Pioneira em Arte-Educação, Ana Mae Barbosa recebe título de professora emérita
Cerimônia ocorreu no dia 24 e contou com a participação de docentes e discentes; discursos e vídeos celebraram legado da professora
Em 1974, Ana Mae Barbosa chegou ao Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA trazendo consigo pesquisas em Arte-Educação que seriam a base para a criação do primeiro programa de pós-graduação do país na área. Por seu legado, foi homenageada ontem, dia 24, com o título de professora emérita da Escola.
Ana Mae também foi diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), de 1987 a 1993, e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, ajudou a instituir o Programa Nascente, em 1990, e atualmente é orientadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
Para ela, seu trabalho com a Arte-Educação ganhou força com a Semana de Arte e Ensino, realizada em 1980 na USP. Com cerca de 3 mil inscritos e a presença de palestrantes como o educador Paulo Freire, o evento provou a importância da linha de pesquisa no Brasil e fomentou novas iniciativas no campo.

A cerimônia de concessão do título de professora emérita ocorreu no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Estiveram presentes Brasilina Passarelli, diretora da ECA, Eduardo Monteiro, vice-diretor da ECA e Marco Francesco Buti, professor decano do CAP.
O evento também contou com a apresentação de trechos de um filme gravado na Semana de Arte e Ensino e com os discursos das professoras Dulcília Helena Schroeder Buitoni, Maria Christina Rizzi e Regina Stela Barcelos Machado, ex-alunas de graduação de Ana Mae e docentes aposentadas da ECA.
“Esse reconhecimento é justo e merecido porque é atribuído a quem tanto fez e faz por essa Escola e pelo reconhecimento da Arte-Educação.”
Maria Christina Rizzi, professora aposentada do CAP
Em meio a agradecimentos, Ana Mae reforçou sua alegria com o retorno das atividades acadêmicas presenciais. “Vocês não sabem a emoção de, depois de três anos sem pisar na faculdade, estar aqui hoje com vocês recebendo essa homenagem esplêndida que garante a minha relação imorredoura com a ECA.”
Ao final, foi apresentado um vídeo surpresa para a docente, relatando sua trajetória como mulher e símbolo da arte e do ensino no país. A apresentação contou com imagens de arquivo e depoimentos de colegas, estudantes e orientandos da docente.
“Eu ouvi um poeta uma vez dizer ‘Por que a arte? Porque a vida só não basta’. Não podemos perder a Ana Mae porque a vida só não basta. Ela deve continuar aqui através de seu legado”, concluiu a diretora da ECA.
A gravação da cerimônia está disponível no Canal da ECA no YouTube.