Trajetórias Ecanas: editora na Folha de S. Paulo relembra os dias na graduação
Em novo quadro do Instagram da ECA, jornalista conta sua trajetória profissional e relembra experiência universitária
“A ECA realmente mudou a minha vida”, conta Victória Damasceno, graduada em Jornalismo na ECA, ao relembrar seus tempos de estudante. A jornalista foi convidada para ser a primeira entrevistada do Trajetórias Ecanas, que é publicado no Instagram da ECA USP. O quadro tem o objetivo de contar histórias de ex-estudantes da ECA que são referências em suas áreas de atuação e mostrar quem são as pessoas que passam pela Escola.
Victoria ingressou no curso de Jornalismo em 2015 e se formou em 2019. Depois de formada, atuou na Globo, na Carta Capital e no UOL , antes de se juntar à equipe da Folha de S. Paulo. Hoje, a jornalista é editora da iniciativa Todas e do núcleo editorial Equilíbrio na Folha.
A jornalista afirma que sem a ECA ela provavelmente não estaria onde está hoje. “[A ECA] me deu a oportunidade de, por exemplo, só me dedicar à faculdade no período em que precisava, ali no começo da graduação, com bolsas de permanência. Então isso foi muito importante para mim.”
Ainda durante a graduação, Victória realizou seu intercâmbio para os Estados Unidos com a bolsa da Agência USP de Inovação (Auspin) e passou seis meses pesquisando políticas públicas na Universidade de Howard. Foi durante esse período que a jornalista conquistou sua fluência no inglês e se destacou na escrita sobre políticas públicas e população negra, possibilitando seu ingresso como repórter na Folha.
Mas, para além de sua formação profissional, a ECA fez parte de outros aspectos da vida de Victória, que conheceu seu companheiro durante a graduação e tem amigos ecanos até hoje. Uma das experiências mais marcantes, de acordo com ela, foi a sua primeira Festeca, uma das festas universitárias mais tradicionais da Escola, organizada pelos estudantes. "Estava todo mundo ali para fazer as mesmas coisas, com os mesmos interesses, numa visão também um pouco de horizontalidade, que a gente está no mesmo barco. Eu lembro que foi uma sensação de novidade, parecia que ali a minha vida estava realmente começando a mudar.”
Victória dá uma dica aos futuros calouros: “A ECA te forma como um profissional porque ela tem cursos excelentes, que são referências no Brasil, são referências no mundo, mas ela também faz você ter experiências incríveis, pessoas para sua vida, amigos, atlética. Então eu acho que é tentar aproveitar a ECA na sua integralidade, participar de entidade, participar da atlética, ir às festas, ir aos interes e passar bastante tempo na ECA também. Gaste tempo na ECA, porque passa muito rápido.”
Confira o depoimento completo no Instagram da ECA.
Foto de capa: acervo pessoal/Victoria Damasceno.