. 

 

Um homem calvo, de cabelo e barba preta, camiseta vermelha e que usa óculos posiciona uma pintura pequena e redonda em uma parede branca com outras pinturas redondas, quadradas e retangulares
Rafael Shiraishi durante montagem de pinturas realizadas na disciplina Cor, do professor Geraldo Souza Dias. Foto: Diogo Bachega Paiva.
Foto de uma obra de arte composta por um tubo e outros acessórios de pvc formando uma estrutura que lembra um cachimbo gigante. O tubo é pintado com listras nas cores vermelho, amarelo e verde, e o ralo tem uma das faces decorada com uma folha da planta Cannabis Sativa colada. Sobre a mesa expositora, há ainda uma pilha de fanzines com o título Coluna de Fumaça.
Coluna de Fumaça, obra de Rafael Shiraishi. Foto: Diogo Bachega Paiva. 

 

 

Rafael Shiraishi, do primeiro ano de Artes Visuais, expõe a obra Coluna de Fumaça. Na foto acima, ajuda a montar os trabalhos realizados por diversos estudantes na disciplina Cor, ministrada pelo artista e professor Geraldo de Souza Dias.

 

“É uma experiência muito boa para a gente começar a engatinhar nesse meio da arte e expor, tentar adaptar seu trabalho ao ambiente…”

 

Rafael Shiraishi, estudante de Artes Visuais
 
 

Um homem de cabelo preto, pele clara, camiseta preta e calça xadrez está de costas, a frente de uma parede branca e fina, onde há uma pequena  ilustração. Ao fundo, é possível ver outros cômodos.
Gabriel Faria no início da montagem de sua série de desenhos, intitulada (concentração de corpo) (2020). Foto: Diogo Bachega Paiva.

 

 

Gabriel Faria, 19, entrou em 2020 na USP, durante a pandemia. Dois anos depois, com a retomada das atividades presenciais, o artista aproveita para expor trabalhos que fez nesse começo da graduação, com obras de desenho e gravura.

 

 

 

Um homem branco, que usa uma blusa preta, uma calça marrom, óculos e tem o cabelo raspado e preto está de costas para a câmera e pinta um quadro. A sua frente, o quadro, com predominância de tons azuis e verdes, apresenta uma pessoa, possivelmente uma criança, com o tronco aberto e órgãos a mostra.
Felipe Lima dá os últimos retoques em sua pintura Feto I (2022). Foto: Diogo Bachega Paiva

 

Felipe Lima, no seu terceiro ano da graduação, também tem a primeira oportunidade de participar da exposição.

 

“É divertido, fura parede, pinta parede de branco… Espero que o pessoal goste”.

 

Felipe Lima, estudante de Artes Visuais
 

 

 

 

Estudantes e professores preparam a exposição

Estudantes e docentes preparam a exposição

Foto de uma garota branca usando roupas pretas, com cabelo castanho e mechas claras, cola uma obra branca com gravuras pretas na parede.

Estudante monta a obra Mapa de Intervenções (2022), de autoria de Cacau, Gabriel Faria, Talita Maciel Lopes e Gaia Nadal. Foto: Diogo Bachega Paiva

Foto de um homem de camiseta escura e calça verde militar coloca um quadro em uma parede branca com outros quadros. À sua direita e à frente, uma garota agachada observa sua ação.

A exposição apresenta obras de autoria individual e coletiva, além de conjuntos de trabalhos desenvolvidos em disciplinas. Na foto, montagem de diversas pinturas realizadas na disciplina Cor, do professor Geraldo Souza Dias. Foto: Diogo Bachega Paiva

Foto de dois homens que posicionam a ilustração de um lobo sobre uma parede branca. Um terceiro homem os observa.

Ao montar as obras, os estudantes exercitam conceitos de expografia e museologia. Na foto, a obra Cachorros (2022), de Thiago Olival, é afixada nas paredes do EdA. Foto: Diogo Bachega Paiva

Foto de uma garota que, sobre uma escada, posiciona uma obra na parede. À esquerda dela há um homem de blusa vermelha. À sua direita, uma mulher vestida de preto.

Montagem da série Cápsulas (2022), de Zoé Passos. Foto: Diogo Bachega Paiva

Foto de um homem de blusa colorida e calça laranja estende o braço para cima, segurando um fio com papéis pendurados. À sua direita, outro homem o observa. Atrás desse homem, agachado, uma pessoa segura a outra extremidade do fio.

O professor Mário Ramiro e estudantes durante a montagem da fotoperformance Não, não, só cai da escada (2022), de Talita Maciel. Foto: Diogo Bachega Paiva

Foto de duas pessoas, à frente e à esquerda, observam uma pintura, à esquerda, posicionada sobre uma parede branca.

O Laboratório do Semestre também é uma oportunidade para os estudantes interessados em teoria e crítica de arte. Na foto, a obra em destaque é a pintura Linguiças (2022), de Felipe Lima. Foto: Diogo Bachega Paiva

Foto de três obras sobre uma parede branca. há duas gravuras em traço preto sobre superfície clara. Apoiada no chão, entre elas, há uma terceira.

Sem título (2020), Retrato (2020) e Personagens (2020), trabalhos de Lia Morena. Foto: Diogo Bachega Paiva

Em primeiro plano, no centro, há uma televisão de tubo com uma imagem chuviscada. À sua esquerda há um extintor vermelho. No fundo, à direita, há um grupo de pessoas conversando em frente a um conjunto de obras na parede.

Arder (2022), vídeo-instalação de Gustavo de Oliveira. Ao fundo, o conjunto Sem Título (2022), de Carolina Lixandrão. Foto: Diogo Bachega Paiva

A exposição foi montada entre os dias 11 e 15 de julho, sob supervisão do artista e professor Mário Ramiro, que leciona no CAP e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da ECA.

 

A inauguração

Fotos da exposição

Foto. Sobre uma parede branca, há três quadros com as mesmas proporções. Os três são retratos sobre fundo branco. O da esquerda representa um homem negro de camiseta verde olhando para frente. O do centro, uma pessoa negra de camiseta amarela olhando para a direita e para baixo. O da esquerda, um homem negro de camiseta azul olhando para cima.

Rostos (2022), série de Clara Damasio de Lima. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Sobre uma parede branca, em letras pretas, a frase "Antes de entrar, verifique se o mesmo encontra-se parado nesse andar."

Uma das frases da série Interrompemos a programação... (2022), espalhada por diversos pontos do EdA. Trabalho de autoria de David Queiroz, Gabriel Chayamiti, Marina Lee Bernardi, Maryanne Cerqueira, Thais Patino e Vinicius Barbosa, com apoio do grupo de pesquisa Realidades, coordenado pela professora Silvia Laurentiz. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Em uma larga parede branca, há várias pinturas. À esquerda da imagem, duas pessoas olham uma delas, um quadro de fundo azul com uma pessoa que usa um chapéu, um cachecol branco e uma jaqueta verde.

Da direita para a esquerda: o trio perdi o rabo do meu rato (2021), manga (2021) e me dá um (2021), de Clara Moreno; Sem Título (2022), de Mateus Herculano; e 1945 ou Retrato de um Jovem kamikaze (2022), de Caio Ferreira. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Em uma parede branca, há vários quadros pequenos representando pessoas e comidas. No centro, duas pessoas observam os quadros. À esquerda, outro grupo de pessoas conversa.

Visitantes observam conjunto de pinturas realizadas na disciplina Cor, do professor Geraldo de Souza Dias. Foto: Amanda Ferreira

Foto. Sobre uma parede branca há um adesivo preto. Uma pessoa branca, de cabelo preto e comprido, usando um boné verde militar e uma jaqueta da mesma cor, tira foto da obra com um celular.

Muitos trabalhos exploram tecnologias como a realidade aumentada. Na foto, visitante interage com a obra Caça-Níquel (2022), de Diego Luiz, Laiani Gomes, Laura Sapucaia, Raquel Sarti e Silvana Fogaccia, realizada com apoio do grupo de pesquisa Realidades. Foto: Amanda Ferreira

Foto. Em uma mesa branca há biscoitos e petiscos de diferentes cores e uma pilha de guardanapos. Um grupo de pessoas interage com a obra, comendo os biscoitos..

A exposição apresenta obras que propõem diferentes formas de interação. Na foto, visitantes comem biscoitos e petiscos que integram a obra Arboretos consumidos (2022), de Cacau, Gabriel Faria, Talita Maciel Lopes e Gaia Nadal. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Sobre uma parede branca há esculturas em papelão. À esquerda, uma delas é branca e nela lê-se "CARTAS". A de baixo é um quadrado azul com uma fenda horizontal no meio onde parece haver cartas. À direita, outra delas é uma caixa de papelão sem tintura. Na parte de cima está escrito "CARTAS". Abaixo há uma espécie de portinhola, onde lê-se "PÃO LEITE".

Série Fachadas (2022), de Henrique Levy. Foto: Amanda Ferreira

Foto. Em um ambiente de paredes brncas, há um quadro grande de fundo branco e traços em preto, centralizado, com a representação de um cão. Nos dois lados do quadro, há homens que observam obras.

cachorrão (2022), de Marina da Silva. Foto: Amanda Ferreira

Foto. Em um cômodo escuro, pessoas assistem a uma projeção de uma pessoa.

Na sala de vídeo são exibidos 25 trabalhos, entre produções individuais e coletivas. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Em um cômodo branco, um homem observa uma escultura. Em uma das partes da escultura, à esquerda, parece que um pedaço da parede se descolou, revelando um fundo preto. Na outra, à direita, o mesmo efeito é realizado no chão.

Seção 1, de Vicente Brasileiro. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. No chão, há pequenas esculturas em formato de pilastra, com diferentes formas. Ao fundo, pessoas andam.

Entorno (2022), de Thiago Olival. Foto: Amanda Ferreira.

Em uma parede branca há pinturas. À frente, na esquerda, um homem e uma mulher conversam.

Visitantes observam a obra Putativo imaginário (2022), de Marcelo Ricci. À direita, o díptico Paisagem em Desvio (2022), de Clara Luz. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Pessoas interagem com uma torre de blocos. Nos blocos, há palavras como "DERRUBAR" e "RUIR".

Visitantes interagem com a obra Sem título (2022), de Ana Caroline Cordeiro, Daniel Alexsander, Isabella Stael, Laura Diaz e Pedro Becker. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Duas mulheres escaneiram o QR Code ao lado de uma obra. A obra é um adesivo preto representando um homem, com um traço simples e cartunesco, com a mão na cabeça. Está sobre uma parede branca.

Visitantes escaneiam o código QR da obra Fazendinha Plástica (2022), presente em diversos pontos da exposição. Obra de Bianca Silva, Cauê Andreassa Silva, Clara Damasio, Gabriela Vieira, Lucas Oliveira e Mariana Fleischner, com apoio do grupo de pesquisa Realidades. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Em primeiro plano, há uma escultura composta por um violão modificado, com dois braços de violão, sobre um tronco. Ao fundo, na parede, há objetos tecnológicos, o braço de uma guitarra e um amplificador.

As obras Frank, Uivo, Pio e Sonoplásticas formam o conjunto/assemblage Circuito Desejante - Escape, sem autoria identificada. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Sobre dois expositores retangulares e brancos, há duas obras. No da direita, uma espécie de caixa com um prisma transparente dentro. No da direita, uma figura humanóide de argila. Na parte da frente do pedestal há uma série de instruções para interagir com a obra. Na frente do da direita, um QR Code.

Um Humano (2022), trabalho de Arthur Cid, Gustavo Simoa, João V. Guilherme, Maria L. Labamca, Sofia Kamamoto e Stephanie Gittens. Apoio do grupo de pesquisa Realidades e do canal de Youtube Kaizin. Foto: Amanda Ferreira.

Foto. Duas pessoas olham através de um prisma transparente dentro de uma caixa de papelão, sobre uma pilastra branca.

Visitantes interagem com a obra coletiva Um Humano (2022). Foto: Amanda Ferreira.

A abertura da exposição Laboratório do Semestre 2022 aconteceu no dia 18 de julho, das 18h às 22h, no Espaço das Artes (EdA), da ECA. Estudantes, docentes e demais visitantes conferiram as obras e a apresentação de algumas performances desenvolvidas pelo corpo discente do curso de Artes Visuais ao longo do primeiro semestre de 2021. 

 

Serviço:

Laboratório do Semestre 2022

Data: 18 de julho a 20 de setembro

Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h

Local: Espaço das Artes (antiga sede do MAC USP)

Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, São Paulo, SP

 

 


Imagem de capa: Amanda Ferreira