Comissão de Pesquisa

As bolsas de Iniciação Científica servem de apoio para os estudantes que visam o contato com a pesquisa acadêmica, tendo, para isso, um financiamento pelos trabalhos desenvolvidos. Elas não são compatíveis com outras bolsas, exceto com as de Assistência Social da USP.

Cada programa tem seu edital, que varia de acordo com a agência de fomento. Estes programas requerem dedicação exclusiva, não podendo o bolsista ter vínculo empregatício.

A vigência de todos os programas é de 12 meses.

Critérios para aprovação

Relativos ao desempenho do orientador e do discente, são critérios para aprovação de Iniciação Científica ou Tecnológica com Bolsa, em ordem de prioridade:

1. Bolsa de Produtividade CNPq;
  2. Indicador de atividades de pesquisa: Pesquisador principal de projeto temático FAPESP; coordenador de instituto do Milênio; Jovem pesquisador da FAPESP; projeto individual de pesquisa aprovado pelo CNPq, FAPESP ou FINEP; beneficiário de projeto da PRP, ou outros projetos qualificados e apoiados por outras agências;
  3. Nota CAPES do programa de Pós-Graduação ao qual esteja vinculado o Orientador;
  4. Orientador credenciado em Programa de Pós-Graduação da USP;
  5. Orientador com título de doutor obtido nos últimos cinco anos e contratado pela Universidade nos últimos cinco anos;
  6. Qualidade do projeto submetido;
  7. Desempenho acadêmico do aluno.

• As segundas solicitações de um mesmo orientador devem ser classificadas após as primeiras dos demais solicitantes, as terceiras após as segundas e assim por diante.
  • A quantidade de bolsas atribuídas a cada Unidade depende do número de bolsas solicitadas e das parcerias que a Pró-reitoria de Pesquisa consegue.

Programas de bolsas de IC
PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisa de alunos de graduação e de professores da USP. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, o Programa visa promover o contato de alunos da graduação com o fazer científico, complementando a formação acadêmica de cada aluno. As bolsas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PIBITI: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Este programa tem como objetivo estimular nos estudantes de ensino técnico e superior o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Além disso, visa formação de recursos humanos para atividades de pesquisa dentro da Universidade. Estas bolsas são exclusivamente financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

PIBIC-EM: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio

Este programa tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP. Este programa é complementado pela RN 017/2006 do CNPq no que se refere às normas gerais e específicas para a modalidade de bolsa do Programa PIBIC-EM e pelo Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo (Resolução CoPq 7.235/2016).

Bolsas FAPESP

Agência de fomento que financia bolsas de iniciação científica, também de dedicação exclusiva.

O Serviço de Pesquisa da ECA não intermedia processos para abertura de bolsas de Iniciação Científicas cedidas pela FAPESP. Deverá ser tramitado diretamente com a agência de fomento. Para tal, é necessária a apresentação de um projeto de pesquisa.

A FAPESP pede que o orientador declare a futura data de término do curso de graduação de seu orientando. O Orientando deve detalhar as atividades acadêmicas que tenha desenvolvido. O projeto de pesquisa será submetido aos critérios de avaliação da instituição, podendo ser aprovado dentro um prazo de 54 dias. Não há prazos pré-estabelecidos para encaminhamentos de propostas, podem ser feitos em qualquer época do ano.