estudantes do crp em sala de aula

CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Relações Públicas

O curso de Relações Públicas foi pioneiro e serviu de paradigma no Brasil, contribuindo para a elaboração de diretrizes curriculares desde suas origens, bem como para a instalação de outros cursos no país. Em seus 48 anos, graduou grande número de profissionais e pesquisadores que têm se destacado nas organizações e no meio acadêmico. Coube, também, a ele instituir, por iniciativa do professor Cândido Teobaldo de Souza Andrade, a pós-graduação stricto sensu na área. As primeiras teses e dissertações foram defendias já a partir de 1970, o que expressa o vanguardismo da ECA em perceber as novas demandas na formação de pesquisadores e gestores da comunicação.

Outra iniciativa relevante foi a criação, em 1999, do curso de lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Gestcorp). Mais uma vez se comprovava o papel paradigmático na formação de pesquisadores e gestores pensantes e críticos. Esse curso tem propiciado uma fecunda integração entre a USP, a sociedade e o mercado, bem como a adoção de novas práticas de comunicação pública.

Um dos frutos do Gestcorp foi o lançamento, em 2004, da Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, que, avaliada com o índice Qualis B1 pela Capes, debate temas contemporâneos de abrangência nacional e internacional. A criação, em 2004, da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) também resultou do esforço dos professores do curso.

Catálogo de disciplinas: Bacharelado em Relações Públicas (matutino)Bacharelado em Relações Públicas (noturno)

Saiba mais informações sobre o curso de Relações Públicas na página do Serviço de Graduação.