Institucional



ECA oferece curso gratuito de divulgação científica para jornalistas

São 100 vagas para profissionais de todo o Brasil, com início das aulas no dia 1º de setembro; inscrições vão até 20 de agosto

Oportunidades
curso
online
comunicação
Jornalismo científico
extensão

A ECA está oferecendo um curso de atualização na área de divulgação científica voltado a comunicadores e jornalistas. O curso será gratuito, com aulas on-line, síncronas e semanais, às segundas-feiras, das 15h30 às 17h30. São oferecidas 100 vagas para profissionais de todo o Brasil, com início das aulas no dia 1º de setembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20 de agosto.

Foto de uma mulher branca sorrindo. Ela tem  olhos castanhos, cabelos longos, lisos e loiros. Ela veste camisa manga longa na cor bege claro. Ela tem o queixo apoiado em uma das mãos Atrás dela, uma parede marrom.
Maria Clotilde Perez Rodrigues (CRP), docente e diretora da ECA. - Foto: Acervo pessoal/Maria Clotilde Perez Rodrigues.

O objetivo do curso é promover a cultura científica entre comunicadores e jornalistas para reduzir a distância entre o conhecimento científico e a sociedade e contribuir para uma melhor compreensão do processo de produção da ciência. A iniciativa é resultado de uma parceria da ECA com a Superintendência de Comunicação Social (SCS) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA).

“Este curso reforça o compromisso da ECA com a formação continuada dos jornalistas e cria um espaço de diálogo fundamental entre a Universidade e a imprensa. De um lado, a USP contribui com reflexões sobre as melhores formas de expressar a ciência; de outro, os jornalistas compartilham seus desafios e experiências na cobertura científica. Esse diálogo é essencial para fortalecer a comunicação da Universidade com a sociedade”, destaca a diretora da escola, Clotilde Perez.

As aulas serão ministradas por professores da USP, como o físico Paulo Artaxo; a geneticista Mayana Zatz; o epidemiologista Carlos Monteiro; o psicanalista Christian Dunker; o diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari; o sociólogo Glauco Arbix; e o professor de Direito Internacional da Universidade, Umberto Celli Junior; além de profissionais da SCS. As palestras terão a mediação de jornalistas da grande imprensa, com experiência na área de divulgação científica.

Foto de homem branco com as mãos juntas em frente ao queixo. Ele é calvo, com cabelos curtos, escuros e um pouco grisalhos, usa camisa branca e relógio prata. O fundo da imagem é cinza.
Eugênio Bucci (CBD), docente da ECA e Superintendente de Comunicação Social da USP. - Foto: Reprodução/Jornal da USP.

A aula inaugural, intitulada Espiral da Cultura Científica, será apresentada no dia 1º de setembro pelo linguista e ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Vogt, com a participação da diretora da ECA e do superintendente de Comunicação Social da USP, Eugênio Bucci, também docente da Escola.

Para cada aula será sugerida bibliografia específica. Ao final do curso, os participantes deverão apresentar um trabalho de divulgação científica baseado no conteúdo apresentado nas palestras, que poderá ser matéria para jornal, vídeo, podcast ou ensaio. Terão direito ao certificado os alunos com mais de 75% de frequência no curso e trabalho final com conceito aprovado.

Também serão oferecidas 50 vagas para os profissionais de comunicação que atuam na USP, dentro do programa IntegraCom, criado em 2023 para fortalecer a integração e a qualificação desses profissionais na Universidade.

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar cópia simples do diploma de ensino superior, currículo e cópia do documento de identidade. A seleção será por sorteio. Mais informações sobre o curso e sobre as inscrições podem ser obtidas no sistema Apolo.

 

 

Publicado no Jornal da USP. 

 

 


Imagem de capa: pch.vector/Freepik