Pioneira em Arte-Educação, Ana Mae Barbosa recebe título de professora emérita

Cerimônia ocorreu no dia 24 e contou com a participação de docentes e discentes; discursos e vídeos celebraram legado da professora

Vida acadêmica

Em 1974, Ana Mae Barbosa chegou ao Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA trazendo consigo pesquisas em Arte-Educação que seriam a base para a criação do primeiro programa de pós-graduação do país na área. Por seu legado, foi homenageada ontem, dia 24, com o título de professora emérita da Escola.

Ana Mae também foi diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), de 1987 a 1993, e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, ajudou a instituir o Programa Nascente, em 1990, e atualmente é orientadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.

Para ela, seu trabalho com a Arte-Educação ganhou força com a Semana de Arte e Ensino, realizada em 1980 na USP. Com cerca de 3 mil inscritos e a presença de palestrantes como o educador Paulo Freire, o evento provou a importância da linha de pesquisa no Brasil e fomentou novas iniciativas no campo.

Foto em preto e branco de palestrantes na Semana de Arte e Ensino. Na esquerda, Paulo Freire, homem branco, calvo, com cabelos nas laterais da cabeça e barba comprida e grisalha. Usa um óculos de aro preto quadrado e terno escuro. Está falando em um microfone. Ao lado dele e no centro da foto, Ana Mae Barbosa, mulher branca com cabelos longos, pretos e ondulados, veste uma blusa preta, um blazer e saia brancos e botas pretas. Ela olha para Paulo Freire com o rosto apoiado na mão direita. Ao lado dela e à direita da foto, o professor Alexandre Barbosa, homem branco de cabelos pretos e bigode. Ele veste um terno xadrez, calça social escura e óculos de armação preta. Todos se sentam atrás de uma mesa.
Paulo Freire, Ana Mae e o professor Alexandre Barbosa na abertura da Semana de Arte e Ensino, na USP, em setembro de 1980. Foto: Reprodução/ Jornal da USP

A cerimônia de concessão do título de professora emérita ocorreu no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Estiveram presentes Brasilina Passarelli, diretora da ECA, Eduardo Monteiro, vice-diretor da ECA e Marco Francesco Buti, professor decano do CAP.

Reconhecimento e homenagens

O evento também contou com a apresentação de trechos de um filme gravado na Semana de Arte e Ensino e com os discursos das professoras Dulcília Helena Schroeder Buitoni, Maria Christina Rizzi e Regina Stela Barcelos Machado, ex-alunas de graduação de Ana Mae e docentes aposentadas da ECA.

“Esse reconhecimento é justo e merecido porque é atribuído a quem tanto fez e faz por essa Escola e pelo reconhecimento da Arte-Educação.”

Maria Christina Rizzi, professora aposentada do CAP

Em meio a agradecimentos, Ana Mae reforçou sua alegria com o retorno das atividades acadêmicas presenciais. “Vocês não sabem a emoção de, depois de três anos sem pisar na faculdade, estar aqui hoje com vocês recebendo essa homenagem esplêndida que garante a minha relação imorredoura com a ECA.”

Ao final, foi apresentado um vídeo surpresa para a docente, relatando sua trajetória como mulher e símbolo da arte e do ensino no país. A apresentação contou com imagens de arquivo e depoimentos de colegas, estudantes e orientandos da docente.

“Eu ouvi um poeta uma vez dizer ‘Por que a arte? Porque a vida só não basta’. Não podemos perder a Ana Mae porque a vida só não basta. Ela deve continuar aqui através de seu legado”, concluiu a diretora da ECA.

A gravação da cerimônia está disponível no Canal da ECA no YouTube.

Foto do auditório do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA. Ao fundo, uma tela de projeção com uma foto da professora Ana Mae Barbosa. A professora, usando vestes pretas e um casaco vermelho, fala ao microfone. Atrás dela encontram-se sentados a diretora e o vice-diretor da ECA. O primeiro plano da imagem mostra pessoas sentadas em cadeiras azuis e de costas para a câmera enquanto assistem a cerimônia. Todos usam máscaras no rosto.
Cerimônia de concessão do título de professora emérita à Ana Mae Barbosa teve presença de diretores da ECA, entre outros docentes e discentes. Foto: Edinaldo Arruda.

Imagem de capa: professora Ana Mae Barbosa. Foto: Edinaldo Arruda
Notícias do