Preciso estagiar! E agora?
Entenda como funciona o estágio na graduação na ECA
De acordo com a Seção de Estágios da ECA, o estágio consiste em “uma atividade educativa escolar supervisionada, desenvolvida no ambiente de trabalho, com o objetivo de preparar o aluno para o meio profissional”. O primeiro contato com o mundo do trabalho costuma gerar dúvidas, pois há muitas possibilidades e passos a serem seguidos. Conheça, a seguir, alguns caminhos para adentrar esse novo universo.
Em primeiro lugar, o estudante que deseja estagiar deve estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino. De acordo com a Lei do Estágio, deve ser respeitado o limite de 6h diárias ou 30h semanais, para estudantes do ensino superior, de forma a não prejudicar as atividades acadêmicas. No entanto, cada curso pode estabelecer um limite específico de horas, então é necessário ter atenção à resolução da USP sobre estágios e à regulamentação de cada curso.
Estágio obrigatório e estágio opcional
Alguns dos cursos oferecidos pela ECA têm estágio curricular obrigatório. Esse tipo de estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, ou seja, é pré-requisito para aprovação e obtenção do diploma. Ele deve ser feito concomitantemente com a disciplina de Estágio Supervisionado, sendo cumprido mediante orientação de um professor responsável. Geralmente, este tipo de estágio não é remunerado, mas há exceções, de acordo com a regulamentação do curso.
Já o estágio não obrigatório é uma atividade opcional, que complementa a formação regular. Esse tipo de estágio deve ser remunerado por meio de uma bolsa-auxílio. Além disso, o estagiário deve receber benefícios, como auxílio transporte e recesso remunerado de 30 dias depois de um ano de atividades. Para todos os estágios, é exigido um seguro de acidentes pessoais e o número da apólice precisa constar no termo de compromisso, o documento a ser assinado pela instituição de ensino, pela instituição concedente e pelo estudante.

Como encontrar um estágio?
Em entrevista de 2022, a professora Cibele Araújo Camargo, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), então presidente da Comissão de Graduação (CG) da ECA, explica que existem diversas formas de buscar uma oportunidade de estágio. Ela conta que a Seção de Estágios da ECA, bem como a própria USP, recebem informações das empresas sobre vagas abertas e as encaminham aos estudantes. Plataformas como a Nube e o CIEE também podem ser um caminho, além de grupos de WhatsApp de seu curso, conversas com docentes e as redes sociais.
Fui aprovado. E agora?
Para iniciar o estágio é necessário providenciar alguns documentos: atestado de matrícula, histórico escolar, plano de estágio e termo de compromisso. No site da ECA, há mais informações sobre estágios, com detalhamento dessas tramitações e respostas a possíveis dúvidas.
Prorrogação, rescisão e relatório
Durante o período de estágio, pode ser solicitada a prorrogação do contrato, mediante a assinatura de um termo aditivo ao termo de compromisso previamente estabelecido, sempre respeitando o limite de dois anos. O termo aditivo também é utilizado com outras finalidades, por exemplo para realizar uma mudança de período. A cada seis meses de estágio, deve ser entregue, por parte do aluno, um relatório informando o que foi feito no estágio durante o período e, segundo a professora Cibele, “uma análise do porquê o exercício profissional foi importante para a formação”.
Em caso de rescisão, que pode ser solicitada tanto pelo aluno quanto pela empresa e a qualquer momento, também deve ser elaborado um relatório referente ao período concluído.
Para mais informações sobre estágios, você pode entrar em contato com a Seção de Estágios da ECA através do e-mail estagioseca@usp.br ou presencialmente, na sala 131 do primeiro andar do Prédio Central (Prédio 1) da ECA, das 9h às 12h ou das 14h às 16h.
Saiba Mais
A página Área do Aluno no site da ECA traz informações e esclarecimentos para várias dúvidas comuns de estudantes que acabaram de chegar à Escola. São abordados temas como matrícula, calendário, solicitação de documentos, bolsas, uso do Hospital Universitário, entre outros.