Conheça dez professores seniores da ECA em atividade
Docentes renovaram ou iniciaram participação no programa da USP no primeiro semestre
Dez professores da ECA renovaram ou iniciaram sua participação no Programa de Professor Sênior da USP no primeiro semestre de 2025. A ECA conta atualmente com 46 professores seniores em atividade, que seguem contribuindo com sua experiência e conhecimento para o ensino, a pesquisa e a cultura e extensão.
Neste semestre, um docente ingressou no programa:
- Marco Francesco Buti (Departamento de Artes Plásticas).
Outros nove professores tiveram sua participação renovada:
- Amilcar Zani Netto (Departamento de Música);
- Domingos Tadeu Chiarelli (Departamento de Artes Plásticas);
- Ismail Norberto Xavier (Departamento de Cinema, Rádio e Televisão);
- Heloisa Helena Fortes Zani (Departamento de Música);
- Luiz Roberto Alves (Departamento de Comunicações e Artes);
- Marco Antonio da Silva Ramos (Departamento de Música);
- Maria Cristina Castilho Costa (Departamento de Comunicações e Artes);
- Michael Kenneth Alpert (Departamento de Música);
- Sandra Maria Ribeiro de Souza (Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo).
Projetos em ensino, pesquisa, cultura e extensão
Os professores seniores seguem integrados à vida acadêmica, em atividades ligadas ao ensino de graduação e pós-graduação, à pesquisa, à extensão e à produção artística da ECA. Luiz Roberto Alves, por exemplo, desenvolve pesquisa sobre a educação pública em São Paulo junto à Cátedra Alfredo Bosi, no Instituto de Estudos Avançados (IEA). Michael Alpert ministra aulas individuais de trompa e orienta grupos de música de câmara formados por estudantes do curso de Música. Amilcar Zani Netto e Heloisa Zani estão criando uma nova disciplina na pós-graduação sobre a Segunda Escola de Viena, grupo de compositores austríacos do século XX, e trabalham na gravação de um álbum de música de câmara.
A participação em grupos de pesquisa e atividades de orientação também continua. O professor Marco Antonio Ramos atua no Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Áreas do Canto (Gepemac) e orienta teses e dissertações na área de canto coral. Tadeu Chiarelli, que segue na coordenação do grupo Arte&Fotografia, ministra no segundo semestre a disciplina de pós-graduação Arte contemporânea no Brasil (1960-2000): experimentação/recalque/liberação/mercado. Ismail Xavier participa de grupo de pesquisa sobre história do audiovisual e trabalha na reedição de títulos de sua autoria. Sandra Ribeiro, por sua vez, colabora com projetos experimentais em publicidade e acompanha trabalhos de conclusão de curso.
No Departamento de Artes Plásticas, o mais recente professor sênior da ECA, Marco Buti, seguirá colaborando com disciplinas de desenho e gravura, orientando estudantes da graduação e pós-graduação e participando de exposições como artista visual.
Sobre o Programa de Professor Sênior
Destinado a docentes aposentados ou em vias de se aposentar, o Programa de Professor Sênior permite a continuidade do vínculo acadêmico com a Universidade. A adesão pode ocorrer por solicitação do próprio docente ou por convite dos departamentos. Na ECA, cabe à Congregação a análise e aprovação das solicitações. Os planos de trabalho têm validade de dois anos e podem ser renovados por igual período.
Leia também