Confira essas quatro dicas sobre estágio na graduação

A professora Cibele Araújo Camargo apresentou informações valiosas sobre estágios em bate papo com estudantes ingressantes da ECA

Vida acadêmica

Qual a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório? Como encontrar vagas abertas? Quais são as regras e condições para realização dessa atividade profissionalizante? Qual a documentação necessária para validar o estágio? Muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é estágio na graduação. Pensando nisso, Cibele Araújo Camargo, docente do Departamento de Informação e Cultura (CBD) e presidente da Comissão de Graduação da ECA, foi uma das convidadas da Semana de Recepção de 2022 na Escola para tirar as principais dúvidas sobre esse assunto.

Aspectos gerais sobre a atividade de estágio no Brasil

Os estágios de estudantes no Brasil são regulamentados pela Lei Federal Nº 11.788 e pelo projeto político-pedagógico  de cada curso. Regras e condições específicas também podem ser estabelecidas de acordo com o departamento ou unidade de ensino, tendo em vista o que está previsto em lei.

“O estágio é uma complementação das atividades acadêmicas. A lei federal diz que o estágio é um ato educativo, supervisionado e desenvolvido no ambiente de trabalho. O estágio não deve ser encarado como um trabalho profissional, mas educativo”, diz a professora Cibele. Sendo assim, as atividades do estágio devem ser compatíveis com o curso e sua jornada máxima deve ser de 6 horas por dia e 30 horas semanais, para que não atrapalhe os estudos.

Print da transmissão no Canal da ECA no YouTube mostra a professora Cibele de Araújo Machado sorrindo durante sua fala. Ela é uma mulher branca, de cabelos castanho escuros, óculos de aro marrom e camisa de cor clara. Ao fundo há uma estante com livros e fotos de família. A imagem tem uma moldura azul com o logotipo da ECA no canto inferior direito.
Professora Cibele Araújo Camargo fala sobre estágios durante sua participação na Semana de Recepção 2022 da ECA. Imagem: Reprodução/ Canal da ECA no Youtube.
Diferenças entre estágio obrigatório e não obrigatório

O estágio pode ser obrigatório e não obrigatório. O estágio obrigatório é definido no projeto pedagógico do curso, possui carga horária total pré-estabelecida, é necessário para obtenção do diploma e pode ser remunerado ou não remunerado.

Já o estágio não obrigatório é aconselhável para o desenvolvimento profissional do estudante, uma vez que o exercício da profissão complementa a aprendizagem em sala de aula. Pela lei, no estágio não obrigatório o estudante deve receber uma bolsa-auxílio e benefícios, principalmente o auxílio transporte, além de recesso remunerado de 30 dias depois de um ano. O discente também pode receber outros auxílios,  como alimentação e saúde.

Como procurar vagas de estágio

São muitas as formas de se encontrar oportunidades de estágio. A Seção de Estágios da ECA recebe informações das empresas sobre vagas abertas e as encaminha aos departamentos. A própria USP também oferece e divulga oportunidades de estágio em diversas áreas. Existem ainda empresas que fazem essa intermediação, como o Nube e o  CIEE. É possível também obter informações sobre estágios pelos grupos de WhatsApp do curso, páginas e grupos em redes sociais, além de conversas com colegas e docentes.

Para conseguir uma vaga de estágio é  necessário ter uma boa preparação para passar nas seleções. Cibele ressalta que “as vagas de estágios podem ser concorridas, então é recomendável elaborar um bom currículo, fazer cursos paralelos à graduação que sejam da área de interesse, conhecer alguma outra língua é importante e, também,  se preparar para o processo seletivo das empresas.”

Para quem já é efetivo em alguma empresa, também é possível fazer um plano de estágio, desde que o discente exerça atividades relacionadas ao curso.

Documentação e  processo burocrático para realização do estágio

Existe uma documentação que é necessária para a validação do estágio, que são o atestado de matrícula - um termo de compromisso que deve ser assinado pelo discente, empresa e a instituição de ensino - um plano de estágio em que constem as atribuições do estagiário e, por fim, um relatório com todas as atividades realizadas durante o estágio. “É importante lembrar que o relatório de estágio não deve ser uma cópia do plano de estágio. Deve ser feita uma análise do porquê o exercício profissional foi importante para a formação”, diz a professora.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas sobre estágios na graduação, você pode acessar a página de estágios no site da ECA, escrever para a Seção de Estágios da Escola no estagioseca@usp.br ou conversar com a coordenação do seu curso.