Institucional



ECA recebe seis novos docentes no segundo semestre

Chegada de especialistas em Artes, Jornalismo e Comunicação reforça o quadro da Escola; mais um docente é aguardado até o final de janeiro

Pessoas
corpo docente
graduação
ensino

A ECA continua a renovar o seu corpo docente com a posse de seis novos docentes em cinco diferentes departamentos neste segundo semestre. Em quase dois anos, foram contratados 24 professores doutores; a Escola ainda aguarda a chegada de mais um docente até o final de janeiro.

Os novos integrantes trazem consigo experiência em áreas como fotografia, composição, produção cultural, editoração, tecnologias da comunicação e inteligência artificial.

 

André Leite Coelho

Foto de homem branco de perfil, olhando no visor de uma câmera, que segura com as duas mãos. Ele tem cabelos curtos, escuros e ondulados. Ele tem barba e bigode escuros e usa óculos com armação preta e quadrada. Veste uma jaqueta preta.. Atrás dele, uma paisagem verde, com casas e montanhas.
André Leite Coelho. Reprodução/Emulsive

No Departamento de Artes Plásticas (CAP), junta-se ao corpo docente André Leite Coelho, doutor em Artes pela ECA e mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Com foco em Fotografia, Multimídia e Intermídia, o professor integra o Grupo de Pesquisa sobre Impressão Fotográfica.

Neste semestre, ele é um dos curadores da exposição Efeito Colateral — em cartaz no Espaço das Artes (EDA) até fevereiro de 2026 —, que apresenta trabalhos de conclusão de curso de estudantes do curso de Artes Visuais.

 

Carla Daniela Rabelo Rodrigues

Foto de mulher branca sorrindo. Ela tem cabelos escuros, médios e cacheados. Usa óculos de formato arredondado com armação vermelha. Veste uma blusa vermelha.
Carla Daniela Rabelo Rodrigues. Foto: Acervo pessoal

No Departamento de Artes Cênicas (CAC), a nova docente é Carla Daniela Rabelo Rodrigues, mestra e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA, com área de atuação em Produção e Políticas Culturais. Carla Rodrigues integrou o bacharelado em Produção e Política Cultural na Universidade Federal do Pampa por oito anos, a área de Artes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana por dois anos e atualmente coordena a Rede Brasileira de Formação em Organização da Cultura (Redecult). Sua experiência em políticas culturais, financiamento e gestão será aplicada em disciplinas e atividades integradas a quatro departamentos da ECA: Artes Cênicas (CAC), Artes Visuais (CAP), Música (CMU) e Cinema, Rádio e Televisão (CTR).

 

Hugo de Carvalho Quinta

 Foto do rosto de um homem branco, careca e com barba e bigode de cor escura. O fundo é uma textura bege.
Hugo Quinta. Foto: Acervo pessoal.

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) recebe Hugo de Carvalho Quinta, doutor em História pela Unesp e mestre em Estudos Latino-Americanos.

Ele chega para atuar na área de Editoração e Marketing Editorial junto à Com-Arte (Editora-Laboratório do curso de Editoração) e ao Núcleo de Pesquisa do Livro (Nupel), além de ministrar disciplinas como Laboratório de Produção Editorial I e III.

 

 

Júlio César de Melo Colabardini

Foto de homem branco sorrindo. Ele é careca, tem bigode e barba castanhos. Veste uma camisa cinza sobre camiseta preta, está de braços cruzados na altura do peito. No pulso, usa relógio preto e uma pulseira de contas de madeira. Atrás dele, um fundo  cinza.
Júlio Colabardini. Foto: Reprodução/Lattes

O Departamento de Comunicações e Artes (CCA) tem dois novos professores. Júlio César de Melo Colabardini, doutor em Educação Musical pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), traz sua pesquisa focada em Arte, Educomunicação e Tecnologias, aprofundando as discussões sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. Seus estudos mais recentes abordam os impactos da datificação e da inteligência artificial na criação, circulação e educação musical. No primeiro semestre de 2026, o docente ficará responsável por duas disciplinas do curso de Educomunicação: Educomunicação nas Organizações da Sociedade Civil e Produção de Suportes Midiáticos para a Educação.

 

Leonardo Feltrin Foletto

Foto de homem branco sentado, falando ao microfone. Ele tem cabelos curtos e ondulados, com mechas grisalhas, tem barba escura e usa óculos de formato quadrado com armação preta. Veste uma camiseta xadrez vermelha e preta e calça jeans. O fundo é uma parede preta.
Leonardo Foletto. Foto: Acervo pessoal

Também ingressa no CCA Leonardo Feltrin Foletto, jornalista, doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Especializado em Tecnologias da Comunicação e Inteligência Artificial, Leonardo é editor do laboratório on-line BaixaCultura desde 2008. Seu projeto de pesquisa é intitulado Comunicação digital, cultura livre e cópia na era da Inteligência Artificial. Recentemente, Foletto e Colabardini organizaram o seminário IA em debate: Comunicação, Educação e Artes.

 

Valéria Bonafé

Foto de mulher branca com um ligeiro sorriso. Ela tem cabelos castanhos escuros, até os ombros e lisos. Seus olhos são castanhos. Veste blusa de cor clara e usa brincos longos com miçangas coloridas penduradas. O fundo tem uma textura bege clara e desfocada.
Valéria Bonafé. Foto: Reprodução/Lattes

Por fim, o Departamento de Música (CMU) recebe na próxima semana a professora Valéria Bonafé, nova docente da área de composição. Compositora, pesquisadora e educadora, ela é co-fundadora do grupo Laura (Lugar de Pesquisas em Auralidade) e da rede Sonora - Músicas e Feminismos, que buscam trazer visibilidade e possibilitar o diálogo sobre o trabalho artístico das mulheres. Mestra e doutora em Música pela ECA, Valéria Bonafé é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Sonologia (Nusom) desde 2015 e, em sua pesquisa mais recente, atrelada ao seu pós-doutorado, desenvolve estudo sobre a escuta e a subjetividade na composição musical e sonora.

 


O ingresso como docente na ECA é feito por meio de concurso público. Mais informações e editais estão disponíveis na página Concursos em andamento.

 

 


Imagem de capa: montagem de Verônica Reis Cristo com fotos de acervo pessoal e reprodução da plataforma Lattes. 
 
Notícias do