Orquestra Errante desfaz limites entre composição e improvisação
Em homenagem a Hermeto Pascoal, o grupo subverte formatos tradicionais de concerto, com quebras que alteram o lugar da escuta e a percepção dos sons
A Orquestra Errante apresenta o Desconcerto, uma experiência sonora que trará possibilidades de escuta e criação em conjunto com o público em um programa que homenageia Hermeto Pascoal, conhecido internacionalmente por sua originalidade de improviso na música. O evento será na Biblioteca Brasiliana, no dia 6 de novembro às 12h30.
A Orquestra Errante é um grupo dedicado à exploração das práticas de improvisação livre, configurando-se como um espaço aberto à experimentação sonora, à escuta coletiva e à criação colaborativa. Em Desconcerto, será proposto um espaço em que composição e improvisação se entrelaçam, como uma alternativa a formatos tradicionais de concerto. A performance busca momentos de aproximação entre a orquestra e o público, criando um campo de escuta e de criação compartilhada.
O programa reúne três criações coletivas, cujos títulos homenageiam Hermeto Pascoal:
- Tem música em todo canto
- Só não toca quem não quer
- Mas tem que me acompanhar
O grupo é formado por artistas de dentro e de fora da universidade, com uma formação mutante e permeável. A coordenação é do professor Rogério Costa, do Departamento de Música (CMU) da ECA.
A entrada é gratuita.
Serviço
Desconcerto
Data: 6 de novembro de 2025
Horário: 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana, Guita e José Mindlin
Endereço: Rua da Biblioteca, 21. Cidade Universitária. São Paulo, SP.
Entrada gratuita