Encontro na USP marca parceria entre a Globo e a Escola de Comunicações e Artes
Evento teve lançamento de edital para alunos de Jornalismo, entrevista com Paulo Artaxo e aula com Maju Coutinho, Renata Lo Prete e César Tralli
A empolgação dos estudantes era nítida durante o encontro promovido na última quarta, 9 de abril, com nomes celebrados do jornalismo brasileiro. Mais de 500 alunos lotaram o anfiteatro do Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, para ouvir e interagir com Maju Coutinho, Renata Lo Prete e César Tralli, profissionais que, para eles, representam modelos de sucesso e exemplos de competência na carreira.
O encontro na USP foi uma aula aberta a estudantes de comunicação realizada pela ECA para o lançamento da Academia LED Jornalismo na Universidade, uma iniciativa da Globo que busca promover a troca de conhecimento com estudantes e professores de jornalismo, além de reforçar a importância do jornalismo profissional.
Durante a apresentação, que recebeu também alunos de outras faculdades, públicas e privadas, os convidados relembraram seus momentos como estudantes e compartilharam detalhes de suas trajetórias profissionais, incluindo desafios e curiosidades. Para Renata Lo Prete, egressa da ECA, o maior desafio que o futuro deve impor aos profissionais da comunicação será a inteligência artificial que, segundo ela, trará “transformações radicais e grandes prejuízos a quem não souber abraçar essas mudanças”. Maju Coutinho contou, entre outras curiosidades, que teve uma breve passagem pelo curso de Pedagogia da USP antes de migrar para o Jornalismo. Ela ressaltou a importância de que “os jornalistas tenham a capacidade de colocar o olhar onde as outras pessoas não estão colocando, enxergar coisas que ainda não estão sendo vistas e contar essas histórias”. Já César Tralli destacou o cotidiano exigente da profissão, alertando que “os jornalistas precisam estar preparados para uma rotina sem glamour, baseada em escuta, dedicação e trabalho apaixonado”.
Além dos depoimentos dos jornalistas, a programação teve também um momento de entrevista coletiva, quando os convidados conversaram ao vivo com o professor Paulo Artaxo, coordenador do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável e um dos principais especialistas em mudanças climáticas no Brasil. Dirigindo-se à plateia repleta de jovens, ele fez um alerta: “Nós estamos chegando no limite da exploração dos recursos naturais do nosso planeta. Nosso modo de vida, nossos padrões de consumo e nossos modelos de transporte são insustentáveis e quem vai ter que mudar isso são vocês. A nossa geração estragou o planeta, e caberá à geração de vocês consertá-lo”.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, celebrou a parceria com a Globo: “A Universidade deve ser um vetor de desenvolvimento social. Por isso, precisamos estar sempre muito próximos da sociedade, em todas as suas instâncias, incluindo governos e empresas privadas. No caso das corporações do setor de imprensa, essa aproximação se faz ainda mais relevante, já que o jornalismo profissional, que precisa ser valorizado, tem sido um dos grandes aliados da sociedade, qualificando o debate público e disseminando diversos temas que são muito caros à USP, como a sustentabilidade, os valores democráticos e a veracidade das informações”, comentou, ressaltando as vantagens de parcerias como esta: “É uma troca onde todos ganham, permitindo que a Universidade mantenha-se tecnicamente atualizada e que nossos alunos conheçam mais de perto aquilo que encontrarão no mercado de trabalho após sua formação”.

Ao final do evento, a gerente de Valor Social da Globo, Viridiana Bertolini, fez o lançamento oficial do edital Jornalismo Globo na Universidade, que vai apoiar estudantes de comunicação na cobertura de temas de interesse público e no enfrentamento da desinformação. A iniciativa selecionará cinco estudantes para uma experiência imersiva na redação da Globo, com mentorias, vivência da rotina jornalística e participação no Festival LED – Luz na Educação, no Rio de Janeiro. Cada selecionado receberá ainda um apoio financeiro de R$ 10 mil para desenvolver um conteúdo, a ser publicado nas plataformas da Globo.
Nesta edição, os candidatos deverão apresentar projetos relacionados ao tema da crise climática, que serão avaliados por uma banca de jornalistas da Globo e professores da ECA. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril e todas as informações estão no site movimentoled.com.br.
Assista abaixo à reportagem da TV Globo sobre o evento:
Publicado originalmente em 10 de abril de 2025 no Jornal da USP