CMU | Departamento de Música



Ocam apresenta clássicos do século 19 e estreia composição de aluna

Obra da ecana Isabel Vilela foi desenvolvida durante o primeiro Ateliê de Composição Musical da Ocam, em 2024

 


AGENDA
Cartaz do evento com a imagem de um céu com nuvens ao fundo, com variação gradual de cores que vão do tom azulado do céu, tons de amarelo no meio e avermelhado em baixo. No centro do cartaz,  há uma ilustração com estilo grego de um homem segurando um sol estilizado. Entre as informações está o nome em fonte grande no topo e os nomes dos professores que se apresentam. Acima estão os logotipos com nome da série e dos 30 anos da OCAM, e abaixo os nomes dos compositores, datas, locais e horários dos concertos, QRcode e uma régua de logotipos de realização.
Imagem: divulgação/Ocam.

A Orquestra de Câmara (Ocam) da ECA fará duas apresentações gratuitas no mês de maio do concerto Harmonia dos Séculos, que reúne obras de Beethoven e Mahler e a estreia de Roda da Fortuna, de Isabel Vilela, aluna do Departamento de Música (CMU) da ECA. Sob regência do professor Ricardo Bologna e com participação ao piano do professor Eduardo Monteiro, ambos do CMU, o primeiro concerto será no dia 16 de maio, às 20h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, e o segundo no dia 18, às 17h, no Theatro São Pedro.

A Roda da Fortuna foi desenvolvida pela aluna durante o primeiro Ateliê de Composição Musical da Ocam, criado para  reunir estudantes de Música da USP com interesse em compor para orquestra. As orientações eram feitas por professores do CMU e pela equipe da Ocam,  num reforço do compromisso da orquestra com a arte e a formação de artistas.

O repertório clássico das duas apresentações contará com o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, Op. 58, composição de Ludwig van Beethoven, marcada pela presença do piano na introdução da música,  e com a Sinfonia nº 1 em Ré Maior, “Titã”, de Gustav Mahler,  em versão para orquestra de câmara, que foi composta originalmente para grandes orquestras sinfônicas, mas não perde sua expressividade em grupos menores.

Na USP, o concerto acontece  em parceria com a Incubadora USP de Cooperativas Populares (ITCP), programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, recebendo o coletivo Tem Sentimento, que atua no território da Cracolândia oferecendo capacitações e assistência a mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade social, e o coletivo Guerreiras da Tradição, formado por mulheres indígenas Mbya, que mostrarão sua arte a partir de artesanatos criados como meio de sobrevivência econômica, social e cultural , na Aldeia Tekoa Pyau — Terra Indígena Jaraguá.

O concerto faz parte da temporada 2025 da Ocam, Novos Tempos, Novos Sons, que entra na série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo. Em todos os concertos da série haverá exposições e venda de livros da Edusp.  Na USP, o concerto terá entrada gratuita e solidária com entrega de 1kg de alimento não perecível para comunidades do Butantã.

 

Serviço

Concerto Harmonia dos Séculos

Data: 16 de maio de 2025

Horário: 20h

Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri

Endereço: Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, SP

Entrada gratuita e solidária com doação de 1kg de alimento para comunidades do Butantã

Reserva de ingressos

 

Data: 18 de maio de 2025

Horário: 17h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo - SP

Entrada gratuita

Reserva de ingressos

 

Agenda de Eventos
- -
Centro Cultural Camargo Guarnieri e Theatro São Pedro Ocam apresenta clássicos do século 19 e estreia composição de aluna