Institucional



Programa de professor sênior: docentes ecanas renovam participação

Maria Cristina Castilho Costa e Sandra Maria Ribeiro de Souza continuam suas atividades de pesquisa, orientações e colaboração em disciplinas

Vida acadêmica

Foi aprovada pela Congregação da ECA a renovação de duas docentes no Programa de Professor Sênior da USP. A professora Maria Cristina Castilho Costa, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e a professora Sandra Maria Ribeiro de Souza, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), apresentaram ao colegiado um relatório de atividades e um novo plano de trabalho para os próximos dois anos.

 

Maria Cristina Castilho Costa, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA)

Foto de uma mulher branca, aparentemente idosa, olhos castanhos, óculos redondos de armação vermelha e preta, cabelos claros um pouco abaixo das orelhas e a boca aberta como se estivesse falando. Ela usa uma blusa branca.
Maria Cristina Castilho Costa. Foto: Marcos Santos/Jornal da USP
 

A professora Maria Cristina Castilho Costa é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e realizou seu mestrado e doutorado em Antropologia Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A professora também possui carreira acadêmica no exterior, com pós-doutorado na Universidade de Coimbra e no Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), ambos em Portugal.

Na ECA, é livre-docente em Ciências da Comunicação, tendo chegado ao cargo de professora titular em Comunicação e Cultura do CCA. A professora Maria Cristina possui experiência na área de Sociologia, com ênfase em Artes e Comunicação. Foi fundadora e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) da USP. Além da atuação como docente, formou-se em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Psicanálise e atua em clínica psicanalítica.

Para o biênio 2023-2025, a professora continuará desenvolvendo atividades na graduação, ministrando a disciplina Introdução ao Campo da Comunicação, oferecida pelo CCA ao curso de Relações Públicas. 

Já na pós-graduação, ela será responsável pela disciplina História da Arte Moderna, do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA). Ainda na pós-graduação, a docente fará orientações a estudantes de mestrado e doutorado.

Com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), irá desenvolver no próximo biênio a pesquisa Educomunicação: a arte e o saber – estudo das manifestações da ciência sobre a arte e da arte sobre a educação. A professora também pretende organizar o site do projeto de pesquisa, que será alimentado com o material de investigação empírica, exposições, entrevistas, vídeos, fotos, análises, entre outros materiais.
 

Sandra Maria Ribeiro de Souza, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP)

Uma mulher branca, de olhos e cabelos castanhos. Ela veste uma blusa branca e um blazer azul. No foto, ela fala ao microfone e sorri.
Sandra Maria Ribeiro de Souza. Foto: Divulgação/ LAC ECA.
 

A docente Sandra Maria Ribeiro de Souza possui duas graduações, sendo uma em licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado e outra em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela ECA. Na pós-graduação, concluiu seu mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação, também na ECA. Foi aprovada como livre-docente no CRP. No curso de Publicidade e Propaganda, foi professora das disciplinas Promoção de Vendas, Projeto Experimental e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Atualmente, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), orientando trabalhos de mestrado e doutorado. Ela também integra o Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação (GEIC), que criou em 2006 e liderou até 2022.

Para o biênio 2023-2025, a docente pretende manter estreita relação com o curso de Publicidade e Propaganda. Em seu plano de trabalho, ela se prontifica a conduzir as disciplinas que já ministrava no CRP. Também se coloca à disposição para orientar Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda. A professora pretende, ainda, colaborar com colegas da área para formatar um novo projeto pedagógico do curso de Publicidade buscando uma maior proximidade com as Relações Públicas e maior inclusão da cultura digital e do empreendedorismo como alternativa aos empregos clássicos em agências de publicidade.

 


Imagem de capa: Mariana Chama
Notícias do