Institucional



Encontro na USP marca parceria entre a Globo e a Escola de Comunicações e Artes

Evento teve lançamento de edital para alunos de Jornalismo, entrevista com Paulo Artaxo e aula com Maju Coutinho, Renata Lo Prete e César Tralli

Oportunidades

A empolgação dos estudantes era nítida durante o encontro promovido na última quarta, 9 de abril, com nomes celebrados do jornalismo brasileiro. Mais de 500 alunos lotaram o anfiteatro do Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, para ouvir e interagir com Maju Coutinho, Renata Lo Prete e César Tralli, profissionais que, para eles, representam modelos de sucesso e exemplos de competência na carreira. 

O encontro na USP foi uma aula aberta a estudantes de comunicação realizada pela ECA para o lançamento da Academia LED Jornalismo na Universidade, uma iniciativa da Globo que busca promover a troca de conhecimento com estudantes e professores de jornalismo, além de reforçar a importância do jornalismo profissional. 

Durante a apresentação, que recebeu também alunos de outras faculdades, públicas e privadas, os convidados relembraram seus momentos como estudantes e compartilharam detalhes de suas trajetórias profissionais, incluindo desafios e curiosidades. Para Renata Lo Prete, egressa da ECA, o maior desafio que o futuro deve impor aos profissionais da comunicação será a inteligência artificial que, segundo ela, trará “transformações radicais e grandes prejuízos a quem não souber abraçar essas mudanças”. Maju Coutinho contou, entre outras curiosidades, que teve uma breve passagem pelo curso de Pedagogia da USP antes de migrar para o Jornalismo. Ela ressaltou a importância de que “os jornalistas tenham a capacidade de colocar o olhar onde as outras pessoas não estão colocando, enxergar coisas que ainda não estão sendo vistas e contar essas histórias”. Já César Tralli destacou o cotidiano exigente da profissão, alertando que “os jornalistas precisam estar preparados para uma rotina sem glamour, baseada em escuta, dedicação e trabalho apaixonado”.

 

Academia LED - Jornalismo Globo na Universidade

Foto de quatro pessoas sentadas em poltronas brancas sobre um palco. Da direita para a esquerda, uma mulher negra, dois homens brancos e uma mulher branca. Essa mulher está em primeiro plano, tem cabelos loiros e fala ao microfone. Ao fundo, o telão exibe uma imagem azul com formas coloridas e parte dos dizeres Profa. Dra. Clotilde Perez, diretora da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Da esquerda para a direita: Fátima Baptista, gerente de inovação e projetos especiais do jornalismo da Globo, Carlos Gilberto Carlotti Jr., reitor da USP, Ricardo Villela, diretor-geral de jornalismo da Globo, e Clotilde Perez, diretora da ECA. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de duas pessoas sentadas em poltronas brancas. À esquerda, um homem branco de cabelos brancos, óculos, terno preto, camisa branca e gravata amarela, observa sorrindo uma mulher branca de cabelos castanhos claros que está à direita da imagem e fala ao microfone. Ela usa um blazer bege estampado, calça e blusa preta e gesticula com uma das mãos. Ao fundo, um telão azul.

Aluisio Segurado, pró-reitor de graduação da USP, e Viridiana Bertolini, gerente de valor social da Globo. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de dois homens brancos sentados em poltronas brancas. À esquerda, um homem de cabelos brancos, óculos, terno escuro, camisa branca e gravata vermelha fala ao microfone. O homem ao lado dele, à direita da imagem, tem cabelos castanho escuros, barba grisalha, calça e lazer azul marinho e camisa branca, sorri. Ao fundo, parte de um telão com formas coloridas e luzes azuis e verdes projetadas sobre painéis de madeira.

Da esquerda para a direita: Carlos Gilberto Carlotti Jr., reitor da USP, e Ricardo Villela, diretor-geral de jornalismo da Globo. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de quatro pessoas sentadas em poltronas brancas sobre um palco. Da esquerda para a direita: uma mulher negra de macacão preto e mocassins, uma mulher negra de conjunto azul claro e sapato de salto, uma mulher branca de blusa listrada preto e branco, calça branca e tênis, um homem de calça e blazer azul marinho, camisa azul clara e sapatos. A mulher branca fala ao microfone enquanto os demais observam e sorriem. Ao fundo, um telão exibe formas coloridas, o nome do evento e dos convidados.

Da esquerda para a direita: Fátima Baptista, gerente de inovação e projetos especiais do jornalismo da Globo, e os jornalistas Maju Coutinho, Renata Lo Prete e César Tralli. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de quatro pessoas, duas mulheres negras, uma mulher branca e um homem, sentadas em poltronas brancas sobre um palco e observando uma foto projetada em um telão. Na foto, quatro jovens estão sentados lado a lado.São três homens e uma uma mulher brancos e de cabelos escuros. Todos sorriem e a mulher apoia um de seus braços no homem sentado a seu lado.

Os jornalistas compartilharam memórias dos tempos de faculdade. Na imagem, eles observam uma foto de Renata Lo Prete (de camiseta vermelha) com colegas da ECA. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de uma plateia composta por pessoas jovens de diferentes gêneros e cores. A maioria olha atenta na mesma direção. Em primeiro plano, destacam-se uma pessoa negra de dreads vermelhos presos em coque e uma pessoa branca de barba e boné.

Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de uma mulher negra falando ao microfone sentada em uma poltrona branca. Ela tem cabelos escuros e cacheados na altura do pescoço, usa um conjunto de calça, blazer e blusa azul claro e brincos dourados. Ao fundo, um telão azul.

Maju Coutinho. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de um homem branco falando ao microfone e  sentado em uma poltrona branca. Ele sorri, tem cabelos curtos e grisalhos, usa calça jeans, blazer preto e camisa azul clara. Ao fundo, parte de um telão azul exibe o logotipo da USP e parte do logotipo da ECA.

César Tralli. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de uma mulher branca falando ao microfone. Ela tem cabelos curtos lisos e castanho claros, usa óculos de armação preta, uma blusa preta com listras brancas e calça branca. A seu lado, uma mesa de vidro com dois copos d\água e ao fundo um telão azul com a palavra parceria ao lado dos logotipos da ECA e da USP.

Renata Lo Prete. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de cinco pessoas sentadas em poltronas brancas sobre um palco. Da direita para a esquerda: uma mulher negra, um homem branco falando ao microfone, uma mulher negra, uma mulher branca e um homem branco. Ao fundo, um telão exibe a imagem de um chão seco com rachaduras e uma árvore ressecada, sem folhas, e os dizeres Emergência climática nas cidades brasileiras. Paulo Artaxo, coordenador do Centro de Estudos Amazônia  Sustentável, USP, professor de Física, USP.

Da esquerda para a direita: Fátima Baptista, o cientista Paulo Artaxo, Maju Coutinho, Renata Lo Prete e César Tralli. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

Foto de um homem branco falando ao microfone e uma mulher negra a seu lado. Ambos estão sentados em poltronas brancas. O homem tem cabelos e barba grisalhas, usa calça jeans e camisa com listras brancas e azuis. A mulher tem cabelos escuros e cacheados na altura do pescoço e conjunto de lazer, calça e blusa verde claro. Ao fundo, um telão azul exibe parte da logomarca da USP.

Paulo Artaxo e Maju Coutinho. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA.

 

Além dos depoimentos dos jornalistas, a programação teve também um momento de entrevista coletiva, quando os convidados conversaram ao vivo com o professor Paulo Artaxo, coordenador do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável e um dos principais especialistas em mudanças climáticas no Brasil. Dirigindo-se à plateia repleta de jovens, ele fez um alerta: “Nós estamos chegando no limite da exploração dos recursos naturais do nosso planeta. Nosso modo de vida, nossos padrões de consumo e nossos modelos de transporte são insustentáveis e quem vai ter que mudar isso são vocês. A nossa geração estragou o planeta, e caberá à geração de vocês consertá-lo”. 

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, celebrou a parceria com a Globo: “A Universidade deve ser um vetor de desenvolvimento social. Por isso, precisamos estar sempre muito próximos da sociedade, em todas as suas instâncias, incluindo governos e empresas privadas. No caso das corporações do setor de imprensa, essa aproximação se faz ainda mais relevante, já que o jornalismo profissional, que precisa ser valorizado, tem sido um dos grandes aliados da sociedade, qualificando o debate público e disseminando diversos temas que são muito caros à USP, como a sustentabilidade, os valores democráticos e a veracidade das informações”, comentou, ressaltando as vantagens de parcerias como esta: “É uma troca onde todos ganham, permitindo que a Universidade mantenha-se tecnicamente atualizada e que nossos alunos conheçam mais de perto aquilo que encontrarão no mercado de trabalho após sua formação”. 

 

Foto de cinco pessoas sentadas em poltronas em um palco. Da direita para a esquerda, um homem branco, uma mulher negra, uma mulher branca, um homem branco e uma mulher branca. Essa última mulher fala ao microfone, enquanto os demais observam e sorriem. Ao fundo, um telão exibe uma imagem azul com formas coloridas e os dizeres Academia Led. Jornalismo Globo na Universidade. Inscrições abertas. Movimentoled.com.br .
Da esquerda para a direita: Paulo Artaxo, Maju Coutinho, Renata Lo Prete, César Tralli e Viridiana Bertolini. Foto: Amanda Ferreira/LAC ECA. 

 

Ao final do evento, a gerente de Valor Social da Globo, Viridiana Bertolini, fez o lançamento oficial do edital Jornalismo Globo na Universidade, que vai apoiar estudantes de comunicação na cobertura de temas de interesse público e no enfrentamento da desinformação. A iniciativa selecionará cinco estudantes para uma experiência imersiva na redação da Globo, com mentorias, vivência da rotina jornalística e participação no Festival LED – Luz na Educação, no Rio de Janeiro. Cada selecionado receberá ainda um apoio financeiro de R$ 10 mil para desenvolver um conteúdo, a ser publicado nas plataformas da Globo.

Nesta edição, os candidatos deverão apresentar projetos relacionados ao tema da crise climática, que serão avaliados por uma banca de jornalistas da Globo e professores da ECA. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril e todas as informações estão no site movimentoled.com.br

Assista abaixo à reportagem da TV Globo sobre o evento:

 

Publicado originalmente em 10 de abril de 2025 no Jornal da USP

 

 

Serviço:

Edital Jornalismo Globo na Universidade

Inscrições até 30 de abril de 2025, às 23h59

 

 

 

 

 


Imagem de capa: Amanda Ferreira/LAC ECA.