Comissão de Pesquisa

As bolsas de Iniciação Científica servem de apoio para os estudantes que visam o contato com a pesquisa acadêmica, tendo, para isso, um financiamento pelos trabalhos desenvolvidos. Cada programa tem seu edital, que varia de acordo com a agência de fomento.

  • A duração do projeto não pode ser inferior a três meses.
  • Projetos com bolsa não podem ser desenvolvidos com outras bolsas, exceto com as de Assistência Social da USP.
  • O cronograma de cada projeto deverá ser estabelecido junto ao orientador. É recomendado que os meses não sejam especificados (não utilize nomes: abril, maio, junho, utilize números ordinais: 1° mês, 2° mês, 3° mês). Além disso, é preciso considerar o tempo de tramitação na ECA (em média 4 meses).
  • Esta atividade é feita exclusivamente de modo presencial.

EDITAIS PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM 2024-2025

Resultados

A CPqI-ECA (cpq@usp.br) encaminhou e-mails, a todos os inscritos no edital PIBIC, comunicando os resultados.

É possível verificar se seu projeto foi contemplado acessando o sistema Atena. Acesse o sistema (utilizando seu n.° USP e senha única. Se for seu primeiro acesso ao sistema, clique na opção primeiro acesso "Primeiro Acesso") e siga para: Programas> Iniciação> Projetos. Na coluna "Situação Bolsa PIBI" contará a seguinte informação:

  • Projetos contemplados: “Concedido – PIBIC 2024”;
  • Projetos não contemplados:  "Inscrito PIBIC - 2024".
Critérios para aprovação

Relativos ao desempenho do orientador:

  1. Credenciamento vigente em Programa de Pós-Graduação (na Universidade de São Paulo) como orientador pleno ou específico;
  2. Termo de Outorga de Bolsa Produtividade CNPq (vigência posterior a 30/06/2024);
  3. Protocolo de registro de Propriedade Intelectual (apenas para PIBITI);
  4. Indicador de atividade de pesquisa (coordenação de Projeto de Pesquisa aprovado pelo CNPq, FAPESP, FINEP, CAPES ou apoiado por outras agências ou programas de fomento à pesquisa).
  5. Estão impedidos de participar orientadores com pendências em apresentação de relatórios e participação no SIICUSP, bem como orientadores que não atenderam às solicitações para avaliação de projetos, relatórios e trabalhos, e coordenação de seções e painéis no SIICUSP (quando não devidamente justificadas e aceitas pela Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade).

 

Relativos ao desempenho do aluno:

  1. Média aritmética considerando a nota do projeto (atribuída por parecerista) e a média ponderada do(a) aluno(a);
  2. Nota do projeto (atribuída pelo parecerista);
  3. Média ponderada do aluno (por ainda não terem concluído o 1° semestre, a nota atribuída a alunos ingressantes é igual à 10); 
  4. Ano de ingresso do aluno;
  5. Estão impedidos de participar alunos com pendências em apresentação de relatórios e participação no SIICUSP.

 

 

  • As propostas serão agrupadas em cinco categorias (A-E) de acordo com a classificação do orientador
  • As segundas solicitações de um mesmo orientador devem ser classificadas após as primeiras dos demais solicitantes, as terceiras após as segundas e assim por diante.
  • A quantidade de bolsas atribuídas a cada Unidade depende do número de bolsas solicitadas e das parcerias que a Pró-Reitoria de Pesquisa consegue.
  • Projetos com nota (concedida por parecerista ad hoc) inferior a 5,0 serão reprovados.
Cronograma

Divulgação do Edital

Maio/2024

Inscrições

20/05/2024 às 8h30 - 14/06/2024 às 12h00

Avaliação dos projetos pelos pareceristas indicados pela CPqI

15/06/2024 - 01/07/2024 às 12h00

Classificação dos projetos pela CPqI

02/07/2024 - 23/07/2024 às 12h00

Distribuição das bolsas

Agosto/2024

Divulgação dos Resultados

Agosto/2024

Implementação das Bolsas

Setembro/2024

Programas de bolsas de IC
PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisa de alunos de graduação e de professores da USP. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, o Programa visa promover o contato de alunos da graduação com o fazer científico, complementando a formação acadêmica de cada aluno. As bolsas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atenção: Conforme a RN-017/2006 do CNPq, Bolsistas PIBIC podem exercer estágio desde que uma declaração conjunta (da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa), afirmando que a realização do estágio não afetará a dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa, seja preenchida e assinada. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder.

PIBITI: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Este programa tem como objetivo estimular nos estudantes de ensino técnico e superior o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Além disso, visa formação de recursos humanos para atividades de pesquisa dentro da Universidade. Estas bolsas são exclusivamente financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atenção: Conforme a RN-017/2006 do CNPq, Bolsistas PIBIC podem exercer estágio desde que uma declaração conjunta (da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa), afirmando que a realização do estágio não afetará a dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa, seja preenchida e assinada. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder.

PIBIC-EM: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio

Este programa tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. Este programa é complementado pela RN 017/2006 do CNPq no que se refere às normas gerais e específicas para a modalidade de bolsa do Programa PIBIC-EM e pelo Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo (Resolução CoPq 7.235/2016).

Bolsas FAPESP: bolsas cedidas pela FAPESP

O Serviço de Pesquisa da ECA não intermedia processos para abertura de bolsas de Iniciação Científicas cedidas pela FAPESP, o processo deve ser tramitado diretamente com a agência de fomento.

  • Confira o passo a passo para tramitação de pedidos de bolsa
  • Não há prazos pré-estabelecidos para encaminhamentos de propostas, elas podem ser feitas em qualquer época do ano (fluxo contínuo)
  • Formulários de fomento devem ser encaminhados preenchidos ao o Departamento (para ciência e assinatura da chefia), e após à CPqI-ECA (para ciência e assinatura da Diretoria da ECA).