estudantes da eca em estúdio de gravação

CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Nos últimos anos, com a retomada da democracia pela sociedade brasileira, reconheceu-se o papel imprescindível do jornalismo e da editoração na promoção dos direitos fundamentais do cidadão e do interesse público como agendas para a construção e aprimoramento social. 

Os dois cursos estão alinhados com essas demandas. Tem como escopo principal formar profissionais que possam analisar, comentar e informar os fatos da atualidade, estimulando e promovendo o debate democrático dos temas que emergem das necessidades públicas, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento político, social, econômico e cultural da nação. 

As respectivas estruturas curriculares procuram equilibrar teoria e prática dentro de parâmetros educacionais que levam o estudante a aprimorar e adquirir habilidades e competências indispensáveis do ponto de vista ético e técnico. 

Nos últimos 20 anos o curso de Jornalismo esteve entre os cinco cursos mais procurados da USP na relação candidato/vaga. Os alunos de Editoração têm precoce profissionalização e atuam nas mais importantes empresas da área durante o curso. Todos são estimulados a fazer intercâmbio com universidades estrangeiras. Em contrapartida, o Departamento acolhe, anu al mente, muitos estudantes vindos, principalmente, da Europa. 

Os docentes estão entre os professores de maior influência no meio acadêmico de suas áreas. Eles administram projetos laboratoriais consolidados e es tão filiados a grupos e núcleos de pesquisa com produção reconhecida pelos órgãos brasileiros de fomento e pelo meio acadêmico. 

O curso de Jornalismo tem laboratórios com projetos perenes de prática jornalística. O tabloide Notícias do Jardim São Remo tem 18 anos; a Agência Universitária de Notícias (AUN) tem a mesma idade do curso de Jornalismo e é, possivelmente, a maior fonte de notícias sobre a produção científica da USP; o Jornal do Campus (JC), com 10 mil exemplares, tem quase 40 anos em defesa do ensino público e gratuito de qualidade, da democracia e do patrimônio da USP. A revista Babel é o local de prática para a grande reportagem. 

No meio eletrônico os alunos praticam o radiojornalismo produzindo um programa semanal veiculado na Rádio USP. O documentário jornalístico e o telejornalismo têm como meio de divulgação o Portal do Departamento e a IPTV USP. 

A Editora Com-Arte esmera-se na editoração de livros e tem o seu dia a dia similar a uma editora comercial.